Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Guiné 61/74 - P26284: Desejando Boas Festas, Feliz Ano Novo de 2025, e aproveitando para fazer... prova de vida (6): Mensagem natalícia de Valdemar Queiroz, ex-Fur Mil da CART 2479/CART 11
1. Mensagem natalícia do nosso camarada Valdemar Queiroz, ex-Fur Mil da CART 2479/CART 11, (Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70):
Caros amigos e camaradas da guerra na Guiné.
É com grande entusiasmo que vos desejo BOAS FESTAS, embora não esteja de boa saúde, ainda cá estou e sem me esquecer da rapaziada que esteve na guerra da Guiné há mais de meio século.
Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo 2025 com saúde, assim como para todos os seus familiares.
Anexo a imagem de um presépio que bem podia ter sido feito no nosso tempo, em terras africanas.
Também anexo páginas da História da Unidade, ainda como CART 2479 (só no início do ano 1980 passamos a CART 11) reportando o NATAL de 1969, com a Companhia sediada no Quartel de Baixo, em Nova Lamego, mas em intervenção com pelotões por várias tabancas do Leste.
Eu com o meu 4.º Pelotão passámos o Natal em Canquelifá, mas por incrível que seja não me lembro como se passou esse dia, com a exceção da actuação de um conjunto musical que chegou de Bissau, que o baterista pôs os africanos do público em delírio.
No dia de Natal recebemos a presença do Comandante do Agrupamento da região, assim como na noite de Natal também estiveram na sede da Companhia em Nova Lamego Abraço e saúde da boa para todos
Valdemar Queiroz
_____________
Nota do editor
Último post da série de 18 de dezembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26283: Desejando Boas Festas, Feliz Ano Novo de 2025, e aproveitando para fazer... prova de vida (5): Mensagem natalícia de Joaquim Costa, ex-Fur Mil API da CCAV 8351
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Rectifico a gafe : em 1970 a CART.2479 passou a CART.11 "Os Lacraus", e não em 1980.
Valdemar Queiroz
Grande Valdemar. Muito original o teu presépio. Para ser perfeito só falta um fino (como se diz na nossa terra) bem tirado, com a espuma a escorrer pelo copo...
É bom saber que continuas alerta no teu posto de vigia.
Um Santo Natal
Joaquim Costa.
Folgo em saber que, apesar da tua "solidão" e "estado de saúde", ainda consegues, com um brilhozinho nos olhos, evocar um natal passado na Guiné...Obrigado, Valdemar. Eu que é não me lembro mesmo de estar sentado à mesa na Consoada, nesses 2 anos que lá passei (1969 e 1970)...E quanto à história dos "Lacraus", merece passar a ser lida, em "folhetins" na montra grande no nosso blogue... Vou-te encarregar dessa escrita... TPC para o ano (novo) de 2025...E faz-te bem à tola...
No mínimo é típico este presépio de Natal. Grande imaginação!
A troca de anos de 1980 em vez de 1970 todos se aperceberam disso, pois em 80 já estávamos todos em casa há muito tempo.
´´Para ser perfeito só falta um fino (como se diz na nossa terra) bem tirado, com a espuma a escorrer pelo copo...´´
Um ´"fininho" como ainda chamamos, bem tirado, com gás, e espuma a correr pelo copo, bem geladinho...
Essas folhas da História da Unidade, são iguais para todas, o estilo sempre igual.
E para não faltar tem de se escrever sempre "Sua excelência o comandante do sector visitou a tabanca X acompanhado por Y"
Bom Natal e com espirito para se passarem os anos que temos pela frente.
Abraço
VT.
Obrigado caros amigos, isto não está fácil, como diria o dono da loja.
Com a grande pachorra para viver sozinho, ainda bem que por razões de saúde não pode marchar um fino, ou melhor dizendo uma loira imperial (cá por baixo somos cag*es).
Doutra forma, já marchavam que nem recrutas na ordem unida "vamos repetir, outra vez erdo. erdo".
Bom Natal e saúde da boa
Valdemar Queiroz
Enviar um comentário