domingo, 2 de fevereiro de 2025

Guiné 61/74 - P26450: Os nossos seres, saberes e lazeres (667): Rescaldo da apresentação do livro "Orando em Verso III", da autoria do nosso camarigo Joaquim Mexia Alves, levada a efeito no passado dia 24 de Janeiro de 2025, na Igreja Matriz da Marinha Grande

APRESENTAÇÃO NA MARINHA GRANDE DO LIVRO
"ORANDO EM VERSO", DE JOAQUIM MEXIA ALVES

Na sexta-feira, 24 de janeiro, o Salão 1 da Igreja Paroquial da Marinha Grande acolheu a apresentação pública do livro “Orando em Verso”, da autoria de Joaquim Mexia Alves. O evento contou com a presença do padre Armindo Castelão Ferreira, pároco da Batalha, que teve a honra de fazer a apresentação da obra.

“Orando em Verso” reúne uma seleção de orações poéticas escritas por Joaquim Mexia Alves ao longo do tempo. O autor, colaborador habitual do website da Diocese de Leiria-Fátima e da Revista Digital REDE, partilha com os leitores textos que refletem sobre a fé, a espiritualidade e a meditação, frutos da sua vivência pessoal.

A receita da venda do livro será integralmente destinada à paróquia da Marinha Grande, com especial enfoque na construção do Centro Pastoral, um projeto muito aguardado pela comunidade local.

Na sua intervenção, o padre Armindo Castelão Ferreira destacou a generosidade e a entrega de Joaquim Mexia Alves, lembrando que o autor, ao escrever estas orações poéticas, oferece ao público não apenas palavras, mas uma expressão da sua vida de fé e de oração. “Estes poemas são ‘oxigénio para a alma'”, afirmou, referindo que os textos do autor podem ser uma fonte de consolo tanto nos momentos felizes como nos difíceis, levando os leitores a Deus em oração e meditação. O padre Armindo exortou todos a seguirem o exemplo de Joaquim Mexia Alves, que, ao partilhar o seu talento e dedicação, demonstra um profundo compromisso com a comunidade e com a fé cristã.

O padre Armindo referiu ainda que este é o terceiro livro publicado por Joaquim Mexia Alves e que, desde o primeiro lançamento, o autor tem demonstrado uma dedicação constante à partilha da sua fé através da escrita. Recordou com carinho as palavras que escreveu aquando da apresentação do primeiro livro de Joaquim, e quando soube que o terceiro estava prestes a ser publicado, expressou a sua felicidade e o seu apoio incondicional ao projeto.

“Orando em Verso III é expressão viva do teu viver em Cristo e da tua vida na comunidade cristã”, concluiu o padre Armindo, deixando uma mensagem de gratidão e encorajamento, na esperança de que Joaquim possa continuar a partilhar com todos os frutos da sua vida de fé. E, com um tom de leveza, disse que aguardam ansiosamente o próximo livro, Orando em Verso IV.

Joaquim Mexia Alves, por sua vez, revelou que para ele a escrita das orações e dos versos não é uma tarefa difícil, mas um prazer e uma forma de se encontrar com Deus. Agradeceu a todos que tornaram possível a realização deste livro, destacando a colaboração do padre Patrício, responsável pela edição e pelo prefácio, e da fotógrafa Daniela, que contribuiu com uma excelente imagem para a capa.

O evento, além da apresentação do livro, foi uma celebração de comunhão, com a presença de diversos membros da comunidade da Marinha Grande. Através deste gesto de partilha, o autor quis também expressar a sua gratidão pela paróquia que o acolheu em tempos difíceis, tornando-se para ele uma verdadeira família em Cristo.

O livro “Orando em Verso” está disponível para venda, com a totalidade da receita a reverter para os fundos do Centro Pastoral da Marinha Grande.


(Com a devida vénia à Diocese de Leiria-Fátima e ao Blogue da Tabanca do Centro)
_____________

Notas do editor:

Vd. post de 16 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26397: Os nossos seres, saberes e lazeres (663): Convite para a apresentação pública do livro "Orando em Verso III", da autoria do nosso camarigo Joaquim Mexia Alves, dia 24 de Janeiro de 2025, pelas 21h30, no Salão 1 da Igreja Matriz da Marinha Grande

Último post da série de 1 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26447: Os nossos seres, saberes e lazeres (666): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (190): From Southeast to the North of England; and back to London (9) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: