terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P23966: Tabanca Grande (541): José Maria Monteiro, ex-Marinheiro Radiotelegrafista (LFP Bellatrix, 1969/71 e Comando Naval da Guiné, 1971/73), que se senta no lugar n.º 868 da nossa Terúlia

1. Mensagem do nosso camarada José Maria Monteiro, ex-Marinheiro Radiotelegrafista (LFP Bellatrix, 1969/71 e Comando Naval da Guiné, 1971/73), com data de 9 de Janeiro de 2023:

Meu ilustre camarada Carlos Vinhal
Na sequência dos emails trocados entre nós, venho por esta via requerer a minha inscrição na TABANCA GRANDE, enviando, para o efeito, os seguintes elementos solicitados:

a) - Nome... JOSÉ MARIA MONTEIRO - voluntário
b) - Posto militar... Marinheiro "C"
c) - Especialidade... Radiotelegrafista
d) - Ramo das Forças Armadas... Marinha
e) - Colónia: Guiné, 4 anos contínuos (1969-1973)
f) - Unidade na Guiné: os 2 primerios anos... N.R.P. Bellatrix
g) - Unidade na Guiné: os últimos 2 anos no Comando Naval da Guiné
h) - Data da ida... 23 de Setembro de 1969
i) - Data do regresso... 29 de Setembro de 1973
j) - Locais de combate, no norte: Rio Cacheu, Rio Almada, Rio Bipo-Oio
k) - Locais de combate, no Centro: Rio Grande de BUBA.
l) - Locais de combate, no Sul: Rio Tombali, Rio Cumbijã e Rio Cacine, entre outros
m) - Foto - junto duas
n) - Condição de JOVEM COMBATENTE. Sim, sou dos mais jovens combatentes do Mundo. Não há, nunca houve em qualquer país que tenha entrado em conflito bélico com outros povos, exceto em 1944, quando a Alemanha se apercebeu que ia perder a guerra, a recrutar jovens mancebos com 16 anos para combater nas nossas Antigas Colónias. Sei que não sou o mais jovem combatente do Mundo, ou dos exércitos portugueses desde a fundação da nacionalidade até hoje, mas conheço alguns camaradas e outros tantos "filhos da escola", esses sim, são os MAIS JOVENS COMBATENTES, do Mundo.

Carlos, o meu penúltimo trabalho tem como título "OS MAIS JOVENS COMBATENTES", onde se refere exatamente a condição de jovem combatente.
Fui voluntário para a Marinha com 16 anos e, após terminar a especialidade, ofereci-me voluntário para a nossa antiga colónia da GUINÉ. Acredita, tenho orgulho nisso.
Fico disponível para dar todas as informações que necessitares.

José Maria Monteiro
Cascais 09/01/2023

N.R.P Bellatrix - Com a devida vénia ao Arquivo da Marinha
O CEMGFA com o autor e com o Sr. Presidente da Delegação da O.A. de Cascais, no lançamento do livro "OS MAIS JOVENS COMBATENTES", em Cascais

********************

2. Comentário do coeditor CV:

Caro José Maria Monteiro, muito obrigado por te juntares à nossa tertúlia. Tens ao teu dispor o lugar 868 da nossa Tabanca Grande.

É sempre um privilégio receber um camarada de outro Ramo das Forças Armadas que não o Exército. A esmagadora maioria da tertúlia pertence ao Exército e alguns, poucos mas bons, à Força Aérea e à Marinha.


O modo como cada um viveu a guerra, no chão, no ar ou nos sinuosos rios, faz com que cada memória traduza um modo diferente de ver e interpretar uma mesma acção. A Guiné não foi fácil para nenhum de nós. Todos tivemos medos e sentimos a morte por perto, fosse em terra firme, no ar ou na água.

Nos teus quatro anos de comissão, que começaste ainda tão jovem, deverás ter inúmeras situações para relatar. Não sei se no livro que vais apresentar no próximo sábado, dia 14, fazes referência à tua experiência enquanto operacional da Marinha Portuguesa.[*] De qualquer maneira, gostávamos que partilhasses connosco as tuas memórias e fotografias. É também uma das "obrigações" da tertúlia esta colaboração.

Faltou mandares uma foto fardado e indicares a tua data de nascimento, caso queiras que publiquemos o postalinho alusivo à efeméride.

Em nome da tertúlia e dos colaboradores deste Blogue, fica aqui um abraço de boas-vindas e a nossa disponibilidade para o que achares útil.
____________

Notas do editor:

[*] - 5 DE JANEIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P23951: Agenda cultural (823): Convite para o lançamento do livro "ANTIGOS COMBATENTES, Humilhados e Abandonados", por José Maria Monteiro, dia 14 de Janeiro de 2023, pelas 12,00 horas, no Restaurante Manuela Borges, Santo António da Charneca - Barreiro

Último poste da série de 4 DE DEZEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23845: Tabanca Grande (540): Manuel Calhandra Leitão ("Mafra"), ex-1º cabo at arm pes inf, Pel Mort 1028 (Fá Mandinga, Xime, Ponta do Inglês, Enxalé e Xitole, 1965/67)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

José Maria, és recebido de braços abertos na Tabanca Grande, a nossa comunidade (virtual e real) de antigos combatentes da Guiné. De facto, não abundam, por aqui, os representantes da Marinha cujos elementos que, em boa verdade, eram em muito menor número do que os Exército (e até mesmo da FAP, se consideraros o BCP 12, a três compnhias, CCP 121, 122 e 123).

Por outro lado, e tirando os nossos soldados do recrutamento, eu nunca conheci nenhum combatente, de origem metropilitana, com a tua idade... Tive soldados na CCAÇ 12, isso, sim, com 16 e até menos anos... Já aqui falámos do Umaru Baldé que era uma criança quando foi recrutado...

Passas a figurar, na Letra J, na lista dos 868 amigos e camaradas da Guiné que se juntam, formalmemte, na Tabanca Grande, dando a cara e partilhando memórias (e afectos). És o primeiro "periquito" do ano de 2023 a entrar,e que isso seja de bom augúrio. Temos uma campanha em curso, para chegar no fim do ano aos 900!... Não vai ser fácil, mas contamos também com a tua capacidade de mobilização de outros teus camaradas da Marinha. Um alfabravo fraterno do Luís Graça.

JOSE MARIA MONTEIRO disse...

Vou convencer dois ou três filhos da escola a fazer parte da TABANCA GRANDE. Oportunamente voltarei à tua presença.

CONVITE. - Luís se tiveres agenda disponível para Sábado, dia 14/01/2023, pelas 12h00 no MANUELA BORGES EVENTOS, restaurante em Santo António da Charneca , aparece para beber um MOSCATEL DE HONRA, com dezenas de Antigos Combatentes, sendo a maioria , marinheiros fuzileiros especiais.

Grande abraço