terça-feira, 20 de junho de 2023

Guiné 61/74 - P24419: Efemérides (398): Rescaldo da homenagem aos Combatentes da Freguesia de Cárquere, Concelho de Resende: ainda vivos, caídos em campanha, falecidos já na vida civil e um recruta falecido durante a instrução militar em 1962, levada a efeito no passado dia 17 de Junho (Fátima Soledade / Fátima Silva)

Militares falecidos naturais da freguesia de Cárquere


1. Mensagem das nossas amigas Fátima Soledade e Fátima Silva, filhas de antigos combatentes do ultramar, enviada ao nosso Blogue no dia 19 de Junho de 2023, com o Resumo da Homenagem aos Combatentes da Freguesia de Cárquere, Concelho de Resende, levada a efeito no passado dia 17 de Junho de 2023:[1]

No dia 17 de junho, pelas 16h30, deu-se início a uma Homenagem aos Combatentes naturais da freguesia de Cárquere, concelho de Resende, que cumpriram o seu dever na Guerra do Ultramar. Salienta-se de forma particular, os falecidos nas províncias ultramarinas, André Rodrigues Pinto e Bernardo Pinto.

A cerimónia contou a ilustre presença do Sr. Secretário-Geral da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário; do Sr. Presidente da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra de Manitoba e do Núcleo da Liga dos Combatentes de Portugal em Winnipeg, Pedro Correia; do Sr. Presidente da Liga do Combatentes do Núcleo de Lamego, Coronel Valdemar Lima, e dos restantes órgãos sociais; do Sr. Presidente da Assembleia da Câmara Municipal de Resende, Jorge Machado, de alguns presidentes de junta de freguesia e demais convidados.

A homenagear iniciou-se com alocução do José Joaquim da Silva Almeida (“Cantanhede”), Soldado, Chefe de Secção, da Companhia de Caçadores 2313, 2.º pelotão, Batalhão de Caçadores 2834 (Guiné). Este foi camarada do combatente André Rodrigues Pinto, ambos pertenceram à mesma companhia e batalhão. Seguindo-se a intervenção do Sr. Albino Ferreira P. da Silva, soldado maqueiro, do Batalhão de Caçadores 2845 (Guiné), tendo sido quem rececionou na enfermaria do Hospital Teixeira Pinto o militar André Rodrigues Pinto, no dia 24 de julho de 1968. Nessa sequência, foi também exibida uma resenha biográfica, em vídeo, dos dois militares que faleceram nas províncias ultramarinas de Angola (Bernardo Pinto) e Guiné (André Rodrigues Pinto).

A celebração eucarística ficou a cargo do Sr. Pe. Arménio Gaspar Almeida, Capelão do Exército, na reserva, tendo sido acompanhado pelo grupo coral dirigido pelo maestro Silvério Guedes. O mesmo produziu uma referência muito profunda ao papel de cada combatente nas províncias ultramarinas, não deixando de recordar tudo quanto deixaram nas suas terras, salientado, especificamente a dureza de deixarem a família e os amigos e a forma digna como honraram o país. Também foi lido um testemunho do combatente Joaquim Pinto Costa, da Companhia de Artilharia 6551, ferido durante a sua comissão no Leste de Angola.

Na sóbria, clara e objetiva alocução do Senhor Presidente da Junta de Cárquere, Jorge Pinto, este centrou a sua mensagem na missiva “Há causas que justificam qualquer investimento”, focando, com grande dignidade, o papel dos militares naturais da freguesia de Cárquere e salientando a nobreza do ato que se estava a vivenciar. Durante alguns minutos foram projetadas fotografias de cerca de sessenta combatentes com acampamento musical a cargo dos músicos Jorge Pinto, no piano, e Diamantino Nogueira, no violino. Também foi interpretada a canção “Menina dos olhos tristes”, pela encantadora jovem da terra, Mónica Costa.

O combatente Manuel Joaquim Pereira, soldado condutor Auto Rodas (09964571) da Companhia de Transportes 3526/Batalhão de Intendência de Angola, partilhou o seu testemunhou, centrando-se no seu compromisso com a Nação. De seguida, a deslumbrante cantora Mónica Pires, brindou os presentes com a interpretação do tema “Amor a Portugal”.

Seguiu-se a entrega de uma lembrança aos combatentes presentes e na ausência destes às esposas e outros familiares. Mais uma vez, Mónica Costa interpretou o tema “Miraculosa, Rainha dos Céus”, enquanto os combatentes ou os seus representantes depositavam, junto da imagem de Nossa Senhora de Cárquere, uma rosa branca, simbolizado agradecimento pela proteção divina prestada aos Heróis ao longa da vida. A cerimónia dentro da igreja, termina com um emocionante discurso de encerramento por parte do Sr. Secretário-Geral da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário. Este salientou o apreço que sentiu ao estar presente num monumento tão emblemático da História de Portugal e dos brilhantes testemunhos que foram partilhados, comparando a cerimónia a uma “verdadeira aula de História”. Destacou a falta, recorrente, de apoio por parte do poder político face à situação dos antigos combatente e das suas famílias, referindo o elevado número de antigos combatentes que se debatem com dificuldades económicas, obrigados a viver como indigentes e não conseguindo pagar os medicamentos.

No exterior, no cemitério, houve um momento de louvor junto da sepultura do combatente André Rodrigues Pinto. De seguida, foi inaugurado um Monumento aos Combatentes do Ultramar no jardim anexo à Sede da Junta de Freguesia.

Por fim, no decorreu um Porto de Honra, no parque do Carvalhal, contíguo ao Mosteiro de Cárquere, proporcionando o convívio entre os combatentes e as suas famílias. Fica à consideração.

Um abraço,
Fátima´s


Foto 1 - Sr. Pe. Arménio Gaspar Almeida, Capelão do Exército
Foto 2 - Sr. Secretário-Geral da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário; Sr. Presidente da Liga do Combatentes do Núcleo de Lamego, Coronel Valdemar Lima; Sr. Vice-presidente da Liga do Combatentes do Núcleo de Lamego, Coronel Joaquim Monteiro; Sr. Presidente da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra de Manitoba e do Núcleo da Liga dos Combatentes de Portugal em Winnipeg, Pedro Correia
Foto 3 - José Joaquim da Silva Almeida (“Cantanhede”), Soldado, Chefe de Secção, da Companhia de Caçadores 2313, 2.º pelotão, Batalhão de Caçadores 2834 (Guiné)
Foto 4 - Albino Ferreira P. da Silva, soldado maqueiro, do Batalhão de Caçadores 2845 (Guiné)
Foto 5 - Manuel Joaquim Pereira, soldado condutor Auto Rodas (09964571) da Companhia de Transportes 3526/Batalhão de Intendência de Angola
Foto 6 - Sr. Secretário-Geral da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário
Foto 7 - Monumento aos Combatentes do Ultramar- Sr. Presidente da Assembleia da Câmara Municipal de Resende, Jorge Machado; Sr. Secretário-Geral da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário; Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Cárquere, Jorge Pinto
Foto 8 - Leitura do testemunho do combatente Joaquim Pinto Costa, da Companhia de Artilharia 6551, realizada pelo neto
Foto 9 - Aspeto geral da igreja
Foto 10 - Parque do Carvalhal: (da esq. para a dir.) Membros da Liga dos Combatentes do Núcleo de Lamego, Secretário-Geral da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário; Sr. Avelino da Silva Pereira (Batalhão de Caçadores 599/Companhia de Cavalaria 677), Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Machado, e as Fátima´s.
Foto 11 - Inauguração do Monumento em Honra dos Combatentes no jardim anexo à Sede da Junta de Freguesia. (da esq. para a dir.) José Joaquim da Silva Almeida (“Cantanhede”), Soldado, Chefe de Secção, Companhia de Caçadores 2313, 2.º pelotão, Batalhão de Caçadores 2834 (Guiné); Sr. Presidente da Liga dos Combatentes do Núcleo de Lamego, Coronel Valdemar Lima; José Pinto Lourenço, Moçambique, CCaç 1632 / BCaç 1899, 1967-1969; Sr. Presidente da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra de Manitoba e do Núcleo da Liga dos Combatentes de Portugal em Winnipeg, Pedro Correia, e Manuel Fernandes Ribeiro, antigo combatente e membro da Liga dos Combatentes do Núcleo de Lamego.
Foto 12 - Lembranças oferecidas aos Combatentes
13 - Cantora Mónica Pires.
14 - Cantora Mónica Costa.
____________

Notas do editor:

Vd. poste de 8 DE JUNHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24378: Efemérides (395): Homenagem aos Combatentes da Freguesia de Cárquere, Concelho de Resende: ainda vivos, caídos em campanha, falecidos já na vida civil e um recruta falecido durante a instrução militar em 1962, a levar a efeito no próximo dia 17 de Junho pelas 16,00 horas (Fátima Soledade / Fátima Silva)

Último poste da série de 18 DE JUNHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24409: Efemérides (397): 17 de Junho, o Dia da Consciência, em memória de Aristides Sousa Mendes (João Crisóstomo, Nova Iorque) - Parte II: enviadas cartas às conferências episcopais de 71 países

2 comentários:

albino silva disse...

Foi Excelente esta LINDA HOMENAGEM AOS COMBATENTES.
Também lá estive presente e a convite de Fátima Soledade, e Sinceramente, não podia ser melhor já que a Organização foi do melhor e deixo aqui desde já um grande agradecimento ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Cárquere, á Fátima Soledade e Fátima Silva por tudo quanto fizeram por nós Combatentes.
Obrigado e pessoas assim é de louvar.
Parabéns pela Festa tão Grandiosa e Linda

albino silva disse...

Eu, Albino Silva, não conhecia a Freguesia de Cárquere, Resende, e não conhecia ninguém.
No entanto, vim de lá encantado, já que, as pessoas com quem falei, eram pessoas simples ,bem Educadas e vi que eram muito participativas em eventos destes.
Tive pena não ter conhecido melhor esta Freguesia mas, o tempo não deu porque era preciso preparar tudo e por tudo em ordem para que nada falhasse depois na Cerimónia.
A paisagem essa, era magnifica, de todo lado onde estivesse.
Resumindo, ADOREI