sexta-feira, 31 de maio de 2024

Guiné 61/74 - P25590: (In)citações (266): Vamos identificar as Unidades com as Divisas, lemas e designações mais curiosas e divertidas (Augusto Silva Santos, ex-Fur Mil Inf)

1. Mensagem de Augusto Silva Santos (ex-Fur Mil da CCAÇ 3306/BCAÇ 3833, Pelundo, Có, Jolmete e Bissau 1971/73), com data de 29 de Maio de 2024, com  desafio de identificar unidades conhecidas pelas suas mais estranhas denominações:

Olá Carlos, boa tarde!

Para colmatar de alguma forma a minha longa ausência destas "lides", umas vezes por manifesta preguiça e outras por questões de saúde, aqui vai um pequeno ou pseudo desafio, isto porque não me lembro de alguma vez ter visto referências ao que passo a descrever, mas também é muito provável que já tenha acontecido sem eu ter dado por tal facto, pelo desde já peço desculpa.

Então é assim...

Depois da minha "estadia" em Jolmente / CCaç 3306, onde fui colocado em rendição individual e, após o regresso daquela à metrópole finda a sua comissão, fui colocado no Depósito de Adidos em Brá, no qual fiquei quase todo o ano de 1973 (por certo e por sorte por ali fiquei esquecido).

Durante esse período estabeleci contactos com muitos camaradas, uns que já havia conhecido na EPC / Santarém e no CISMI / Tavira, mas também tive o prazer de conhecer muitos outros que por aquela unidade iam passando, alguns infelizmente com sortes bem diferentes.

Assisti à chegada de muitas Companhias "piras", e também à partida de muitas outras com as suas comissões cumpridas (era praticamente o dia a dia do Depósito de Adidos), mas curiosamente três delas sempre me ficaram na mente, pelos slogans ou denominações pelas quais eram conhecidas/identificadas, agora vindas à memória passado meio século.

Será que alguém ainda se lembra/consegue identificar estas unidades e onde estiveram aquarteladas?

A saber:
- "FERRA O BICO"
- "DEIXA-OS POISAR"
- "COMPANHIA TOYOTA"

De notar que, relativamente a esta última, não era de facto a sua correcta denominação, mas viria a ficar assim conhecida pelo facto de já ter passado bastante tempo sobre o terminus da sua comissão, sem que houvesse ordem para o seu regresso. Esta identificação tinha assim a ver com o slogan utilizado pela Toyota aquando do início da sua comercialização em Portugal, e que dizia que "tinha vindo para ficar". Era o caso daquela Companhia.

Por certo haverá muitas outras igualmente conhecidas por formas curiosas/divertidas.

Forte abraço e saúde para todos!
Augusto Silva Santos


********************

2. Nota do editor CV :

Caro Augusto Silva Santos

(a) - Quanto aos "Ferra o Bico", apenas encontrei uma Companhia de Moçambique, a CCAÇ 4542/72, com esta designação. Não sei se houve alguma na Guiné porque não encontro nenhum registo. Se te vieres a lembrar, informa-nos.


(b) - Os "Deixós Poisar" são a CCAÇ 3549 / BCAÇ 3884, que fizeram a sua comissão em Fajonquito entre 1972/74.

(c) - Por sua vez, a CCAÇ 3520, cuja Divisa era "Os Homeopáticos de Cacine", como bem disseste, por estarem demasiado tempo na Guiné, exactamente 27 meses, eles próprios se apelidaram de "Companhia Toyota". Também adoptaram a designação de "Estrelas do Sul"

(d) - Já agora a propósito, a minha CART 2732, que cumpriu a sua comissão de serviço em Mansabá, tinha como Divisa "Nam Acha Quem Por Armas Lhe Resista", na Guiné o nosso lema era "Venceremos nem que seja a pontapé"

Era engraçado fazer no Blog um registo, não só das divisas mas também dos lemas adoptados em campanha pelos Batalhões e Companhias.

_____________

Nota do editor

Último post da série de 28 DE FEVEREIRO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25225: (In)citações (265): A Guerra. Nos últimos tempos as notícias tendem a ser brutais e deprimentes (Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf)

9 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Augusto, és bem aparecido... Sobre o teu repto... Já há tempos eu tinha aqui escrito:

(...) "Não sei se algum camarada, com espírito de colecionador, tem a lista completa com os +nomes de guerra+ das nossas unidades e subunidades, nomeadamente as que passaram pelo TO da Guiné entre 1961 e 1974. (E também os seus lemas ou divisas...)

"A mim, particularmente, interessava-me conhecer e analisar o 'bestiário da Guiné': pelo breve apanhado que fiz (ver acima alguns brasões, crachás e/ou miniguiões,trata.se de um amostra de conveniência...) , temos todos e mais alguns nomes da bicharada da arca de Noé, dos Tigres do Cumbijã (CAV 8351), aos Leões Negros (CCAÇ 13), passando pelos Falcões (CART 1525) e os Abutres (CCAÇ 3545) ... Os Lacraus (CART 11) também eram/são criaturas de Deus e temidos pela sua peçonha. E, para não parecermos racistas, é até criámos umas Águias Negras (BART 645), umas Onças Negras (CCAÇ 6) e uns Gatos Pretos (CCAÇ 5).

"Não sei se alguém já teve a ideia de fazer um apanhado desta bicharada, ou do nosso 'bestiário'... Do céu à terra, e se calhar ao mar, há cá de tudo,dos Répteis de Contuboel (CCAÇ 3547), dos Jagudis (CCAÇ 3, ou pelo menos, de um grupo de combate da CCAÇ 3, comandado pelo nosso camarada e amigo A. Marques Lopes). Os camaradas da CCAÇ 3325, por sua vez, eram os Cobras de Guileje.

"Temos muitos animais, dos felinos às aves de rapina, há cá tudo como no Jardim Zoológico, dos Gaviões (Pel Caç Nat 52, mas também CCAÇ 2796) aos Leopardos (38ª CCmds), sem esquecer os Jacarés (CCAÇ 1586) e os Panteras, em duplicado (CCAÇ 3538 e CART 1742)., uns talvez mais 'astutos e ferozes' do que outros. (...)

"De qualquer modo, também aqui os bravos da Guiné não se mediam aos palmos: veja-se o caso dos Lassas (CCAÇ 763), um formidável exército de formigas ("lassas"), guiadas por cães e comandadas por um "leão", o Leão de Cufar...

"O Leão (mais o Milhafre ou o Açor ?) aparece no brasão da CCAÇ 2726, mobilizada pelo BII 18 (Açores). E quem também não podia faltar era o patriótico Galo de Barcelos, a "mascote" dos Magriços de Guileje (CCAÇ 2617). De igual modo, a CCAÇ 4143 tem o Leão (Jubas) , o rei dos animais, no seu guião, leão que também aparece no brasão dos bravos da CCP 121 / BCP 12.

"Ah!, também os Vampiros (CCAÇ 2367) fizeram a guerra da Guiné... sem esquecer os veteranos da CCmds da Guiné (Brá, 1965/66): o alferes António Vilaça comandava o Gr Cmds Vampiros, de que faziam parte entre o Jamanca e o Justo (, integrarão mais tarde a 1ª Companhia de Comandos Africanos, tendo sido executados pelo PAIGC, já depois da independência)." (...)


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2019/10/guoine-6174-p20255-brasoes-guioes-ou.html

Hélder Valério disse...

Olá.

Sem dúvida interessante e curiosa este desafio que o Augusto aqui lançou.
Não posso contribuir pois só conheço o que por aqui foi aparecendo e que o Luís no comentário acima foi referindo.
Apenas me lembro de que um camarada do meu grupo de instrução no 1º Ciclo do CSM em Santarém e que integrou uma Companhia que foi para Moçambique, me escreveu uma vez a contar a curiosidade de terem dado à Companhia o lema de "C. Andando", que tal lema foi pedido ser explicado, creio que pelo Comandante do Batalhão onde se integravam e foi explicado que queria dizer "combatendo e andando", o que foi bem aceite, por mostrar a determinação do pessoal em se colocar sempre em movimento, embora na realidade quisesse dizer "defecando e andando".
Enfim, coisas!

Hélder Sousa

Valdemar Silva disse...

Quando cheguei a Bissau em Fev/1969 havia vários sodados com um crachá em que aparecia o mapa da Guiné em amarelo e com o lema "Os Mata Turras".
Diziam que faziam parte da tropa que saiu da zona do Boé.

Valdemar Queiroz

José João Domingos disse...

O meu batalhão 4516 tinha como lema "Firmes e constantes".
A rapaziada dizia: "Firmes e constantes ... à mesa".
Atendendo ao miserável rancho que nos era fornecido (a todos de alto a baixo) nunca percebi a brincadeira.

Um abraço

José João Domingos

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Lembro-me de um batalhão em que as companhias tinham como símbolo os "bonecos dos metralhas" e o lema era "Não Somos para Brincadeiras".
O lema da minha companhia CArt 1692 do BArt 1914 era "Sem Temor" e só as cores variavam. Claro que a dada altura já se dizia "Sem Timor e sem o Resto...".
O lema do BArt a que a Cart. 3494 (Xime) pertencia era uma autêntica parvoíce: "Na Guerra Preparando a Paz", como se fosse necessário andar à chapada primeiro para depois sermos todos muito amigos...
A Btr AA 3434 era "Os Avezinhas" e o lema era de um poema de Sebastião da Gama "Canção de Guerra" (Aos fracos e aos cobardes não darei lugar dentro dos meus poemas...) "Venham Comigo os Fortes"!

Um Ab.
António J. P. Costa

PILAO2511966 disse...

Se precisarem posso fornecer os Lemas ou mesmo as pastas que tenho em arquivo das unidades da Guiné. Cerca de 680 unidades.
Att
Carlos Coutinho

PILAO2511966 disse...

Se precisarem posso fornecer os Lemas ou mesmo as pastas que tenho em arquivo das unidades da Guiné. Cerca de 680 unidades.
Att
Carlos Coutinho

PILAO2511966 disse...

Se precisarem posso fornecer os Lemas ou mesmo as pastas que tenho em arquivo das unidades da Guiné. Cerca de 680 unidades.
Att
Carlos Coutinho
Esqueci me do email - ccbitton@gamil.com
Abr

Valdemar Silva disse...

Antes, da minha CART11 "Os Lacraus", era a CART2479 "Poucos quanto Fortes".

Valdemar Queiroz