Guiné - Bissau > Bissau > 2 de fevereiro de 2025 > Aqui foi o local do antigo Café Bento / 5ª Rep > Confluência da Av Amílcar Cabral com a Rua António Nbana
Fotos (e legenda): © Patrício Ribeiro (2025. Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghVbS5U3bVCc4KejuORLLiFK9S1otaos79RJzybWPPbYBCn3W_Bkwhh5qVOliPDOaSyIzqeHARV8huLeIlxqcj3J_lv7tQSZIHwYR-2_zdr6XH44h4VO0v4VfxWFRaS_rTnJ0MGkeg8w31atjE5Jhdi9Zqi5GQri16UMQ0awqNwEKgdw0CHOIz/w258-h320/Guine_Bissau_Patricio_Ribeiro_2022_foto_v4.jpg)
Patrício Ribeiro, nosso amigo e camarada (foi fuzileiro em Angola, 1969/72), histórico membro da Tabanca Grande, nosso "embaixador em Bissau", cicerone, autor da série "Bom dia desde Bissau"; fundador da empresa Impar Lda; vive na Guiné-Bissau há 4 dezenas de anos; tem mais de 180 referências no blogue.
1. Mensagem do Patrício Ribeiro (*), com data de domingo, 2, por volta das 23h30:
t (?)... Pelo Fernando Barata de aquando da construção do Hotel em Cacheu.
Depois foi entregue a um antigo presidente, foi alugado á RTP África, até há pouco mais de um ano. De onde retirei parte dos equipamentos, para o novo edifício da Delegação da RTP no Chão de Papel.
Matennhas. Patrício
2. Comentário do editor LG:
Centenas, milhares de camaradas nossos passaram pelo Café Bento , ao longo da guerra (!)...Não há uma única foto do raio da esplanada da famosa 5ª Rep, com a malta na esplanda em primeiro plano!... Toda a gente se gaba de lá ter passado e transpirado (e alguns, "conspirado"), mas ninguém ficou com um "recuerdo", a não ser alguma foto de grupo, tirada na esplanada ou no interior... Aliás, o mesmo se passou com outros lugares do roteiro da "noite" de Bissau: cervejaria Solmar, resturante Pelicano, pastelaria Império, restaurante Solar dos 10, boite Chez Toi...
Perdão: o Carlos Silva tem duas ou três fotos da zona na sua página do Facebook, que, com a devida vénia, iremos republicar... (O Café Bento ficava em frente à Casa Gouveia...Para a malta do nosso tempo, a Av da República, larga e comprida, ia do palácio do Governador até à 5ª Rep, a "civilização" acabava ali.)
Temos dezena e meia de referências ao Café Bento. Obrigado, Patrício, és o melhor cicerone de Bissau e da Guiné-Bissau toda. Aproveito para (re)publicar uma foto da Av Amílcar Cabral, renascida como a Fénix. Surpreendente, devo-te dizer. (A seta a amarelo sinaliza o antigo edifício do Café Bento.
____________
Nota do editor:
Último poste da série > 3 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26454: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (52): A antiga Cervejaria Solmar, na Av Domingos Ramos, perto do mercado novo e da Segurança Social
5 comentários:
Patrício, o Fernando Barata a que te referes, que quis fazer remodelar o Café Bento e fazer um restaurante, será o conhecido empresário hoteleiro, que se popularizou também no futebol, como presidente do Farense... Nassceu em Ponte de Sor, em 1937, e morreu em Abufeira, em 2022.
Emigrante na Suiça, terá regressado a Portugal na boa altura em que se compravam hotéis baratos. Chegou a ser conhecido como o "senhor Turismo". Tinha interesses no Algarve, Lisboa, Londres e Guiné-Bissau... É o que li aqui neste artigo de opinião:
Jornal do Algarve >13 Mar. 2022, 16:00 > João Leal >Crónica de Faro: Na morte de Fernando Barata
O Fernando Barata foii também cônsul honorário da Guiné-Bissau, em Faro, ao tempo do Presidente 'Nino' Vieira . (No Porto, era o major Valentim Loureiro.).
O Grupo Barata Hotels, fundado por Fernando Barata em1966, tem pelo menos 8 unidades hoteleiras em Portugal,além de uma cadeia de restaurantes e bares...
Especular avenida, com os peões a passar entra às faixas de rodagem. O Patricio ou o nosso amigo Cherno Baldé poderão fazer um comentário sobre esta novo avenida, que até parece ser proibido passar automóveis ahahah. Valdemar Queiroz.
Ó Cabral, quem viu (em 2008) a tua avenida, e quem agora a vê...Mas deixa-me usar aqui, de maneira bem humorada, um provérbio da nossa terra (continuas a ser português, ou pelo menos lusófono): "Erros de médico e calceteiro a terra os cobre"...
"Mas só não erra, quem nada faz"m parece-me a ouvir-te, a sussurar, tu lá no teu túmulo, na Amura, agora Panteão Nacional...ao lado de alguns dos que te mataram, ou são suspeitos de te terem quererem matar...(Sabes como são as "revoluções", à esquerda ou à direita, muitas vezes os filhos e netos acabam por matar os pais e os avós, ou dito de outra maneira, as criaturas que matam os criadores...).
Estas "imagens" fazem bem à autoestima dos guineenses...A seguir ao "asfalto" novo, que venha o resto, e que é o mais importante de tudo: o desenvolvimento humano, económico, a paz, a saúde, a educação, o saneamento urbano básico, a "bianda" nossa de cada dia...e por aí fora.
Enviar um comentário