domingo, 20 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24571: No céu não há disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (41): "Frutos do mar" de Narvik, Noruega e... bifinho de novilho de alce de Kiruna...(Mas tenho inveja das nossas muito especiais amêijoas...) (José Belo, Suécia)


Suécia > Lapónia > Agosto de 2023 > "Os alces vitelos que vêm comer maçãs junto às arrecadações nas traseiras da minha casa"

Foto (e legenda): © José Belo (2023). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso (ou "semi-nosso"), luso-sueco,  Joseph Belo (tem mais de  250 referências no nosso blogue, é membro da Tabanca Grande desde 8 de março de 2009); foi alf mil inf da CCAÇ 2381, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70; é capitão do exército português reformado; é jurista e empresário, vivendo atualmente entre a Suécia e os EUA):

Data - 20 ago 2023 2:23
Assunto . Petiscos e…inveja!... Principalmente inveja das amêijoas!



Inveja...  Principalmente inveja das amêijoas!

Tenho a cidade costeira norueguesa de Narvik a umas centenas de quilómetros da minha casa. [De Kiruna a Narvik, sáo cerca de 180 km, duas horas e meia a conduzir.]

É lá que compro bacalhau (fresco!) e marisco a preços muito baixos em relação aos portugueses actuais e, na Noruega, não são propriamente….pobrezinhos!

A lagosta, os lagostins e o camarão do Mar do Norte são fantásticos, não lhes ficando atrás o enorme mexilhão.

Tudo comprado em mercado no próprio cais.

Infelizmente fazem falta as nossas muito especiais amêijoas.

Quanto à carne fresca (!) uma imagem vale mais que mil palavras: os alces vitelos vêm comer maçãs junto às arrecadações nas traseiras da minha casa.


Um grande abraço, JBelo

2. Comentário do editor LG:

Zé, fico feliz por saber que, em matéria de comes & bebes, não te falta nada... (faltam-te as "small female Portuguese clams", mas , bolas!|, não se pode ter tudo, ou melhor, não sejas "abelhudo", não se deve ter tudo; para a próxima vens cá comè-las "chex Alice")...

Sem querer puxar a brasa à minha sardinha (a sardinha de Pemiche é pescada aqui em frente, no Mar do Cerro), temos na Lourinhã uma tradição, já antiga, de pesca, armazdenagem e distribuição de marisco ("frutos do mar)... Dizem que era negócio de judeus (leia-se: cristãos novos)... Os viveiros começaram por ser construídos nas rochas (Porto das Bracas, Porto Dinheiro, Paiomogp...).

Conheço pelo menos très grandes empresas, familiares,  que abastsecem as melhores marisqueiras do país, importam e exportam e tèm modernos "viveiros" aqui, no concelho da Lourinhá... Duas tèm inclusive restaurantes e loja de venda ao pública de marisco vivo... Passe a publicidade, aqui ficam os endereços, da mais  antiga para  a mais recente:


_______________

Nota do editor:

3 comentários:

JB disse...

Um pequeno detalhe quanto à distância da área onde tenho casa,tendo por referência a cidade de Kiruna que é a principal da Laponia sueca.
Eu vivo a 320 quilómetros a nordeste de Kiruna,local onde a rede de estradas suecas (literalmente)terminam.
Área de Karesuando.
A distância à costa Atlântica norueguesas e à cidade de Narvik são cerca de 380 quilómetros.

Estes detalhes para não enganar possíveis visitantes que se atrevam a visitar a última área verdadeiramente selvagem da Europa Ocidental já bem dentro do Círculo Polar Árctico.
( Entre outros Lusitanos que por aqui apareceram conta-se um casal da Tabanca do Centro,infelizmente Camarada e Amigo já falecido).
Bem-vindos.

Um abraço do JBelo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé Belo, desculpa-me ter inadvertidamente ter metido uma argolada...

Fica aqui corrigida, por ti, a verdadeira distância da tua "datcha" até ao teu mercado abastecedor de marisco vivo...

E já agora, "percebes", também não deve haver... Nem "ostras", das "portugaises"...

JB disse...

“Percebes” não há,mas as ostras da costa atlântica da Suécia, além de serem de “ região demarcada” pela União Europeia, criaram um tipo de turismo muito especial baseado em “Safaris de pesca das mesmas.
Turismo apoiado em muito confortáveis ( e exclusivas) pousadas na costa da área demarcada.

São turistas com elevado poder económico.
O champagne para acompanhar as ostras,apesar dos preços mais do que elevados, é bebido em quantidades….nórdicas!
Lamento ter de,mais uma vez,contrariar algumas das nossas mitologias.

Um abraço do JBelo