quarta-feira, 31 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24358: Convívios (964): Rescaldo do 24.º Encontro dos Tigres - CCAV 8351 (Cumbijã, 1972/74), levado a efeito no passado dia 29 de Abril em A-dos-Cunhados - Torres Vedras (Joaquim Costa, ex-Fur Mil)



24.º ENCONTRO DOS TIGRES

Após quatro anos de interregno devido à pandemia, Os Tigres reuniram-se de novo para conviver e relembrar aqueles dois anos que nos uniram como uma FAMÍLIA para toda a vida!

Devido a esta interrupção, a reunião só não correu mais brilhante porque houve muitas ausências relativamente aos que já era natural reunirem. Uns por motivos de doença, outros por outros compromissos já assumidos não puderam estar presentes.

Mesmo assim, juntámos 34 combatentes. Todos os ausentes foram por diversas vezes focados com saudade e com a certeza que para o ano seremos muitos mais!

A ausência mais sentida foi a do nosso Timoneiro e Capitão Vasco da Gama! Para o ano, Deus o permitindo nos reuniremos de novo!

Esteve também entre nós como convidado de honra, o nosso amigo Saido Baldé, filho da nossa Cumbijã e irmão do atual Chefe da Tabanca e Régulo de Cumbijã Sr Serifo Baldé.

Foi MUITO BOM estarmos juntos!

As mulheres dos Tigres
____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 de Maio de 2023 > Guiné 61/74 - P24356: Convívios (963): Coimbra, 27mai2023, 50.º convívio da CCAÇ 12 (Bambadinca e Xime 1971/74): "Balada de Despedida", voz: Firmino Ribeiro

9 comentários:

Valdemar Silva disse...

Ena Costa, aquilo é que foi uma grande operação dos Tigres de Cumbijã.
Torres Vedras já é terra dos mouros, e a 29 de Abril o FCP ainda podia ser Campeão.
Esses encontros são muito importantes quanto mais não seja para aquela de 'lembraste quando fomos a..' e já passaram 50 anos.
Enquanto poderem não percam essa vontade de dos Encontros dos Tigres.

Saúde da boa para todos

Um abraço e para o ano não sei não.
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Valdemar, foi a operação “Balanço Final II”:
20 Kg de bacalhau
20 Kg de Batata
1 panelão( da tropa) de caldo verde
5 Kg de camarão “da costa” … ainda quente
10 Kg de costelinha de dinossauro
2 barris (da tropa) de Biochene!!!

Aprecio essa tua boa disposição própria de um Minhoto.

Quanto à tua frase: “Para o ano não sei não?”

Amigo Valdemar, já estamos numa fase da vida em que o hoje é que é importante, amanhã logo se verá.
Um grande abraço
Joaquim Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vejo com agrado que a rapaziada do Norte está a descobrirecrutar estes restaurantes ao longo da Nacional no.8 -2 (Torres Vedras - Lourinhã). Espero que os Tigres do Cumbijã tenham voltado a casa com vontade de voltar para uma próxima...

A-dos-Cunhados é uma freguesia muito rica, "capital das estufas", do concelho de Torres Vedras, e contígua ao concelho da Lourinhã. É a terra do nosso João Crisóstomo que vive em Nova Iorque. Um alfabravo para todos. LG

Eduardo Estrela disse...

Aprendemos na Guiné a viver com o hoje ( agora ) é que é importante e amanhã ( ou mais logo ), se verá.
Façamos da vida um hino à amizade e solidariedade e o prolongamento da luta será maior e melhor.
Abraço
Eduardo Estrela

Anónimo disse...

Camarada e amigo Eduardo Estrela,
Despois de ler este teu comentário não resisti a reproduzir o que escrevi no meu livro: Memórias de Guerra de um Tigre Azul - O furriel Pequenina, sobre a operação "Balanço Final" (O Dia mais Negro): "Passamos a esquecer o dia de ontem rapidamente (em defesa da nossa saúde mental); a viver o presente intensamente (não deixando de viver a nossa juventude, mesmo naquelas condições, em convívio com um grupo de amigos que as contingências da guerra nos unia ao ponto de o sofrimento ou alegria de um ser o sofrimento e a alegria do grupo) e a não pensar muito com o amanhã (aprendemos com o tempo a não sofrer por antecipação)".
Um abraço

Anónimo disse...

Aqui vai a assinatura que me esqueci de colocar no comentário anterior:
Joaquim Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Os "Tigres" foram ao "Camelo"... Passo lá ao lado, na N 8-2, mas nunca lá parei nem para tomar uma "bica"...

Fica a escassos quilómetros da Lourinhã... Na fronteira com Torres Vedras, muito perto da autoestrada (A8), a menos de 50 km de Lisboa...

Anónimo disse...

Ao olhar-vos no retrato de família, não reconheço senão o Joaquim Costa por termos retomado convivência há poucos anos. Quanto aos outros, com quem forçosamente me cruzei, em Mampatá, Cumbidjã e periferias, os anos alteraram-lhes tanto as formas que me parecem todos estranhos. Estranhos mas próximos na juventude sofrida no mesmo tempo e no mesmo espaço, como se tivéssemos sido todos marcados pelo mesmo carimbo.
Proximamente, no dia 15 de Julho, a minha companhia vai reatar os seus convívios anuais, com um encontro em Antime - Fafe, no salão da Junta de Freguesia. Se algum Tigre quiser aparecer será recebido por todos com um grande abraço. Não precisa de marcar o almoço, basta que leve alguma coisa para almoçar.

Um grande abraço para o Joaquim Costa e para todos os Tigres.
Carvalho de Mampatá

Anónimo disse...

Obrigado grande amigo Carvalho, de Mampatá vs Medas, pelo convite.
Sem compromisso, quem sabe reúno um grupinho de Tigres esfomeados e aparecemos pelas terras de Fafe (Olho por olho dente por dente). De qualquer forma se tal acontecer claro que te darei conhecimento.
Quanto ao facto de só a mim reconheceres é porque: “só tens olhos para mim” Atenção!!! nada de interpretações abusivas!!!.
Se voltares a olhar para a foto encontrarás o Machado e o Melo que estiveram na apresentação do meu livro e onde tiramos uma foto juntos.
Um abraço.
Joaquim Costa