sábado, 26 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24590: Os nossos seres, saberes e lazeres (587): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (117): Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas! (8) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 14 de Junho de 2023:

Queridos amigos,
A minha intenção é exclusivamente partilhar as alegrias vividas no meu regresso a um museu que andou 11 anos em remodelação e que tem um acervo de preciosidades que o põe na primeira linha dos principais museus europeus. Depois da visita ao núcleo temático de James Ensor, preferi um certa versatilidade, do tipo daquela que encontramos no Museu Metropolitano de Nova Iorque em que saímos de uma sala com arte do Norte de África e entramos na sala do califa de Bagdad e daqui partimos para um faustoso núcleo da pintura de Monet ou Pissarro. É certo que me bandeei para os movimentos mais tumultuosos do fim do século XIX e a alvorada do modernismo, mas de vez em quando fui a épocas anteriores, fiquei assombrado com um Fra Angelico e uma Madona de Dieric Bouts, contemplei com prazer George Grosz e Ben Nicholson. Fiz agora uma pausa, segue-se a última ofensiva dentro de um museu que tem uma remodelação admirável, como aqui se procura mostrar.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (117):
Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas ! (8)


Mário Beja Santos

Vim propositadamente a Antuérpia para visitar o remodelado Museu Real de Belas-Artes, possuiu um acervo impressionante e de altíssima qualidade em milhares de peças de pintura, desenho e escultura, abarcando da Idade Média à atualidade.
Depois de uma barrigada de um santo do meu culto, James Ensor, lancei-me em obras do acervo, dei preferência aos tempos de transição/evolução do figurativismo para a abstração. O que aqui deixo são meras notas de viagem, impressões muitíssimo pessoais de autores que aprecio profundamente, limito-me a tecer alguns comentários, alguns deles, para mim inevitáveis, têm a ver com ligações decorrentes com escolas, pretéritas ou do tempo, ou até mesmo profecias, as tais viagens das ideias em que uma geração acende a candeia e as seguintes estabelecem a eletrificação geral. É esse desfile de artes plásticas que agora sucede, um mero registo das alegrias e descobertas que fui sentindo na abençoada decisão que tomei de vir até Antuérpia, está aqui um pouco da história das artes plásticas europeias, ao longo de séculos.

A fachada neoclássica do Museu Real das Belas Artes de Antuérpia, reaberto ao público em 2022
Floresta Mágica, por Jan Toorop.
Toorop é um artista bastante ignorado fora destes cantinhos do Norte da Europa. Não é por acaso que se assinala a sua atração pelas cores de Van Gogh e pelos processos surrealizantes de Ensor, para mim há aqui um fim do simbolismo e uma retorção entre o modernismo da sua dimensão expressionista.

Já estou no andar superior, agora posso ver quem anda a contemplar as obras geniais de James Ensor, no seu núcleo temático
Escultura de George Minne, intitulada Solidariedade
Ossip Zadkine, Cabeça de Orfeu
Escultura de Edgar Degas, Mulher Grávida.
Considero Degas um escultor fora de série, há quem pense que ele se fixou primordialmente em bailarinas, no entanto ele possuía uma diversificação de olhares e a sua escultura tem um elevado poder estético em rutura com o academismo e o realismo.
Andei sempre com cuidado de legendar as obras que mais me entusiasmavam, aqui falhei, mas pretendo partilhar esta figura que me parece um centauro e, não sei bem porquê, recorda-me as soberbas esculturas elaboradas por António Pedro na alvorada do surrealismo, uma espantosa torção nas formas em que a soma das partes é tudo tornar mais visível.
Anthony van Dyck, estudo de cabeça
Uma das alterações de fundo neste gigantesco edifício, foi a introdução de claraboias que permitem ao visitante ter um outro modo de olhar a obra de arte e sentir-se em diálogo ou contemplação de quem anda lá por baixo, rendi-me a esta luminosidade e à solução de leveza e transparência gerada pela comunhão dos espaços.
Victor Servranckx, Opus 20. Deste a primeira visita que fiz ao Museu de Belas-Artes e História, em Bruxelas, tomei contacto com este homem que me lembra um construtivista, há aqui formulações que me lembra aquela escola russa que depois foi asfixiada pela ortodoxia soviética, que aboliu o vanguardista futurista.
Ben Nicholson, outro mal-amado fora da Grã-Bretanha, tive o prazer de ver as suas obras conjuntamente com os seus colegas na Tate Saint Ives, na Cornualha, consigo ver o diálogo destas construções, que me lembram Arpad Szenes, com a arte escultórica da sua mulher Barbara Hepworth, uma santa do meu culto, pela sua capacidade de síntese, ela e Henry Moore são os meus escultores modernos britânicos da minha predileção.
Amadeo Modigliani, Nu sentada
George Grosz, O escritor Walter Mehring.
Cada vez que vejo as obras deste espantoso expressionista alemão lembro-me de alguém que frequentou Berlim daquele tempo e que captou bem a crítica social de Grosz e, sobretudo, se apoiou nesta revolução das formas e que tornou Mário Eloy num dos pintores portugueses mais audaciosos do modernismo, na sua geração.

A Miséria de Job, Ossip Zadkine
Fra Angelico, S. Romualdo recusa a entrada na igreja ao imperador Otto III
Obra de Lucio Fontana.
Consigo ver na arte de Lucio Fontana a rotura perante o conteúdo e a apresentação da obra, todos estes golpes, sempre recorrentes no seu trabalho, são passaportes para uma antevisão de que um monocromatismo sujeito a alterações visuais é a representação singela da realidade, era essa uma das lições maiores da corrente plástica em que ele se filiou, a Arte Povera.

Dieric Bouts, Madona
Paul Delvaux, Os Laços Cor-de-Rosa
Pieter Bruegel, O Recenseamento de Belém.
Aqui está uma das provas provadas de que Bruegel e a sua descendência recebiam encomendas da clientela abastada para andar à volta do mesmo tema, neste caso o recenseamento de Belém, ludibriando o olhar do espectador, há uma extensão no conteúdo, uma paisagem até ao fim do horizonte, no canto esquerdo decorre o recenseamento, no extenso tapete de neve a vida continua, há idas e voltas e crianças a brincar e com um toque de discrição vemos a Virgem no seu burrico, esta a portentosa visão bíblica de Bruegel num animado cenário flamengo.

Jean Chastellain e Noël Bellemare, Pietá.

Por ora não canso mais o leitor, eu aproveito para descansar um pouco os pés e preparar a última ofensiva, a esta hora ainda não sei que não vou conseguir nenhum transporte público até à gare central de Antuérpia, tive tudo a ganhar, foram uns quilómetros a pé desde o Zuid, deu para ver o interior desta bela cidade e apreciar uma sociedade multicultural, conversas animadas na rua entre gente africana e asiática e bastantes casais mistos.
Até já!


(continua)
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Nota do editor

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