quinta-feira, 16 de março de 2023

Guiné 61/74 - P24146: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXII: Selecionado para a 1ª Companhia de Comandos Africanos, em finais de 1969

Lisboa >  2009 >  Da esquerda para a direita, o cor inf 'comando' ref Raul Folques e o ten general 'comando' ref Almeida Bruno  (1935-2022) (os dois primeiros comandantes do Batalhão de Comandos da Guiné, e ambos Torre e Espada) e o nosso saudoso grã-tabanqueiro Amadu Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015).

Foto (e legenda): © Virgínio Briote (2015). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Continuação da publicação das memórias do Amadu Djaló (Bafatá, 1940-Lisboa, 2015), a partir do manuscrito, digital,  do seu livro "Guineense, Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974" (Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada) (*).

O seu editor literário, ou "copydesk", o seu camarada e amigo Virgínio Briote,  facultou-nos uma cópia digital; o Amadu, membro da Tabanca Grande, desde 2010, tem cerca de nove dezenas de referências no nosso blogue.


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > O autor, em Bafatá, sua terra natal, por volta de meados de 1966. (Foto reproduzida no livro, na pág. 149)

Síntese das partes anteriores:

(i) o autor, nascido em Bafatá, de pais oriundos da Guiné Conacri,  começou a recruta, como voluntário, em 4 de janeiro de 1962, no Centro de Instrução Militar (CIM) de Bolama;

(ii) esteve depois no CICA/BAC, em Bissau, onde tirou a especialidade de soldado condutor autorrodas;

(iii) passou por Bedanda, 4ª CCaç (futura CCAÇ 6), e depois Farim, 1ª CCAÇ (futura CCAÇ 3), como sold cond auto;

(iv) regressou entretanto à CCS/QG, e alistou-se no Gr Cmds "Os Fantasmas", comandado pelo alf mil 'cmd' Maurício Saraiva, de outubro de 1964 a maio de 1965;

(v) em junho de 1965, fez a escola de cabos em Bissau, foi promovido a 1º cabo condutor, em 2 de janeiro de 1966;

(vi) voltou aos Comandos do CTIG, integrando-se desta vez no Gr Cmds "Os Centuriões", do alf mil 'cmd' Luís Rainha e do 1º cabo 'cmd' Júlio Costa Abreu (que vive atualmente em Amesterdão);

(vii)  depois da última saída do Grupo, Op Virgínia, 24/25 de abril de 1966, na fronteira do Senegal, Amadu foi transferido, a seu pedido,  por razões familitares, para Bafatá, sua terra natal, para o BCAV 757; 

(viii) ficou em Bafatá até final de 1969, altura em que foi selecionado para integrar a 1ª CCmds Africanos, que será comandada pelo seu amigo João Bacar Djaló.

 

Capa do livro do Amadu Bailo Djaló, "Guineense, Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974", Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada.  

Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um    luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXII:   

Selecionado para a 1ª Companhia de Comandos Africanos, 
em finais de 1969 (pp. 153-157) 

Nos inícios de julho de 1969, estava eu em Bafatá [1], chegou uma ordem, a mandar recolher todos os militares africanos [2] que tivessem sido Comandos.

Quando cheguei a Bissau, já lá se encontravam os meus antigos companheiros, o Braima Bá e o Tomás Camará. Mandaram-me apresentar ao capitão Almeida Bruno [3], no Comando-Chefe, junto ao palácio do Governador.

 Entrei com o capitão Bruno para uma grande sala e, momentos depois, regressou com dois oficiais superiores e um deles deu-me um papel para eu escrever a minha identificação completa.

Depois, perguntou-me se eu era capaz de comandar uma companhia com 150 homens. E, se cada um deles tinha uma arma, cada arma 5 carregadores, cada carregador 18 balas, quantas balas eu precisava de levantar da arrecadação. Fiz as contas rapidamente e entreguei o papel, que, depois de verificado, estava com o resultado certo. Logo de seguida, mandaram-me apresentar em Brá, à 15ª CCmds.

Estive cerca de 5 dias. em Brá, até se apresentarem todos os que tinham sido convocados. Depois, iniciou-se um curso com um instrutor, o capitão Barbosa Henriques.

Foi um curso muito acelerado, de cerca de quarenta e cinco dias. Acabámos em setembro de 1969, depois regressámos às respectivas companhias e, eliminados os que chumbaram nas provas, ficámos à espera que chegasse o mês de janeiro, para dar início à formação da Companhia.

Em novembro, fui transferido para o D. B. de Intendência, por trás da Amura, em Bissau. Como era meu desejo passar a época de Natal em casa,  fui autorizado a ficar mais uns dias em Bafatá.

Quando regressei a Bissau voltei a procurar o capitão Almeida Bruno. Disseram-me que tinha mudado para a Amura.

 Passei por lá e encontrei-o a matar o bicho na cantina. Depois de o cumprimentar, apresentei-lhe o meu problema e pedi que me transferisse para a 15ª CCmds, em Brá. O capitão telefonou para o QG, deu o meu nome e nº e depois agradeceu-me por o ter vindo ver.

Uns dias depois, voltei a encontrá-lo e disse-lhe que ainda não havia resposta ao meu pedido. O capitão voltou a ligar para o QG, para a 4ª Rep e fiquei a saber que o pedido de transferência já tinha sido deferido e que faltava apenas a publicação em Ordem de Serviço. Lembro-me de o ouvir dizer que tratassem do assunto com urgência.

Quando entrei ao D.B.I., a sentinela disse-me que, no dia anterior, na distribuição das prendas de Natal, tinham chamado por mim e que o capitão disse que se calhar tinha morrido e ninguém sabia. Dirigi-me ao gabinete do capitão, comandante da companhia, e ele perguntou-me por que ainda não tinha aparecido. Expliquei as razões, que tinha estado de manhã na Amura, mas não ficou muito convencido que eu estava a falar verdade. E depois, virou-se para mim e perguntou:

  Mas quem é o teu comandante, o capitão Almeida Bruno ou eu?

Repreendeu-me e disse para eu nunca mais ir ao Comando-Chefe. Também não fiquei muito satisfeito e dirigi-me à Amura, para falar com o capitão Bruno e pedi-lhe que esclarecesse o assunto com o meu comandante de companhia do D.B.I.. Depois, quando ia a sair pela porta de trás da Amura, vi o capitão, o meu comandante do D.B.I. a olhar para o relógio. Já estou arrumado, pensei, mas continuei a andar em passo calmo.

Quando cheguei ao Depósito, D.B.I., a sentinela disse-me para ir ao gabinete falar com o capitão. Assim fiz e quando lhe pedi licença para entrar, o capitão respondeu:

  Não dou, mas entra! Onde é que estiveste?

 Fui à Amura.

 E o que é que acabámos de falar, ainda há minutos? Por que foste à Amura?

Depois de eu lhe explicar as razões, ele disse que tinha homens disciplinados e rematou:

–  Não me venhas agora dar mau exemplo. Podes sair.

As coisas aqui nunca correram muito bem. O capitão andava desconfiado de mim, e eu nunca soube as razões de tal procedimento.

 Uma vez, estava eu de sargento de piquete, apresentei-me na parada ao alferes, oficial de dia e ele olhou para mim dos pés à cabeça, sem nada dizer. Assim, voltei a pedir-lhe licença e ele respondeu que não dava, porque não me conhecia. 

E tu conheces-me, perguntou-me?

 Eu também não o conheço, mas é minha obrigação apresentar-me ao oficial de dia. 

Ele disse que eu tinha razão, de facto. Chamou o 1º sargento, apontou para mim e perguntou-lhe;

  Quem é este gajo? Desde quando está cá? Chega cá um militar transferido, fica aqui na parada para se apresentar! Qualquer dia vem cá um terrorista matar-me na parada!

Quando acabou, perguntei:

  Meu alferes, dá-me licença? Apresenta-se o 1º. cabo tal e tal, nº tal, que está de sargento de piquete.

Então ele avisou que nenhum de nós podia sair, fosse para onde fosse.

No dia seguinte dirigi-me ao gabinete do capitão, para lhe solicitar uma dispensa de três dias para me deslocar a Bula. O capitão perguntou-me se a transferência já estava resolvida. Que sim, senhor, que estava, respondi. Então, ele pediu o meu nome e nº e disse-me que não me queria lá mais na companhia.

Todos os elementos de identificação conferidos, na secretaria bateram à máquina a guia de marcha e às 10h00 entregaram-ma. Apanhei um táxi para Brá e fui apresentar-me à 15ª CCmds.

 Depois da concentração de todo o pessoal, fomos para o Cumeré, frequentar um curso de quadros com a duração de 15 dias. Regressámos a Bissau e começámos a preparar a formação da 1ª CCmds da Guiné, que iria ser comandada pelo capitão João Bacar Djaló.

Foi no Estádio Lino Correia [5], a apresentação da companhia [6], num dia histórico da minha carreira militar.

Quando a cerimónia terminou, regressámos ao quartel e, no dia seguinte embarcámos na ponte-cais. Uma imagem inesquecível. No porto estavam uma centena de donzelas a despedirem-se de nós. Depois o barco arrancou. Íamos para Fá Mandinga, fazer 4 meses de curso de comandos e dois no terreno operacional. Ao todo, meio ano de sacrifício.
_____________

Notas do autor ou do editor literário, VB:

[1] Nota do editor: no BCaç 2856?

[2] Nota do editor: unidades de Comandos compostas na totalidade por militares oriundos da Guiné. Teve início em 14 de Julho de 1969 um estágio/instrução para preparar e seleccionar os futuros graduados da que viria a ser a 1ª. Companhia de Comandos da Guiné. A instrução decorreu em Brá e esteve a cargo do cap art Comando Barbosa Henriques (1ª.Fase) e do cap inf Comando Garcia Lopes (2ª.Fase). Frequentaram este estágio 36 militares com experiência de combate e 18 soldados recrutas do CSM. Terminou em 06 de setembro de 1969. Em novembro e dezembro de 1969 foi feito o recrutamento e selecção das praças para a formação da 1ª. Companhia de Comandos e em 11 de Fevereiro de 1970 teve início o 1º. Curso de Comandos destinado à formação de Companhias de Comandos da Guiné, que se realizou em Fá Mandinga, sendo responsável pela instrução o cap inf Comando Garcia Lopes, coadjuvado por instrutores e monitores da 15ª Cª. Comandos

Extraído de “Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África”, 14º Volume, Comandos. Em “Resenha (...)” vol.7, t.II, pg.648: 

“Foi [a 1ªCCmds] organizada em Fá Mandinga a partir de 09 Julho 1969, exclusivamente com pessoal natural da Guiné e foi formada com base em anteriores Grupos de Comandos existentes junto dos batalhões, tendo iniciado a sua instrução em 06 Fevereiro 1970 e efectuado o juramento de bandeira em 26 Abril 1970. A sub-unidade ficou colocada com sede em Fá Mandinga, (...) após ter terminado o seu treino operacional na região de Bajocunda, de 21 Junho a 15 Julho 1970.”; e ainda, segundo o mesmo título, a págs. 531, no que respeita à 15ª CCmds, “em 04 Maio 1969 regressou a Bissau, já com os efectivos reduzidos a 2 Gr Combate, onde se manteve para recuperação e colaboração (...), de 14 Julho 1969 a 11 Fevereiro 1970, na instrução ministrada em Brá a graduados e praças de outras subunidades», vindo a embarcar de regresso à Metrópole em 10 Março 1970.

[3] Nota do editor: o capitão cavalaria comando João de Almeida Bruno foi ajudante-de-campo do Governador e CCFAG general António de Spínola, entre maio de 1968 e julho de 1970, data em que regressou a Lisboa. Em março de 1971 foi promovido a major e voltou à Guiné, assumindo a chefia do COE. A partir de 14 de Julho de 1972 acumulou a chefia daquele COE com o comando do Batalhão de Comandos da Guiné, cargos que desempenhou até 27 de julho de 1973.

[4] Nota do editor: Fortaleza construída em 1696 pelo Capitão-Mor José Pinheiro e reconstruída em 1753. A muralha voltou a ser reconstruída em 1946, era então Governador-Geral o Almirante Sarmento Rodrigues. A fortaleza tem um terreiro quadrado com cerca de 150 metros, rodeado de mangueiras.

[5] Nota do editor: na 6ª feira, 6 fevereiro 1970. (O estádio, inaugurado em 1948, chamava-se Sarmento Rodrigues antes da independência. )(LG)

[6] Nota do editor: “A nossa força militar africana tem-se afirmado gradualmente e inclui agora uma unidade de elite, a 1ª. Companhia de Comandos Africanos, formada exclusivamente pelos filhos nativos da Guiné... A vossa ascensão à posição de Comandos do Exército português marca uma etapa significativa no progresso de todos os Guineenses.” General António de Spínola, discurso em 11 de fevereiro de 1969.

[Seleção / Revisão e fixação de texto / Subtítulo: LG]

____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 DE MARÇO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24131: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXI: Finalmente, Bafatá, a minha linda princesa do Geba...

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Uma centena de donzelas a despedirem-se da futura elite guineense da
nossa tropa que embarcava na LDG, na ponte-cais de Bissau rumo ao Xime... Por coincidência eu estava lá nesse dia, no Xime,para escoltar o Amadu Djaló e os seus camaradas até Fá Mandinga, cujo régulo era até então o nosso inefável "alfero Cabral"...

Ser "comando africano" era então um grande ronco...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

D.B.I.... Presumo que seja o Depósito do Batalhão de Intendência... que ficava por detrás da Amura, diz o Amadu Djaló.

Cherno Baldé disse...

Caro amigo Luis Graça,

Ser "Comando africano" será a partir d'então um grande ronco...

Estes aguerridos soldados nativos que "metiam chico" de forma continua, automatica e sem reservas, eram a maior dor de cabeça dos homens do mato e sem os quais os pobres "piriquitos" metropolitanos que chegavam a Guiné, para uma guerra que poucos queriam e mal conheciam, seriam comidos vivos juntamente com os seus camuflados, pelos lobos do PAIGC, nas matas misteriosas do Oio e/ou nas florestas inpenetráveis do Cantanhés .

Luis, afinal de contas, quem foi o oficial que deu a instruçao a primeira CCMD em Fá Mandinga, o Cap. Inf. CMD Garcia Lopes ou Cap. Art. CMD Barbosa Henriques?

Cordialmente,

Cherno Baldé

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Cherno, sobre o Barbosa Henriques, natural de Cabo Verde, que eu conheci pessoalmente (embora mal) em Fá Mandinga:


19 DE FEVEREIRO DE 2007
Guiné 63/74 - P1536: In Memoriam... Barbosa Henriques (1938-2007), o ex-instrutor da 1ª Companhia de Comandos Africanos (Luís Graça / Jorge Cabral)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/02/guin-6374-p1536-morreu-barbosa.html

Cherno, já aqui o manifestei várias vezes: todos temos (os "tugas" que combateram no TO da Guiné, com ou sem convicção) uma grande dívida de gratidão aos nossos camaradas guineenses que estiveram sempre ao nosso lado...

A guerra seria bem outra sem eles... Eram 13 mil em 1973, o dobro dos guerrilheiros do PAIGC e sobretudo melhores soldados...

Anónimo disse...

França pede perdão aos combatentes argelinos quwe lutaram pela França

em A.P.

https://rfi.my/7lFn

V. Briote
______________

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgínio, ninguém tem coragem em Portugal para repetir esse gesto...

O nosso "luso-tropicalismo" e o nosso "nacional-porreirismo" não ajudam nada... É por isso é que eu digo é que ainda não fizemos (nem nunca faremos) o "luto": andámos numa p... de uma guerra sem qualquer sentido, fizemos a paz (em 25 de Abril) mas não o luto, a catarse, a reconciliação, o perdão...

Individualmente, em grupo, nos nossos blogues, nas ONG que apoiamos, nas viagens que fazemos à Guiné, tentamos uma aproximação... Mas não chega... Temos que dar algum conforto a quem fez a guerra, guiado por valores nobres (incluindo o patriotismo mal esclarecido, de um lado e do outro)... Houve homens e mulheres, de um lado e do outro, que morrera,m por um "ideal".. E eu tenho que os respeitar!

O PAIGC tem que assumir que não enfrentou apenas os "tugas" colonialistas, mas também guineenses , e cabo-verdianos que estavam longe de saber qual era o lado "certo" (!) da História... Chamar-lhes "cães dos colonialistas" ou "faantoches" ou "criminosos de guerra" ou "mercenários" não resolve nada: é um insulto por insulto...

Amílcar Cabral, o tão aclamado "construtor de pátrias", também deitou gasolina para a fogueira e incendiou o capim das savanas da Guiné, do Cacheu ao Boé... E desde o princípio que lutou pela hegemonia, como se ele fosse um predestinado, detentor da verdade absoluta...

Saibamos hoje, maisd e cinquenta anos depois, estender as mãos uns aos outros, pondo-nos na pele uns dos outros... Nunca ninguém fez esse exercício catártico... Nunca o fizemos também, aqui no nosso blogue, reconheço que temos muita dificuldade em fazê-lo publicamente... Porque de um lado e do outro lado só se ouve ou se lè o "discurso de pau"...

Aliás, não temos em boa verdade com quem falar... Os poucos apoiantes do PAIGC com quem dialogávamos, os nossos interlocutores (e que já morreram: Pepito, Leopoldo Amado, etc.) eram de "segunda linha", da segunda geração, nunca foram combatentes, leia-se "heróis da libertação da Pátria"...

Houve vítimas inocentes, colaterais, de um lado e do outro, como em todas as guerras, a começar por crianças, mulheres e velhos: nem nós nem o PAIGC tivemos a nobreza, a lucidez e a coragem de de pedir perdão pelas vítimas inocentes que provocámos, de um lado e do outro...

Infelizmente em Portugal ainda há muita boa gente a escrever, no conforto das suas cátedras e dos seus gabinetes, a História a preto e branco... Ora sabemos que a História a preto e branco é sempre uma falsificação... ou no mínimo uma redução.

Mantenhas. LG