sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Guiné 61/74 - P26129: Efemérides (444): Passam hoje 51 anos que este louvor foi publicado na Ordem de Serviço do Comando Territorial Independente da Guiné (Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil Inf)


1. Mensagem do nosso camarigo Joaquim Mexia Alves (ex-Alf Mil Op Especiais da CART 3492/BART 3873, Xitole/Ponte dos Fulas; Pel Caç Nat 52, Ponte Rio Undunduma, Mato Cão e CCAÇ 15, Mansoa, 1971/73) com data de 8 de Novembro de 2024:

Passam hoje 51 anos que este louvor foi publicado na Ordem de Serviço do Comando Territorial Independente da Guiné.

Ainda não sabia naquela altura, (já tinha então acabado a Comissão Militar de 21 meses), quando seria o meu regresso a Portugal.

A CCAÇ 15 dos Balantas de Mansoa, era então a minha família e, embora desejasse obviamente muito regressar a casa, isso não constituía uma preocupação permanente.

Passado pouco mais de um mês, em Dezembro, fui surpreendido, verdadeiramente surpreendido, com a ordem de regresso a Portugal, de tal modo que quase não tive tempo de me despedir de todos aqueles que comigo estavam, porque a mala era então fácil de fazer, pois era apenas um pequeno saco com mais whisky do que roupa. E assim regressei a tempo de ainda quase no limite passar o Natal de 1973, com a família em Monte Real, o que obviamente, foi para os meus pais, irmãs e irmãos, e para mim, um belíssimo presente de Natal.

Ainda hoje em dia me orgulho deste louvor e nele me revejo inteiramente.

Aqui fica a recordação.
Por Portugal, sempre!

Monte Real, 8 de Novembro de 2024
Joaquim Mexia Alves

_____________

Nota do editor

Último post da série de 15 de outubro de 2024 > Guiné 61/74 - P26047: Efemérides (443): 15 de outubro de 1969, perdas, inesquecíveis, uma saudosa amizade e porquê

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Joaquim, nada mais justo, aos olhos de quem conhece, ou conheceu, a tua maneira de ser e de estar na vida, na guerra e na paz, as tuas qualidades humanas, a tua capacidade de liderança e de trabalho em equipa... Parabéns, para além do louvor (que fizeste bem em partilhar connosco), pela tua/vossa 100ª edição dos almoços/convívios da Tabanca do Centro. Devia já ser um "estudo de caso" a tua/vossa tertúlia. Há muito que não apareço e estou com saudades. Mantenhas. Luis