terça-feira, 19 de novembro de 2024

Guiné 61/74 - P26168: Efemérides (446): Cerca de 300 fafenses homenagearam Jaime Bonifácio Marques da Silva, que na cidade de Fafe foi: Professor, Autarca, Fundador do Clube de Andebol, Treinador, etc. (Manuel Barros de Castro, ex-Fur Mil Enfermeiro)


1. Mensagem do nosso camarada Manuel Barros Castro, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCAÇ 414, Catió (1963/64) e Cabo Verde (1964/65), com data de 17 de Novembro de 2025:


Há já um mês que cerca de 300 fafenses, em agradecimento ao Prof. Jaime Bonifácio lhe prestaram uma mais que merecida homenagem. O professor foi que marcou Fafe e as suas gentes. Professor, Autarca, Fundador do Clube de Andebol, Treinador, etc.

Esta homenagem que fez mover muita gente, não só com as suas presenças mas dadas impossibilidades ou compromissos fizeram presença por diversos meios.

Foram os ex-atletas os promotores do evento, eles que, então, foram arrastados pelo pai do andebol em Fafe, a que aderiram, ex-alunos que não esquecem o carinho do seu professor de Educação Física; amigos pelo Homem que, vindo lá de baixo, mostrou o seu prestígio, o seu saber e a sua vontade de bem servir; ex-paraquedistas de Fafe pela sua camaradagem; e a Câmara Municipal na pessoa do seu presidente pelo empenho do seu trabalho como vereador.

Para ele o meu repetido e apertado abraço.
Manuel Castro



********************



(i) foi alf mil paraquedista, BCP 21 (Angola, 1970/72);
(ii) tem uma cruz de guerra por feitos em combate;
(iii) viveu em Angola até 1974;
(iv) licenciatura em Ciências do Desporto (UTL/ISEF) e pós-graduação em Envelhecimento, Atividade Física e Autonomia Funcional (UL/FMH);
(v) professor de educação física reformado, no ensino secundário e no ensino superior ;
(vi) autarca em Fafe, em dois mandatos (1987/97), com o pelouro de desporto e cultura;
(vii) vive atualmente entre a Lourinhã, donde é natural, e o Norte;
(viii) é membro da nossa Tabanca Grande desde 31/1/2014;
(ix) tem quase uma centena de referências no nosso blogue.


(Fixação do texto e edição de fotos: Carlos Vinhal)

_____________

Nota do editor

Último post da série de 8 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26129: Efemérides (445): Passam hoje 51 anos que este louvor foi publicado na Ordem de Serviço do Comando Territorial Independente da Guiné (Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil Inf)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Postagem da Aldina Sofia Silva, com data de 15 de outubro passado, na sua página do Facebook:
·
Há homenagens que vão muito para além do simbólico momento da entrega de uma placa. A homenagem de sábado foi pensada e organizada por pessoas que sentiram que o meu Pai as mudou, como jovens, como pessoas, como colegas, e como profissionais. O que senti no sábado foi uma homenagem ao que de mais puro o meu Pai tem, o humanismo, o sentido de justiça, de equidade, o amor pela profissão, o caráter, o dar o seu tempo aos outros sem receber nada em troca. Recebeu ontem, como recebe sempre que vai a Fafe, o amor e o carinho de todos/as que “passaram por ele”. Os/As que estiveram presentes e os/as que não estiveram mas queriam estar demonstraram uma sincera e verdadeira gratidão por um homem que até nem era de Fafe mas que adotou, quase como seus, os/as jovens desta cidade através do Desporto. Como o próprio referiu nada se constrói sozinho. E aqueles que o acompanharam durante muitas décadas também estiveram, e também receberam o mesmo carinho e gratidão. Foi uma felicidade enorme para mim e para o meu irmão sentir aquele ambiente, aquela alegria genuína do reencontro de várias gerações.

Obrigada de coração ao José Manuel Duarte e a todos/as que tornaram possível este momento.


https://www.facebook.com/aldinasofia.silva?locale=pt_PT

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Manuel Castro, meu camarada fafense (que ainda não conheço pessoalmente mas de quem o Jaime me tem falado com grande apreço, respeito, consideração e amizade):

Achei bonito o teu gesto: por tua iniciativa, em teu nome e dos fafenses que têm sentido de justiça e gratidão, partilhas no nosso blogue, que é meu, é teu, é do Jaime, é nosso, é de todos nós, antigos combatentes, amigos e camaradas da Guiné, a notícia da homenagem da gente boa de Fafe a um homem que é a minha terra, e meu amigo de infância...

Só por incompatibilidade de agenda, não estive aí nessa homenagem ao "pai do andebol de Fafe"...Foi a gente do desporto (mas também da cultura) que se lembrou do prof Jaime Silva.

O Jaime bem o merece, essa homenagem (cuja iniciativa não foi "top-down", mas "bottom-up", de baixo para cima), dos seus antigos alunos e demais amigos e admiradores de Fafe.

Foram 40 anos da sua vida em Fafe, com a Dina, a Sofia, o Pedro... E onde deixou o seu ADN (não apenas genético mas também político, desportivo e sociocultural)....

Manuel, obrigado. A gratidão é um dos mais nobres sentimentos do ser humano.