Desde já felicitamos o Joaquim e o Miguel, pela dedicação à organização destes convívios, o primeiro no terreno e o segundo no apoio.
A tertúlia da Tabanca do Centro está de parabéns, esperando nós que se continuem a encontrar regularmente como até aqui.
100.º ENCONTRO DA TABANCA DO CENTRO
Pois é, meus camarigos, o tempo passa a voar e em Janeiro a Tabanca do Centro faz 15 anos!
Mas antes disso e já no dia 29 de Novembro, vamos ter o nosso 100º Encontro, o que é uma marca digna de ser comemorada.
Com efeito, tirando o tempo da pandemia, a Tabanca do Centro reuniu uma média de 8 vezes por ano. De fora ficaram por norma os meses de Julho e Agosto (com a dispersão do pessoal no período de férias de verão), Dezembro (devido à sobreposição com os tradicionais festejos de Natal) e o mês em que a Tabanca Grande realizava o seu Encontro Nacional (evento que não teve continuidade nestes últimos anos).
Já vão longe os encontros em que éramos sempre mais de 60 camarigos e, se bem me lembro, chegámos a ter um encontro com quase 100 camarigos.
Mudámos quatro vezes de local, pois começámos na Pensão Montanha em Monte Real, com o cozido à portuguesa, daí fomos para o salão paroquial de Monte Real, ainda com o excelente cozido à portuguesa da D. Preciosa, de quem temos muitas saudades, depois fizemos uma única experiência na “Tertúlia do Manel” e finalmente assentámos arraiais no Saloon, com o seu buffet, onde nos mantemos, pelo menos por agora.
Vêm camarigos de todo o lado, desde Lisboa até ao Porto, passando por Aveiro e outras paragens deste nosso Portugal.
Desde a primeira hora que no momento do pagamento cada um, segundo as suas possibilidades, dá mais qualquer coisa para podermos ajudar os Combatentes em dificuldades, o que tem acontecido periodicamente.
Vamos envelhecendo, mas vamos mantendo acesa a chama da amizade que une sempre aqueles que, como nós, estiveram numa guerra e foram colocando as suas vidas nas mãos daqueles que estavam ao seu lado.
Cá vos esperamos a todos, a todas as Tabancas que se vão juntando por Portugal afora, para comemorarmos condignamente e em alegria este 100º encontro da Tabanca do Centro.
Monte Real, 8 de Novembro de 2024
Joaquim Mexia Alves
_____________
Nota do editor
Último post da série de 10 de outubro de 2024 > Guiné 61/74 - P26030: Convívios (1008): XXIX Encontro/Convívio dos Antigos Combatentes da Vila de Guifões, levado a efeito no passado dia 5 de Outubro de 2024, em Vila Boa de Quires
1 comentário:
Um dia destes, alguma menina mestranda ou doutoranda vai-se interessar por este caso de socialização, convivialidade, solidariedade, camarigagem (sic), longevidade e resiliência que é a tertúlia de antigos combatentes, mais conhecida por "Tabanca do Centro"...
O "régulo" (incontestado, amado, insubstituível, vitalício) é o Joaquim Mexia Alves, e que tem no talento e sentido de humor do Miguel Pessoa o editor do blogue e o diretor da revista "Karas", a animador, o relações públicas, enfim, o "peso-pesado"...
Juntamos os dois no nosso abraço de parabéns por mais este recorde, extensivo a todos os nossos amigos e camaradas do Centro que animam esta tertúlia (em média 8 vezes por ano). A mais antiga a seguir à Tabanca de Matosinhos, ambas "federadas" na Tabanca Grande... Que Deus, Alá e os bons irãs vos protejam! Luís
Enviar um comentário