segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P25002: Capas da Ilustração Portuguesa - Parte III: Comprando fruta antes de partir para a guerra: maia um feliz "cliché do Benoliel"...



Legenda: "A caminho de França: Comprando fruta antes do embarque". (Foto de Joshus Benoliel)



Capa de "Ilustração portuguesa",  II Série, nº 578, Lisboa, 19 de março de 1917, (Fonte: Hemeroteca Digital de Lisboa / Càmara Municipal de Lisboa) (com a devida vémnia...)


1. A "Ilustração Portuguesa" fez uma detalhada cobertura fotográfica da participação portuguesa na I Grande Guerra. O grande fotojornalista Joshua Benoliel  é autor de várias capas da revista com cenas da partida do Corpo Expedicionário Português (CEPpara França, logo no 1º trimestre de 1917.

A 30 de janeiro, embarcaram em três navios a vapor britànicos, no Tejo, as tropas da 1.ª Brigada do CEP, comandada pelo general Gomes da Costa. Irão desembarcar passados 3 dias, no porto de Brest, na Bretanha, noroeste da França. A 22 de fevereiro seguiu um segundo contingente do CEP. E outros mais se hão de seguir até ao 4º trimestre desse ano.

O perimeiro soldado português a morrer em combate na Frente Ocidental Europeia foi o António Gonçalves Curado. A 4 de abril de 1917,

Diz a Wikipedia, a seu respeito: "

(...) "Em 3 de abril de 1917, a quarta companhia do Regimento de Infantaria 28 chegou à zona de Laventie, que deveria defender, em conjunto com as tropas britânicas. (...)( No dia seguinte, os alemães começaram a bombardear com morteiros as trincheiras, tendo uma das bombas caído sobre o abrigo onde se situavam António Gonçalves Curado e outros dois soldados portugueses. (...) Gonçalves Curado ficou gravemente ferido, acabando por falecer pouco tempo depois, enquanto que os seus dois companheiros apenas receberam alguns ferimentos ligeiros. (...)

"Na altura em que foi atacado, estava a escrever num livro de apontamentos, que sobreviveu, tendo a sua última entrada sido: 'Estou nas trincheiras da 1.ª linha a 100 metros dos boches. Caem granadas por todos os lados. Já tenho visto hoje a morte muitas vezes à roda de mi.. ' (...). A última palavra não chegou a ser concluída, devido à explosão que o vitimou." (...).


Era natural da Barquinha e tinha 22 anos.

Sem comentários: