domingo, 24 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P24996: Capas da Ilustração Portuguesa - Parte I: Talvez a mais icónica foto do Joshua Benoliel (1873-1932): fevereiro de 1917, a despedida dos militares do CEP que embarcam no cais de Alcântara para França

Legenda: "A caminho do dever: um adeus carinhoso. "Cliché" Benoliel".



Ilustração Portuguesa, II Série, nº 573, Lisboa, 12 de fevereiro de 1917. Diretor: J. J. da Silva Graça; Propriedade: J.J. da Silva Graça, Lda; Ed lit. José Joubert Chaves. 

Era uma edição semanal do jornal "O Século". Custava 10 centavos o número avulso (600 réis em todo o Brasil). A assinatura anual era de 4$80 centavos (Portugal, colónias portuguesas e Espanha). Recorde-se que, com a proclamação da República (em 5 de outubro de 1910), o escudo (=mil réis) passou a ser a nova moeda. Estava divido em 100 centavos. 10 centavos eram portanto 100 réis. O escudo irá sofrer uma grande desvalorização com I Grande Guerra.




(Cortesia de Hemeroteca Digital de Lisboa. Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)


1. Esta é porventura a foto portuguesa mais icónica da I Granda Guerra. É da autoria do pai do fotojornalismo português, Joshua Benoliel (1873-1932). Retrata a despedida dos militares do CEP que embaracavam, em fevereiro de 1917, no cais de Alcântara, para Brest, na Bretanha, França.

A primeira partida de forças do CEP foi  em 30 de janeiro de 1917, de noite quase às escondidas. Seguiram-se muitas outras até outubro desse ano, num total de 60 mil homens. As despedidas e os embarques dos militares foram obsessivamente noticiadas (e em muitos casos documentados) pela imprensa da época, com destaque para a "Ilustração Portuguesa", e por grandes fotógrafos como o Joshua Benoliel (que era de origem judia).

É a inevitável a pergunta: quem era este militar que se aqui se despede presumivelmenmte da esposa? Alguém já o conseguiu identificar?  E será que voltou da guerra, "são e salvo"?

1 comentário:

Luís Dias disse...

O meu avô, Luís António Fernandes, natural de Gondoriz, Arcos Valdevez, soldado de Cavalaria, pertencente ao 1º Esquadrão do Regimento de Cavalaria nº 2, embarcou em Lisboa, uns dias depois dessa foto, em 20 de Janeiro de 1917, incluído no C.E.P. para França. Foi repatriado para Lisboa-Portugal, onde chegou a 7 de Junho de 1919. Veio a falecer em 1950 e os seus restos mortais estão no Talhão dos Combatentes do Cemitério do alto de S. João, em Lisboa.
Cumprimentos
Luís Dias