terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24086: In Memoriam (471): José António Paradela (1937-2023), ilhavense, arquiteto, escritor, meu amigo do peito, meu mano: andou na pesca do bacalhau aos 16 anos, e fez o serviço militar na Marinha (Luís Graça)


José António Paradela
Costa Nova, agosto de 2007
Foto: LG
1. Morreu, hoje, no hospital, em Aveiro, de doença de evolução prolongada,  o meu amigo do peito e "mano", o arquiteto José António Paradela. Tinha 85 anos.

O velório e o funeral serão na 5ª feira, dia 23, na sua terra natal, Ílhavo, da parte da tarde.

Estive com ele, pela última vez, na sua casa na Costa Nova, em 11 de janeiro último. Tinha regressado do hospital, mas vinha muito debilitado. Manteve uma conversa curta mas perfeitamemte inteligível e lúcida connosco, eu e a Alice. Já não saía da cama. Ainda lhe telefonámos há uma semana e tal, íamos a caminho do Norte, perto de Aveiro. Tinha regressado ao hospital,desta vez para morrer.

Pela primeira vez, nesse dia, 11 de janeiro,  não veio almoçar connosco,  num dos seus restaurantes 
favoritos (ora na praia da Vagueira, ora na Costa Nova, junto à ria).

Era um homem afável, amigo do seu amigo. Amava os seus, amava a vida, adorava o mar, a ria de Aveiro, o rio Tejo, as Berlenga se,   a fotografia, as viagens... Amava as coisas boas da vida. Tínhamos várias afinidades, desde a boa comida (os mariscos)   à    literatura, à música e  à arquitetura.

Passávamos sempre um dia com ele e a Matilde, no verão, na Costa Nova, antes de rumarmos à Madalena ou a Candoz, mais a norte.  Conhecíamo-lo há mais de 40 anos. Ele e a Matilde, e depois os seus filhos, Marco e Jorge, faziam parte do nosso círculo mais próximo de amigos. 

Era membro da nossa Tabanca Grande, desde 2008, e tem mais de duas dezenas de referências no nosso blogue.

O Zé António, como bom ilhavense, era também ele, filho e neto de gente do mar, tendo passado, aos 16 anos, pela pesca do bacalhau, na Terra Nova... Foi verdadeiramente a sua tropa, a sua guerra da Guiné... Uma experiência, duríssima, de seis meses, que o marcou para sempre... Fez depois o serviço militar obrigatório ma Marinha na 2ª metade da década de 1950.  

Formou-se, a seguir,   em arquitetura, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (para onde entrou no ano letivo de 1960/61). Chegou a ter o maior gabinete de arquitetura e planeamento de Lisboa, com mais de 6 dezenas de colaboradores, a empresa PAL - Planeamento e Arquitetura, Lda

Fez os planos urbanísticos de muitas autarquias, em especial na região Autónoma da Madeira. Deixa inúmera obra edificada (hoteis, equipamentos desportivos, etc.) não só na região (ilhas da Madeira e Porto Santo) como por todo o país. Trabalhou no SAAL (1974-76), nomeadamente no Bairro da Curraleira-Embrechados – Arquitectos responsáveis: José António Paradela e Gravata Filipe, experiência de que falava com grande paixão.

Homem de múltiplos talentos e saberes, também desenhava e escrevia em prosa e em verso. Publicou uns cinco ou seis livros, em edição de autor, sempre a pensar nos amigos. A um deles deu o belíssimo título Uma Ilha no Nome: Crónica dos Dias Líquidos, que eu tive a honra e o prazer de prefaciar (**). Usava como pseudónimo literário Ábio de  Lápara.

Também fiz três notas de leitura sobre o seu livro "A Rua Suspensa dos Olhos" (20156) (***).

Deixa viúva a Matilde Henriques, que foi técnica superior do Ministério da Agricultura e Pescas. O casal tem dois filhos, Marco (oficial da marinha mercante) e Jorge (que trabalhava com o pai). E uma neta de tenra idade. O Tibério Paradela (1940-2021), um "lobo mar", natural de Ílhavo, capitão da marinha mercante reformado, e seu irmão mais novo, também era membro da nossa Tabanca Grande. 

Dos nossos amigos comuns, na Costa Nova, ainda há destacar: (i)  o Jorge Picado, também nosso grã-tabanqueiro (**); (ii)  o Valdemar Aveiro, um dos últimos capitães da Faina Maior. e ainda (iii) o dr. João Vizinho, outro ilhavense ilustre com casa na Costa Nova, médico do trabalho, meu velho amigo e companheiro das lutas da saúde ocupacional

À família enlutada, em particular à Matilde, o Marco e o Jorge, deixo pessoalmente um muito carinhoso abraço na dor e na saudade. Os pêsames também da Tabanca Grande.

2. Ábio De Lápara (José Paradela) partihou uma memória dos seus últimos 10 anos, escrevendo, pela última vez, na página do seu Facebook o seguinte:
6 de Fevereiro às 21:34 ·


Tempos felizes que cabem por inteiro na minha passada ambição. Deixaram sabores doces e tanto me basta.



O Zé  António  quando jovem marinheiro ("moço")  a bordo do "Lousado", em 1955


Uma das últimas fotos do nosso amigo, aqui com a sua neta de 3 meses, filha do Marco Henriques.


Foto de cronologia no Facebook... Há uma hora, podia ler-se esta derradeira mensagem na sua págima do Facebook:

(...) Querido Facebook, o destino levou-me para um local etéreo, onde descanso agora. Como última paragem despeço-me de todos os meus amigos dia 23 na Igreja Matriz de Ílhavo, por onde andei em seu redor descalço durante a minha meninice. Agora, o início de algo que desconheço. Parti em Paz junto dos que me amam. Cuida da minha conta, meu Querido, um até já.. (...)
___________


(**) Vd. poste de 30 de outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10596: Memória dos lugares (194): Ilhavo, Costa Nova... a terra do meu amigo e irmão mais velho e, porque não ?, meu camarada, o arquitecto Zé António Paradela, que hoje celebra 3/4 de século de existência, antigo marinheiro da pesca do bacalhau, último representante de um povo que tem o mar no ADN!... (Luís Graça)

(***)  Vd. postes de:


29 de dezembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15551: Notas de leitura (791): "A Rua Suspensa dos Olhos", de Ábio de Lápara (pseudónimo literário de José A. Paradela): reprodução do capítulo 7 com a descrição da viagem de seis meses, aos 17 anos, em 1955, aos bancos de pesca do bacalhau: II parte

8 comentários:

antónio graça de abreu disse...

Que descanse em paz.

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Os nossos amigos quando partem levam um pouco de nós mas deixam muito mais, as memórias e as recordações que jamais se apagarão.
Descansa em paz companheiro.
Abraço solidáro.
José Câmara

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Por certo, meu irmão, que morreste em paz (se é que um homem pode morrer em paz depois de uma prolongada luta contra a doença que acaba sempre, mais tarde ou mais cedo, por levar a melhor: afinal, morremos todos os dias um bocadinho, desdeo minuto em que vimos a luz do dia):

"Tempos felizes que cabem por inteiro na minha passada ambição. Deixaram sabores doces e tanto me basta."

É um belíssimo poema de despedida da vida, um adeus lúcido, corajoso, sereno... P...!, e a gente sempre a queixar-se do que não fez, não viu, não viajou, não usufruiu, não amou, não gozou, nºao gastou, não comprou, não escreveu...

Carlos Vinhal disse...

Os meus sentidos pêsames à família, especialmente à esposa e filhos.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Hélder Valério disse...

Este tipo de notícias tem tendência a manter ou a aumentar a frequência, dada as nossas idades estarem, naturalmente, a aumentar.

Assumem particular mágoa quando se trata de gente próxima.
Familiares, amigos, pessoas com quem interagimos.
Resta-nos honrar as suas memórias e dar manifesto da nossa mágoa.
Um abraço forte para o Luís.
Os sentidos pêsames à família.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Não tive oportunidadenidade de conhecer pessoalmente o nosso camarada Paradela. Mas pelo que nos deixou, pelos amigos que tinha ( diz-me com quem andas e eu digo-te quem tu és!) e pelo testemunho destes fico com pena de não o ter conhecido . Como diz o nosso José Camara<>

Faço minhas as palavras de tantos que lamentam a sua partida. Que descanse em Paz.
João Crisóstomo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, embora tenha andado na pesca do bacalhau e depois na marinha de guerra, o Zé António Paradela não foi ao ultramar...

O meu fascínio pela "Faina Maior" vem muito do meu convívio com as gentes de Ílhavo, e eem especial com a família Paradela... Fiz, por exemplo, aqui no nosso blogue a recensão do livro "Neste mar é semore inverno" (2014),do Tibério Paradela.

(...) É esta epopeia, já esquecida pelos portugueses nascido no pós-25 de abril, que prende o leitor ao longo das mais de 260 páginas do romance. Li e reli o livro e tirei inúmeras notas de leitura, algumas das quais vou aqui partilhar, com todo o gosto, com os leitores do nosso blogue. (...)

Confesso que o meu convívio e amizade com o arquiteto José António Paradela e outros ilhavenses me têm levado a desenvolver um crescente interesse e viva curiosidade pela história e pela socioantropologia da pesca do bacalhau, sem de modo algum me poder arrogar o título de especialista. É um tópico (a pesca do bacalhau à linha, com botes, com os célebres dóris) que me apaixona. Já aqui, no nosso blogue, fizemos de resto referência a dois livros do capitão Aveiro (...), outro ilhavense que deve ter inspirado o nosso romancista: a figura do capitão Valério tem alguns traços autobiográficos mas também terá algumas semelhanças com o mítico capitão Aveiro, um lobo do mar, ilhavense, pois claro...

Por outro lado, tenho ainda bem presentes as imagens dos anos 60, da benção dos bacalhoeiros, ancorados frente ao Mosteiro dos Jerónimos. De as ver ao vivo. Era, de resto, uma das imagens recorrentes da Radiodifusão Portuguesa, ainda a preto e branco. Era uma das imagens de marca do regime de Salazar. Portugal era então o único país que ainda mantinha a longa tradição da pesca do bacalhau à linha.

Ora o romance de Tibério Paradela começa justamente em abril de 1965, com a benção e a partida dos bacalhoeiros, "todos eles brancos, talvez por serem negros alguns dos seus destinos" (p. 5). Na praça frente aos Jerónimos, amontavan-se os tripulantes da frota (pescadores e marinheiros) e as respetivas mulheres. É poderosa a imagem desses "cepos axadrezados" que íam partir para um viagem de seis meses., deixando em terra as suas mulheres, nalguns casos já grávidas (...)

O que tinha de especial aquele dia em que o povo humilde do mar, gente recrutada ao longo da costa,de e norte a sul (de Viana do Castelo a Olhão, passando por Ílhavo, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Setúbal). se misturava com os "grandes" da Nação (bispos, cónegos, ministros, armadores, militares de alta patenta...) ?

A resposta, épica, vem nas páginas 7/8:

"Naquele dia eles eram os Grandes, os Ínclitos, a Raça. Neles se projectava toda uma história marítima riquíssima nos dons que imortalizam os heróis - a abnegação e a coragem! Era a eles - sem excepção de classe - dos capitães aos moços de convés - que se atribuia a capacidade restante de continuarmos a nossa saga de marinheiros galgandos mares, desafiando o ignoto, descobrindo riquezas"...

A cerimónia terminava com o bispo, de hissope em punho, benzando barcos e homens e arrematando:

"Eu vos abençoo e aos vossos barcos também! Ide com Deus!...

E lá parte o barco, o "Nova Esperança", para a sua viagem de 2 mil milhas até aos bancos de pesca do bacalhau, a atingir em 10 dias (à velocidade de 200 milhas por dia), com a sua tripulação de oitenta homens (...).

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2015/03/guine-6374-p14343-notas-de-leitura-690.html

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Por outro lado, João é de recordar que a pesca do bacalhau na Terra Nova e na Groenlândia era, então, uma alternativa à guerra colonial:

Havia legislação nesse sentido, remetendo aos tempos da Ditadura Militar (vd. Diário do Governo, 1.ª série, Decreto n.º 13441, de 8 de Abril de 1927), como forma de responder às dificuldades de recrutamento de pessoal e às duras condições de trabalho, segundo o historiador Álvaro Garrido (em artigo sobre a revolta dos bacalhoeiros de 1937):

(...) "Entretanto, mantinha-se o incentivo ao recrutamento previsto na legislação de Abril de 1927: os pescadores que tivessem cumprido um mínimo de seis campanhas de pesca consecutivas eram dispensados do serviço militar, sendo transferidos para a 'reserva naval' " (...) (Fonte: GARRIDO, Álvaro - Os bacalhoeiros em revolta: a «greve» de 1937. Análise Social, vol. XXXVII (165), 2003, 1191-1211( (...)

Sobre a pesca do bacalhau vd. entrada da Wikipédia > Pesca do bacalhau pelos portugueses... Recorde-se que durante a II Guerra Mundial foram afundados, por submarinos alemães, dois lugres da frota do bacalhau o Delães e o Maria da Glória, o que custou a vida a 36 pescadores (do segundo). No total, a marinha alemã afundou 11 navios de bandeira portuguesa durante a II Guerra Mundial, facto que é desconhecido pelos portugueses mais jovens. (...)

Para mim, os marinheiros e os pescadores da "Faina Maior" merecem toda a minha admiraçáo e apreço!.