Foto nº 1 > Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Nova Lamego > 1970 > Inauguração de uma nova escola, na qual a Adelaide foi a menina branca a pegar na fita, segura do outro lado por uma menina guinenese, que se vê perto dela, para o gen António Spínola cortar... Repare-se na atenção com que a Adelaide escuta o "homem grande de Bissau"... A sua colega, pelo contrário, está de costas voltadas... Uma foto fabulosa! Uma imagem que vale por mil palavras!
Foto nº 2 > Guiné-Bissau > Bissau > 4 de novembro de 2015 > Cemitério do tempo colonial > Talhão da Liga dos Combatentes... Vê-se que o talhão estava então cuidado e que havia flores nalgumas campas.
Foto nº 3 > Guiné-Bissau >Bissau > 3 de novembro de 2015 > O edifício da UDIB -União Desportiva Internacional de Bissau, na atual av Amílcar Cabral.
Foto nº 4 > Guiné-Bissau > Região de Quínara > Buba > 23 de outubro e 2015 > Uma das terras mais bonitas,,,
(...) Esta viagem podia ser intitulada de "Branco umbelélé", esta era a saudação por quem passávamos ao longo das aldeias, pelas crianças principalmente. À medida que nos afastávamos de Bissau, a paisagem abraçavamo-nos como irmãos que retornam. Os sorrisos das crianças eram mais sonoros e as mãos dos adultos mais demoradas nas nossas. No dia 23 de Outubro conheci uma das terras mais bonitas da Guiné - Buba.(...)
Foto nº 5 > Guiné-Bissau > Região de Quínara > Buba > 23 de outubro de 2015 > Uma das terras mais bonitas,,, Este é o BU [um chimpanzé, ou "dari", em crioulo, que ] vivia em cativeiro numa reserva natural em Buba.
Foto nº 6 > Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > Outubro de 2015 > A viagem continuou de Buba até Bafatá por estradas de terra molhada pelas chuvas que caem sem pejo, escondendo o alcatrão de outrora Em Bafatá revi o sr. Dinis [João Dinis, 1941-2021], que conheci em Nova Lamego, na altura tinha uma escola de condução que permanece ainda hoje em Bafatá. Ele lembrava-se muito bem dos meus pais, e de nós os três ainda meninos.
Foto nº 7 > Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > Outubro de 2015 > Ponte Nova > Pôr do sol no rio Geba
Fiti nº 8 Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > 27 de outubro de 2015 > Vendedeira de mangas
Ao longo da estrada avistam-se braços do rio Geba onde corpos nus se banham dando conta da nossa passagem. Sempre a contornar as poças de água na estrada e em ziguezague chegámos ao fim da estrada, a S.João, onde iríamos atravessar as águas profundas para chegar a Bolama.
Foto nº 14 > Guiné-Bissau > Região de Gabu > Piche > 28 de outubro de 2015 > Restos da capela
Foi uma tarde agradável, onde parece que nada se passa, a não ser o abandono e a recordação.(...)
A Adelaide com 8 anos |
As NT tiveram 3 mortos (incluindo o srgt mil enf da CCAÇ 5, Cipriano Mendes Pereira), 4 feridos graves (incluindo 1 milícia), enquanto a população teve 8 mortos (incluindo a esposa do nosso camarada Cipriano), 50 feridos graves e 30 ligeiros. As NT reagiram com fogo de morteiro 81 e canhão s/r, manobra de envolvimento e perseguição, apoiadas pela FAP. A artilharia de Cabuca e Piche bateram com fogo de obus os prováveis itinerários de retirada do IN.
A Adelaide, com apenas sete aninhos, apanhou o maior susto da sua vida. Nem por isso quis esquecer as melhores imagens dos dias maravilhosos que passou no Gabu. E fez questão de lã voltar muitos anos depois, mais de quatro décadas depois, em outubrto e novembro de 2015 ... Disse aqui que foi a "viagem da sua vida".
(**) Vd. poste de 4 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14322: Ser solidário (179): "Bambadinca Sta Claro", projeto-piloto na Guiné-Bissau, de uma central híbrida fotovoltaica, leva luz a 8 mil habitantes de Bambadinca. Documentário produzido pela ONG TESE e entrevista da Antena 1 a Sara Dourado
Vd. postes anteriores:
18 de agosto de 2023 > Guiné 61/74 - P24563: Por onde andam os nossos fotógrafos ? (3: Abílio Duarte, ex-fur mil art, CART 2479 / CART 11, “Os Lacraus” (Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70) - Parte I
Vd. poste inicial da série > 15 de agosto de 2023 > Guiné 61/74 - P24555: Por onde andam os nossos fotógrafos ? (1): Luís Graça
Luiz Carvalho tem-se mostrado interessado em levar alguns dos fotógrafos do nosso blogue ao seu programa Já lá levou, por exemplo, o nosso veteraníssimo Jorge Ferreira (ex-alf mil da 3ª CCAÇ, Bolama, Nova Lamego, Buruntuma e Bolama, 1961/63)-
Por razões de agenda (de ambas as partes) e de saúde (do nosso editor), ainda não foi possível concretizar o seu desejo de fazer um ou mais programas com os nossos colaboradores que precisam de ser contactados e autorizarem a divulgação das suas imagens (e eventualmente serem entrevistados).
O autor e realizador do Fotobox prefere a fotografia a preto e branco. Na expetativa desse colaboração do nosso blogue com o Luiz Carvalho, vamos dar início a esta série, com o título "Por onde andam os nosso fotógrafos ?", listando alguns dos nossos fotógrafos ou donos de álbuns fotográficos com fotos no nosso blogue.(...)
8 comentários:
Valdemar. quem viu a capelinha de Piche... Nunca fui para o leste leste... Mas há fotos...
Luís, não me recordo da Capela em Piche.
Julgo que "vendedeira de mangas", não serão mangas mas limões.
Valdemar Queiroz
Tens aqui a capela de Piche, em foto do Jacinto Cristina,. o padeiro da ponte Caium...
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2016/05/guine-6374-p16084-na-festa-dos-12-anos.html
Ter o privilégio de ver fotografias mais recentes da terra onde nos obrigaram a deixar 2 anos das nossas vidas, é permitir que os nossos olhos naufraguem nas lágrimas da saudade.
Eduardo Estrela
Eduardo, o nosso blogue é a prova de que o todo é sempre maior que a soma das partes... Há aqui um sinergia coletiva que de outra maneira não seria possível obter... Testemunhos como o desta mulher que acompanhou a vida do pai, militar, nasceu em Moçambique, andou na escola em Nova Lamego, Guiné (em 1970), conheceu de tenra idade a guerra e o Spínola, veio para Lisboa estudar no Instituto de Odivelas, foi na esteira do filho, engenheiro, cooperante na Guiné, fez a "viagem da sua vida" de regresso à Guiné. em 23015..
Isto chama-se o què ? Que valor tem este testemunho e estes documentos para a mossa pequena grande história de amigos e camaradas da Guiné ?
Um abraço grande, Luís
Caro Valdemar,
A menina está a vender goiabas, não limões. Na Guiné existem diferentes espécies, está é da mais pequena, parecem limões, sim, mas se fossem estariam colocados no chão em montes, pois o tratamento dado num e noutro, na Guiné, é diferente.
Cherno Baldé
OK, caro Cherno Baldé pareciam limões.
Valdemar Queiroz
Talvez o Abílio Duarte ou o Cunha se lembrem desta visita/Festa do Spínola a Nova Lamego, eu não me lembro e nosso Quartel estava colado ao local em que ele fez o discurso.
Provavelmente, teria sido depois de Agosto/1970 e já toda a nossa CART11 estava sedeada em Paúnca.
Quanto ao grande ataque a Nova Lamego em Nov/1970 devia ter sido muito complicado para a população.
O saudoso Aurélio Duarte, que estava a espera de transporte para Paúnca, contava que se cruzou com tropa armada a correr sem se aperceber do que se tratava.
O nosso comentário foi que com a nossa saída, principalmente pela falta das emboscadas nocturnas montadas pelos nossos soldados fulas a cidade ficou desprotegida.
Valdemar Queiroz
Enviar um comentário