Nome: João Luiz Ferreira da Silva
Posto: Capitão de Cavalaria
Naturalidade: Leiria
Data de nascimento: 27 de Dezembro de 1879
Incorporação: 1901 na Escola do Exército (nº 153 do Corpo de Alunos)
Unidade: Estado-Maior da Cavalaria
Condecorações
TO da morte em combate: Moçambique
Data de Embarque: 3 de Junho de 1916
Data da morte: 7 de Dezembro de 1916
Sepultura
Circunstâncias da morte: Após a retirada de Nevala, sendo necessário obter informação acerca do dispositivo e intenções da força alemã, o capitão Ferreira da Silva (ajudante de campo do general Ferreira Gil) ofereceu-se para actuar como parlamentário levando consigo roupas e medicamentos para os prisioneiros e simultaneamente obter a informação que escasseava.
Acompanhado do intérprete Câmara de Leme e sinalizado com bandeira branca, cruzou o Rovuma em pirogas enviadas pela força alemã. No regresso, transportando três feridos entregues pelos alemães, ao passarem em Matchemba foram atacados por uma força alemã que já ocupava o posto local tendo perecido o capitão Ferreira da Silva, o condutor e dois dos feridos.
Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva, cadete-aluno nº 45/63 do Corpo de Alunos da Academia Militar e depois professor da AM, durante cerca de 3 décadas; é membro da nossa Tabanca Grande, tendo sido, no CTIG, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972.
(*) Último poste da série > 11 de janeiro de 2023 > Guiné 61/74 - P23973: In Memoriam: Cadetes da Escola do Exército e da Escola de Guerra (actual Academia Militar), mortos em combate na 1ª Guerra Mundial (França, Angola e Moçambique, 1914-1918) (cor art ref António Carlos Morais Silva) - Parte XXXVII: Leopoldo Jorge da Silva, maj art (Viseu, 1868 - Moçambique, 1916)
Sem comentários:
Enviar um comentário