domingo, 24 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P24998: Capas da Ilustração Portuguesa - Parte II: Outro "cliché" tocante do Joshua Benoliel (1873-1932): o adeus à família, por parte de um militar do CEP que parte para França





Capa da Ilustração Portugersa, II Série, nº 577, Lisboa, 12 de março de 1917. Mais uma grande foto do Joshua Benoliel, com um militar do CEP a despedir-se da filha pequena e da esposa, antes do embarque para França, no cais de Alcântara, no 1º trimestre de 1917 (*)... Com a devida vénia à Hemeroteca Digital de Lisboa, uma plataforma da Câmara Municipal de Lisboa.

A legenda diz: "Tropas portuguesas para França: acariciando a filha antes do embarque".

A "Ilustração Portuguesa" era um semanário,  propriedade da empresa que publicava o jornal "O Século". Lançada em novembro de 1903, manteve-se até 1993, mas só até 1931 com regularidade semanal. 

A sua marca distintiva era a imagen, primeiro a gravura, depois a fotografia. Como ela colaboravam grandes fotógrafos portugueses como o nosso já conhecido Joshua Benoliel.

Esta é uma belíssim imagem com mais de um século... Tem um enorme poder de evocação: é impossível não vir  à "tona de água da nossa memória",  cenas dos nossos embarques, nos anos 60/70, para a guerra de África, no  Cais da Rocha Conde d'Óbidos.  

Boas festas para os nossos leitores, e tanto quanto possível uma Consoada Feliz na companhia das pessoas que mais amam e estimam. E paz na terra para todos os homens e mulheres de boa vontade. Infelizmente, na qualidade de antigos combatentes,  nenhum de nós  se  pode abstrair da brutalidade da guerra, hoje, no nosso planeta,  na nossa casa comum. Na Noite de Natal de 2023 haverá  ainda canhões a disparar e a matar.
______________

Sem comentários: