sábado, 18 de março de 2023

Guiné 61/74 - P24151: Efemérides (382): Homenagem aos antigos combatentes da guerra do ultramar da Freguesia de Paus, Concelho de Resende, vivos e caídos em campanha, dia 29 de Abril de 2023, que contará com uma represenção do nosso Blogue

1. Mensagem das nossas amigas Fátima Soledade e Fátima Silva, ambas filhas de antigos combatentes do ultramar, com data de 8 de Março de 2023:

Boa noite:
Venho mais uma vez solicitar colaboração.
Eu e outra colega estamos a preparar mais uma sentida homenagem aos antigos combatentes mortos e vivos. Vai constar também uma homenagem a três falecidos em combate e dois deles falecidos na Guiné, são:
- Joaquim Rodrigues, que nasceu no lugar do Vale, na freguesia de Paus. No dia 15 de novembro de 1969 embarcou para a Guiné, em Lisboa, no cais da Rocha Conde de Óbidos, no Uíge, integrado na 
Companhia de Comando e Serviços (CCS) do Batalhão de Caçadores 2893. Foi mobilizado pelo Batalhão de Caçadores 10 de Chaves. Faleceu no dia 15.11.1970.
- Lucídio Rasinhas que nasceu no lugar de Fazamões, na freguesia de Paus. Foi integrado na Companhia de Caçadores 2405 (CCaç 2405) do Batalhão de Caçadores 2852 (BCaç 2852). Faleceu no dia 13.07.1969.

Gostaríamos, portanto, de acolher na nossa terra, no dia 29 de abril, para uma breve apresentação sobre a presença dos militares na Guiné, o Carlos Vinhal ou outro elemento do blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné".
Ficar-lhe-íamos muito gratas.

Com os melhores cumprimentos,
Fátima Soledade e Fátima Silva


********************

2. Comentário do editor:

Como o nosso Editor Luís Graça está, neste momento, a passar dias conturbados por causa de um problema de saúde grave num elemento da sua família, e eu tenho, no mesmo dia, no meu Concelho o Dia do Combatente de Matosinhos, convidei o nosso coeditor Eduardo Magalhães Ribeiro, a representar o nosso Blogue no evento de Resende. O Eduardo não só aceitou, como também se vai fazer acompanhar do nosso amigo e camarada Casimiro Carvalho.
O Casimiro Carvalho falará dos trágicos acontecimentos que viveu em 1973 no leste da Guiné e o Eduardo Magalhães dos últimos dias da presença portuguesa na Guiné-Bissau, que não sendo de violência, foram de grande tensão e emoção.
O nosso Blogue está seguramente bem representado.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 DE FEVEREIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24046: Efemérides (381): Os 60 anos da formação dos primeiros Comandos, em Zemba, Angola... Convite para a sessão solene comemorativa do encerramento das Comemorações, no auditório do Instituto de Defesa Nacional, Lisboa, 15/2/2023, 17h00 (Associação de Comandos)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hoje vim a Candoz. Desde Abril passado que não vinha cá. Diz-nos muito, ao nosso clã, este bocado de chão arrancado há centenas de anos a floresta de carvalho e de castanheiro.

Daqui vejo o Douro, Cinfães e Resende. Bem gostaria de poder representar o blogue em Resende daqui a menos de mês. Parabéns às nossas amigas pela iniciativa. Ficos sensilizados pelo contacto. Mas seguramente que a Tabanca Grande vai estar bem representada com dois "históricos" e excelentesh camaradas, o Eduardo Magalhaes Ribeiro e o J. Casimiro Carvalho, dois heróis, um porque soube aguentar a guerra em Guileje e Gadamael (o Casimiro Carvalho) e o ioutro porque soube fazer a paz e a retirada com honra e dignidade (o Eduardo).

Fátima Soledade e Fátima Silva disse...

Bom dia:
É com muita satisfação que nos encontramos a colaborar com os Heróis, especialmente com os da Nossa Terra. O reconhecimento é todo Nosso. Ficamos muito sensibilizadas com a Vossa presença e partilha.
Destas terras durienses, onde as dificuldades eram incomensuráveis, os nossos jovens honraram com valentia os princípios e os valores transmitidos. Levavam no coração a família, a Nossa Senhora e as paisagens no coração. A "caixa" conseguia guardar muitas lembranças que serviam de balsamo para as horas mais apertadinhas.
A todos muito obrigada. Faremos o melhor.
Um abraço amigo,
Fátima´s