segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24082: Tabanca Grande (544): Mário Arada Pinheiro, cor inf ref, que, além de 2º cmdt do BCAÇ 2930 (Catió, 1971/73), esteve na 2ª Rep, no QG/CCFAG, e foi comandante-geral de milícias, substituindo o major Carlos Fabião... Senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 871.



O nosso novo grã-tabanqueiro, nº 871, cor inf ref Mário Arada Pinheiro (de momento não temos nenhuma foto dele),  foi substituir  o major inf Carlos Fabião  como comandante do Comando Geral de Milícias, aqui na foto,  de autor desconhecido, reproduzida com a devida vénia. In: Afonso, A., e Matos Gomes, C. - Guerra colonial: Angola, Guiné, Moçambique. Lisboa: Diário de Notícias, s/d., pp. 332 e 335.  


1. Mensagem do cor inf ref Mário Arada Pinheiro:


Data - 14/02/2023, 11:43
Assunto - Comissão na Guiné


Vamos lá a ver se chega ao seu destino...

Mário Arada de Almeida Pinheiro, breve cv militar:

(i) nascido em 12/12/1932;

(ii) 1ª, 2ª e 3ª classes feitas na Lourinhã. 4ª em Samora Correia, Benavente;

(iii) exame de admissão ao liceu - Santarém;

(iv) entrei para o Colégio Militar em 1943 onde fiz o curso liceal (nº 164/1943, segundo a
 Revista ZacatraZ nº 196, março de, 2017)

(v) entrei na Academia Militar em 1951, acabando em 1954;

(vi) tirei o tirocínio em Mafra em 1954/55;

(vii) alferes em 3/11/1955, tenente em 1/12/1957, capitão em 1/12/1960 (Mafra, EPI), tenente-coronel 7/9/1976 no Colégio Militar, coronel em 2/11/1980:

(viii) entretanto estive colocado no RI 5 (Caldas da Rainha), tendo passado 6 meses na Escola Prática de Engenharia em Tancos a tirar o curso de Sapadores.

(ix) depois, 4 anos em Leiria (SHAPE, RI 7);

(x) Depois, Colégio Militar, como responsável pela Instrução Militar;

(xi) 1ª comissão no ultramar,  em Moçambique, de 1961/63, tendo sido evacuado por tuberculose pulmonar. 4 meses internado no Hospital Militar de Belém, após o que fiz 3 anos de serviços moderados no Colégio Militar;

(xii) em 1968 embarquei para 2ª comissão , e 2 anos, em Moçambique;

(xiii) regressei em 1970 e estive no Estado Maior General das Forças Armadas;

(xiv) depois, Batalhão de Chaves, após o que fui convidado para Lamego como director das operações especiais, após o que dirigi um curso de formação de sargentos.

(xv) 3ª comissão, na Guiné, de 16/9/71 a 21/9/73, no comando do BCÇ 2930 (Catió, 1971/73),

Inicialmente, estive em Catió, cerca de 1 ano, onde substituí o 2º comandante que tinha sido evacuado com um cancro.

Tínhamos 2 companhias, sendo uma de milícias guineenses, 1 pelotão de artilharia de 10,5 cm, 1 pelotão de canhões sem recuo de 5,7 cm, 1 pelotão de morteiros de 81 mm. Outras Companhias do Batalhão: Cufar, Bedanda, 2 grupos de combate em Cabedu, Cacine, Gadamael e Guileje.

Como era 2º comandante, acumulava com chefe das informações e mensalmente deslocava-me a fazer a inspecção administrativa de todas as companhias do batalhão.

O Comandante de Bedanda, da CCÇ 6,  na altura era o capitão de cavalaria Ayala Botto.

Quando o BCAÇ 2930 regressou a Lisboa, eu só tinha um ano de Guiné pelo que fui transferido para Bissau,  sendo colocado na Repartição de Operações,  do Comando Chefe, na Amura,  cujo chefe era o tenente coronel Firmino Miguel.

Passados cerca de 3 meses, fui convidado e nomeado comandante geral das milícias para substituir o major Carlos Fabião que regressara a Lisboa após 8 anos de Guiné.

Além das milícias, tinha também sob o meu comando as companhias africanas tal como os pelotões de caçadores nativos num total de cerca de 13000 militares.

Ainda estava eu em Catió quando o PAIGC estreou os mísseis antiaéreos Strela (russos), abatendo no corredor de Guilege um Fiat cujo piloto era o tenente Pessoa, que conseguiu ejetar-se, tendo caído em cima de umas árvores no corredor de Guilege. Foi salvo na manhã seguinte por uma equipa, transportada de helicóptero, e protegida por um heli-canhão. O comandante de força era o comando guinéu Marcelino da Mata.

Se me quiserem pôr qualquer questão, apesar da minha cabeça com 90 anos, e desde que me recorde, sempre à vossa disposição.

Um grande abraço do,

Arada Pinheiro

2. Comentário do editor LG:

Mário, magnífico, eureca!... Já cá chegou, depois de algumas tentativas falhadas, por erro no meu endereço.

Vivam esses 90 anos, feitos já no passado dia 12 de dezembro, e essa cabecinha!... Vou apresentá-lo à Tabanca Grande, mesmo não tendo ainda as duas fotos da praxe.. Peça à sua neta para digitalizar uma ou duas fotos do seu álbum, e mandar-mas depois por email: (i) uma mais ou menos atual; (ii) outra do tempo da Guiné ou da até da Escola do Exército / Academia Militar...

Descobri, que no Colégio Militar o meu amigo era o nº 164/1943, segundo a Revista ZacatraZ nº 196, março de, 2017. Mas não há muito mais informação a seu respeito, já que não faz uso das redes sociais,

De qualquer modo, deixe-me dizer aos restantes "amigos e camaradas da Guiné" que se reunem aqui, sob o o poilão da Tabanca Grande, que o Mário é meu conterrâneo, eu pelo menos considero-o como tal: casado com uma senhora lourinhanense, cujo pai ainda conheci, tem casa de verão na Praia da Areia Branca e somos sócios do GAPAB - Grupo dos Amigos da Praia da Areia Branca...(Eu muito mais recentemente, sou "periquitio" em relação ao Mário que é um histórico.)

No verão passado, apresentámo-nos um ao outro e foi então que soube que o Mário tinha  feito uma comissão na Guiné, em 1971/73, como major.  Fiquei encantado com a sua afabilidade, memória, sentido de humor e amor por aquela terra e aquela gente. Confidenciou-me algumas histórias saborosas, do tempo que ainda privou com o seu / nosso (eu sou de 1969/71) comandante-chefe, o gen Spínola. 

Foi na sequência de uma das nossas primeiras conversas, no VIGIA (sede da GABAP),  que o meu amigo  me facultou, a título de empréstimo, um exemplar autografado do livro de memórias do ten gen Aurélio Manuel Trindade, "Panteras à solta: No sul da Guiné uma companhia de tropas nativas defende a soberania de Portugal", escrito sob o pseudónimo Manuel Andrezo. O teor da dedicatória é o seguinte: "Ao meu amigo Pinheiro com muito respeito e consideração para que se lembre sempre da Guiné, terra que ambos admiramos. 13/12/2020. Aurélio Trindade." 

Recorde-se que foi a partir daqui que tomei a liberdade de fazer e publicar várias "notas de leitura" do livro em questão. E fomos falando, ora no VIGIA ora ao telemíovel. Depois de lido, devolvi-o, naturamente, e disse ao Mário que teria muito gosto em vê-los sentados à sombra do nosso poilão, a si e ao seu amigo Aurélio Trindade.

O Mário aceitou, logo de bm grado, o convite para se juntar à nossa tertúlia, sabendo que ela não tem qualquer agenda política, servindo apenas para os antigos combatentes da Guiné partilharem memórias (e afetos). Temos várias tabancas onde n0s reunimos periodicamente, de norte a sul do país E a mais próxima de si (que vive em Paço de Arcos ) é a Tabanca da Linha, em Algés. Espero quer um dia destes possamos lá aparecer juntos, mau grado as nossas mazelas. Para já, seja bem vindo à Tabanca Grande, a mãe de todas as tabancas. O seu lugar (por ordem cronológica de entrada) é o nº 871,


 3. Ficha de unidade > Batalhão de Caçadores nº 2930
  
Identificação: BCaç 2930
Unidade Mob: BC 10 - Chaves
Cmdt: TCor Inf Castro Ambrósio | TCor Inf Carlos Frederico Lopes da Rocha Peixoto | TCor Inf Ernesto Orlando Vieira Correia 
2º Cmdt: Maj Inf Ernesto Orlando Vieira Correia | Maj Inf Mário Arada de Almeida Pinheiro
OInfOp/ Adj: Maj Inf Duarte Leite Pereira | Maj Inf Mário Arado de Almeida Pinheiro
Cmdt CCS: Cap SGE Manuel Pereira de Carvalho
Divisa: "Sempre Excelentes e Valorosos"
Partida: Embarque em 25Nov70; desembarque em 04Dez70 | Regresso: Embarque em 130ut72

Síntese da Actividade Operacional

Era apenas composto por Comando e CCS, não dispondo de subunidades operacionais orgânicos.

Em 16Dez70, após sobreposição com o BArt 2865, desde 07Dez70, assumiu a responsabilidade do Sector S3, com sede em Catió e abrangendo os subsectores de Bedanda, Catió, Cufar, Guileje, Gadamael e Cacine.

Com as subunidades que lhe foram atribuídas, desenvolveu intensa actividade operacional de patrulhamento, reconhecimentos e de vigilância da fronteira, especialmente na zona do corredor do Guileje, tendo ainda os seus aquartelamentos e aldeamentos sido alvo de frequentes e fortes flagelações,
especialmente quando situados junto da fronteira. 

Além disso, coordenou e impulsionou a execução dos trabalhos de construção dos reordenamentos de
Catió, Cacine e Gadamael, entre outros e os trabalhos da estrada Catió-Cufar.

Dentre o material capturado mais significativo, salienta-se: 4 pistolas-metralhadoras, 4 espingardas, 2 lança-granadas foguete, 87 granadas de espingarda e 68 minas.

Em 21ago72, foi rendido no sector pelo BCaç 4510/72 e recolheu a Bissau, onde se manteve aguardando embarque.

Observações - Tem História da Unidade (Caixa nº 92 - 2º Div/4º Sec, do AHM).

Fonte: Excertos de Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 7.º volume: Fichas das Unidades. Tomo II: Guiné. Lisboa: 2002, pág. 150

____________

Nota do editor:

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Diz o antigo o comandante geral das milícias que, em meados de 1973, "além das milícias, tinha também sob o meu comando as companhias africanas tal como os pelotões de caçadores nativos num total de cerca de 13000 militares".

Eram mais efetivos que todo o PAIGC junto...

Vd.poste de 3 DE MAIO DE 2022
Guiné 61/74 - P23224: A nossa guerra em números (16): A "força africana" em 1972: mais de 20 mil homens em armas, segundo o enviado especial do "Diário de Lisboa" ao CTIG

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2022/05/guine-6174-p23224-nossa-guerra-em.html

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Não podemos considerar os elementos civis, armados, nas tabancas em autodefesa como militares nem sequer milícias... Pelo que os 13 mil, segundo o Arada Pinheiro, devem ser vistos como o total da "Força Africana"... LG