A legenda diz: "Tropas portuguesas para França: acariciando a filha antes do embarque".
A "Ilustração Portuguesa" era um semanário, propriedade da empresa que publicava o jornal "O Século". Lançada em novembro de 1903, manteve-se até 1993, mas só até 1931 com regularidade semanal.
A sua marca distintiva era a imagen, primeiro a gravura, depois a fotografia. Como ela colaboravam grandes fotógrafos portugueses como o nosso já conhecido Joshua Benoliel.
Esta é uma belíssim imagem com mais de um século... Tem um enorme poder de evocação: é impossível não vir à "tona de água da nossa memória", cenas dos nossos embarques, nos anos 60/70, para a guerra de África, no Cais da Rocha Conde d'Óbidos.
Boas festas para os nossos leitores, e tanto quanto possível uma Consoada Feliz na companhia das pessoas que mais amam e estimam. E paz na terra para todos os homens e mulheres de boa vontade. Infelizmente, na qualidade de antigos combatentes, nenhum de nós se pode abstrair da brutalidade da guerra, hoje, no nosso planeta, na nossa casa comum. Na Noite de Natal de 2023 haverá ainda canhões a disparar e a matar.
______________
Nota do editor:
(*) Último pposte da série > 24 de dezembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24996: Capas da Ilustração Portuguesa - Parte I: Talvez a mais icónica foto do Joshua Benoliel (1873-1932): fevereiro de 1917, a despedida dos militares do CEP que embarcam no cais de Alcântara para França
Sem comentários:
Enviar um comentário