domingo, 8 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P23961: Agenda cultural (825): Entrevista do nosso confrade Mário Beja Santos ao programa "Mar de Letras" da RTP África, emitido no passado dia 4 de Janeiro de 2023


1. Mensagem de Imelda Monteiro, Jornalista/Produtora da Panavideo, com data de 6 de Janeiro de 2023, enviada ao nosso camarada Mário Beja Santos:

Bom dia, prezado Dr. Mário Beja Santos
Envio link do programa "Mar de Letras" da RTP África emitido na passada quarta-feira. Mais uma vez obrigado pela sua presença.
Vamos continuar a acompanhar a sua obra.

Um braço de toda a equipa "Mar de Letras"

Cumprimentos,
Imelda Monteiro
Jornalista/Produtora

Ver entrevista de Mário Beja Santos aqui: "Mar de Letras" - RTP África


2. Comentário do editor:

Nesta entrevista, Mário Beja Santos começa por falar do seu passado profissional ligado à Defesa do Consumidor, traçando o paralelismo entre a situação económica actual e a dos anos 70. Também da dependência, então dos pais em relação aos filhos, em contraponto com o que acontece hoje, em que os filhos cada vez mais saem tarde de casa, continuando em alguns casos a dependerem da ajuda dos pais.

Revive os seus tempos de Guiné passados em Mato Cão, Missirá e Bambadinca, com as emboscadas diárias ao Geba Estreito. Não esquece os seus soldados africanos que revisitou em 2010.

Termina, falando dos seus livros de memórias e romances, cujo mote é sempre a Guiné, como é o caso do seu último romance "Rua do Eclipse", publicado aqui no nosso Blogue, assim como das suas publicações dedicadas à História da então Colónia da Guiné, sobre a qual se tem dedicado com afinco e sobre a qual está a terminar mais um livro. Quis a sorte e o destino que profissionalmente estivesse durante meses a trabalhar naquela antiga colónia portuguesa.

Uma entrevista que se vê com agrado, na qual o nosso camarada Beja Santos denota que ainda está longe de esgotar o assunto Guiné-Bissau, uma das suas paixões, a par da cidade de Bruxelas, que confessa ama profundamente.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 DE JANEIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P23954: Agenda cultural (824): Livro: "De puto irrequieto á guerra na Guiné como Ranger" - J. Casimiro Carvalho, ex-fur mil OpEsp/Ranger, CCAV 8350 e CCAÇ 11 (Guileje e Gadamael, entre 1972 e 1974)

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Muito interessante, e bonita, entrevista a Beja Santos

Valdemar Queiroz