domingo, 28 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24348: (In)citações (243): "REFLEXÃO sobre a matéria e a vida", por Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)


REFLEXÃO sobre a matéria e a vida

Todo o indivíduo está envolvido em sistemas de redes culturais e sociais que têm uma profunda influência no ser e no saber dos próprios indivíduos, criando identidades, visões do mundo e das coisas, convicções culturais e sentimentos muito diversos. Na metafísica tradicional, todos os níveis “superiores” estariam para além da física e da matéria. Estes pensamentos metafísicos constituíram formas interpretativas que os homens mais sábios foram dando às suas experiências mentais, também ditas espirituais. À medida que a Ciência da Evolução se desenvolve, novos horizontes são usados para contextualizar e remodelar o saber, através dos resultados científicos das experiências modernas. Em minha opinião, todas as mentes racionais e lúcidas foram progressivamente abandonando as interpretações metafísicas, por incongruentes e desnecessárias, e por não conseguirem qualquer sustentação perante o juízo do pensamento moderno.

O conhecimento dos fantásticos mediadores de toda o nosso mundo neurobiológico, os biliões de circuitos neuronais e sinápticos, a admirável neuroplasticidade cerebral, a poderosa aceitação de um prometedor conhecimento da construção da mente e da consciência não estavam disponíveis para os antigos. É de crer que os grandes metafísicos da altura, se hoje fossem vivos, dedicariam os seus estudos à neurobiologia, à neurofisiologia e às neurociências em geral. As realidades “metafísicas” dos sábios dos nossos tempos, são, na realidade, intrafísicas. Não estão acima da matéria nem para lá da natureza, isto é, não são nem imateriais nem sobrenaturais.

As tradições culturais sempre consideraram que os estados mentais, tidos como fenómenos “superiores” à matéria (emoções, sentimentos e consciência) estavam excluídos dos sentidos exteriores. Hoje, parece inevitável a aceitação de que eles resultam de uma íntima e indissociável interacção entre o todo corporal e o cérebro, através de um admirável mundo de moléculas químicas e vias nervosas. Hoje, parece inevitável aceitar que a matéria não é o degrau inferior da existência, mas o todo da existência, contendo na sua estrutura as potencialidades evolutivas do ser humano, desde as formas mais primárias das pró-emoções e pró-sentimentos que conduziram ao que hoje denominamos de “esfera psíquica”, obviamente não exclusiva do Homem. Embora possamos imaginar precursores do comportamento das moléculas e dos átomos, é extremamente difícil, à luz do conhecimento e da razão, aceitar qualquer processo anterior comparável ao iniciar da vida.

adão cruz

____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 DE MAIO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24331: (In)citações (242): "REFLEXÃO sobre o complexo caminho da simplicidade da Evidência", por Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

Sem comentários: