quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Guiné 61/74 - P25226: Contos com mural ao fundo (Luís Graça) (19): O Braço e a Perna...

Foto: Arquivo Blogue 
Luís Graça & Camaradas 
da Guiné 
Contos com mural ao fundo (19) > 
O Braço e a Perna… 

por Luís Graça


Encontram-se no jardim dos avós que tinham andado na Guerra dos Cem Anos…

− Olá, Braço, donde vens ?

− Do centro de saúde onde fui apanhar uma pica…

− A vacina da gripe ?!

− … E da Covid, tamãe !... Pois, e tu ?


A Perna, queixosa, lá contou ao seu amigo Braço, donde vinha. De não muito longe. Duzentos passos, ali mesmo, do ginásio…

− O meu PT mandou-me andar…

− O teu PT ?!...

− O meu professor do ginásio.

− Ah!, o "coach", agora tamãe  tens um "coach", que chique!...

Pois, a Perna ainda andava na escola, numa classe mais atrasada. Era muito preguiçosa, dizia a Cabeça que era uma stôra, e que em tempos fora casada com a Perna. Acabaram por se divorciar por conflito de interesses e feitios. O Braço, não, já era mais crescido. Até tinha uma tatuagem: “I Love You”…

− Ah!, “Gosto Muito de Ti”! – traduziu a Perna, que só sabia essa frase do seu inglês de praia.

E perguntou-lhe de seguida:

− Ó Braço, gostas de quem, afinal ?

− Olha, gosto muito da minha “Canadiana”.

A Perna percebeu que era uma nova “namorada”… E,  como andava atrasado na escola, não sabia o que era uma “canadiana” (sic), a muleta que o Braço usava para se deslocar de casa para a galderice

Era hora do almoço, despediram-se, dando um abraço, o Braço, e uma pernada, a Perna.

E lá voltaram às suas casas, quer dizer, aos corpos a que pertenciam: o Braço a um cadáver que tinha sido doado à Ciência e onde os estudantes de medicina, ali perto, na Faculdade, praticavam anatomia; e a Perna, ao Museu do Combatente, onde passava os dias dependurada num bengaleiro, à espera de catalogação…

Enfim, tinha sido um belo passeio, aquele, com dois dedos de conversa no fim da manhã no Jardim dos Avós, que já eram mais velhos que a Guerra dos Cem Anos.

___________

Nota do editor:

Último poste da série > 6 de fevereiro de 2024 > Guiné 61/74 - P25141: Contos com mural ao fundo (Luís Graça) (18): Três amigos, três destinos - II (e última) parte

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Uma história infantil... daquelas que os avós, se lá chegarem, podem contar aos netos quando estes forem grandes...

Anónimo disse...


Uma história interessante que eu gostaria de contar ao meu neto Dinis, que tem 4 anos, como a tua neta, se eu estiver por cá, com idade, que ele possa entender.
Francisco Baptista

Joaquim Luis Fernandes disse...

Pois é!... chegaram os nossos dias de "comdor".
E disso me queixo eu, desde a ciática, com origem numa hérnia discal, que os neurocirurgiões desaconselham operar, até à dor de ombros e braços que uma tendinite gerou e teima em durar.

Quanto a netos para contar estórias. estou bem aviado: desde a mais velha, a Rita, que já passa dos vinte, e a Mafalda com 19 meses. E pelo meio temos a Inês, a Matilde, a Madalena e o Miguel. Sou um avô babado com angustias acrescidas, que estes tempos de incertezas, desorientações e roturas veem semeando.

Para o Luís Graça, os votos de que a operação decorra bem e seja um sucesso para os fins em vista.

Abraços
JLFernandes

Valdemar Silva disse...

Luis chega a vez a todos.

Eu já estou em casa, depois da aplicação de uma "pilha" no coração, duma terrível algália na bexiga e duma bactéria urinária hospitalar cá me aguento um bocado debilitado, desta vez com a ajuda do meu filho que ainda não regressou a sua casa nos Países Baixos.

Agora é tua vez Luis, desejo que tudo corra bem que merecemos ser tratados como deve ser.

Abraço
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bons amigos e camaradas, grandes pais, melhores avós, queridos filhos e netos... Correu tudo bem, estou a ver a 200%... Mas vou evitar por estes dias os ecrãs...E o Blogue!

Obrigado pelo vosso cuidado. Luis