1. Mensagem de ontem, 1 de Março de 2025, dia de aniversário da nossa nova Amiga Grã-Tabanqueira Vilma Crisóstomo, do nosso editor Luís Graça:
Ao lado de um grande homem está uma grande mulher. A história de amor do João e da Vilma foi aqui partilhada no blogue, em 2013[1], e a Vilma já há muito que faz parte da Tabanca Grande. A nossa melhor prenda (minha, do Carlos e do João) é mandar-lhe a seguinte mensagem:..
"Dear Vilma, on your birthday our best gift is to tell you that from today onwards you will be a member of our Tabanca Grande, please sit in your seat number 900, under our Poilão, the great, symbolic, fraternal, and sacred tree, where we all fit with everything that unites us and even with what can separate us. If João is the leader of the Tabanca of the Lusophone Diaspora, you are his pillar: behind a great man (and best friend) there is always a great woman (and best friend), even more so a beautiful woman, born in a lovely European country like Slovenia. Good health and long life, you deserve everything."
Tradução para português:
"Querida Vilma, em dia de aniversário a nossa melhor prenda é dizer-te que a partir de hoje passas a ser membro da nossa Tabanca Grande, por favor senta-te no lugar n.º 900, à sombra do nosso Poilão, a nossa grande árvore, simbólica, fraterna, sagrada, onde cabemos todos com tudo o que nos une e até com aquilo que nos pode separar. Se o João é o régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, tu és a sua trave-mestra: ao lado de um grande homem (e bom amigo) há sempre uma grande mulher (e boa amiga), ainda para mais uma mulher bonita, nascida num país europeu adorável como a Eslovénia. Muita saúde e longa vida, que tu mereces tudo."
2. Comentário do coeditor CV:
De há muito que a nossa Grâ-Tabanqueira Vilma Crisóstomo faz parte do léxico da Tabanca Grande. Podemos dizer que, onde está o João, está a Vilma, seja em convívios dos companheiros da Guiné, do marido, seja nas mais variadas actividades sociais e culturais onde o João está presente. Este nosso estimado camarada, sabemos, esteve e está envolvido em inúmeras iniciativas, podemos dizer a nível mundial, sendo as mais notáveis, o Movimento Luso-Americano para a Autodeterminação de Timor Leste e o Dia da Consciência. A primeira causa pressionou a oponião pública e política internaciona a favor da independência daquele antigo território português e a segunda na perpetuação da memória do herói nacional que foi Aristides Sousa Mendes.
Seja onde e como for, a Vilma está sempre presente com o seu cativante sorriso.
Temos, portanto, muita honra em receber entre nós, velhos combatentes, esta simpática senhora que não nos é desconhecida de todo porque esteve já presente, no dia 25 de Maio de 2019, em Monte Real, no XIV Encontro da Tabanca Grande.
XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > 25 de Maio de 2019 > O casal João e Vilma
_____________
Notas do editor:
[1]- Vd. post de 23 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11448: Os nossos seres, saberes e lazeres (51): WE HAVE IT!!!.... Um linda história de amor, um reencontro ao fim de 40 anos, um casamento em Nova Iorque... E agora, que sejam felizes para sempre, meus queridos João (Crisóstomo) e Vilma (Kracum)! (Tabanca Grande)
e
29 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11499: Os nossos seres, saberes e lazeres (52): João e Vilma Crisóstomo, "just married", são notícia no New York Times e no LusoAmericano
Último post da série de 25 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26527: Tabanca Grande (568): Homenagem ao capitão e cavaleiro Leite Rodrigues (Aveiro, 1945 - Matosinhos, 2025), ex-alf mil cav, CCAV 1748 (1967/69), membro da Tabanca de Matosinhos: passa a sentar-se, simbolicamente, no lugar n.º 899, sob o nosso poilão, a título póstumo
7 comentários:
Parabens Casal Maravilha!
Que bonitos estão ambos, parece um dia de namorados, mas é de anos e ainda melhor.
Fico sempre a sismar nos teus suspensórios João?
Cá não há disso...
Tenho de ir a NY!
Abraço e muito amor entre ambos ?
Virgilio Teixeira
Caro amigo camarada Virgílio Teixeira,
Serás recebido de braços abertos quando quiseres vir a Nova Iorque. Mas que não seja por causa de suspensórios: aqui é mais difícil encontrar bons suspensórios do que aí. Não me recordo bem onde comprei este, mas quando viajo uma das minhas manias é encontrar suspensórios. Sei que comprei alguns na Alemanha há uns oito anos atrás , mas também os encontrei bons em Portugal ( em Torres Vedras).
O segredo está em nunca esquecer. Aparecem quando a gente menos espera. Por mim agora estou mais ou menos "alinhavado", mas se eu vir um par que goste, vais ter um presente.
Abraço,
João C.
João Crisóstomo, Nova Iorque
Meus caros,
Obrigado(s), muito mesmo. Esta nossa Tabanca, vocês todos, têm- me (nos) dado momentos com que eu jamais sonhava poder ter, causados e relacionados pela nossa experiência na Guiné.
Foi graças à Tabanca que vim a reencontrar os meus colegas que estiveram físicamente comigo na Guiné, e depois vim a conhecer tantos mais que lá estiveram e que hoje me fazem o favor de grande amizade.
Agora vocês "juntam o creme e a cereja ao bolo", ao receberem e fazerem da minha Vilma uma Tabanqueira oficial. Não sei o que lhes dizer, excepto que lhes estamos muito gratos e nos sentimos honrados e felizes por isso. Dum modo especial agradecemos ao Luís Graca e Carlos Vinhal, pois que deles partiu a iniciativa e decisão. De acordo com as vossas instruções vou providenciar umas fotos etc.
Porque a história da Vilma, antes de nos reencontramos tem “histórias” que acho invulgarmente interessantes, eu vou escrever o que dela tenho ouvido e que algumas vezes até temos revivido. Não será um post tão interessante como muitos dos “Humor de caserna”que vocês publicam, pois talvez "a cor dos meus óculos" me levem a ver as coisas mais coloridas do que outros sem os mesmos óculos as verão. Mas agora que ela é oficialmente tabanqueira, creio que os nossos camaradas gostarão de ler e conhecer o que ela me em contado. Deixo tudo isso ao vosso critério evidentemente, que não é assunto relacionado com nada da Guiné.
João Crisóstomo, Nova Iorque
Grande abraço para o Crisóstomo e Vilma, é sempre um prazer vê-los no Blog.
Henrique Matos
Grande abraço para o Crisóstomo e Vilma, é sempre um prazer vê-los no Blog. Henrique Matos
Boa noite João crisóstomo.
Obrigado pela tua atenção.
Realmente nunca irei aos EUA, já o tinha dito que não estou preparado para uma longa incursão na América.
Só ia se ainda estivessem por aí os meus heróis da Banda Desenhada.
.
Coshice, Sitting Bull. Touro Sentado e tantos outros chefes índios, apache. Sioux., o Forte Álamo onde se deu a queda do Forte a morte do seu lendário explorador, que não me lembro do nome, a reconstituição da batalha de Little Bit h
Horne onde foi aniquilado o 7o regimento de cavalaria do General cyst
Custer.
E não faltando as imensas 'Colunas' dos conquistadores da América que é hoje.
A brincar fui dando uma revista à minha memória e ainda saiu alguma coisa.
Os melhores suspensórios que ainda tenho são os comprados em Frankfurt, Paris e Bruxelas.
.
Aqui não há grande coisa. São muito bons para velhotes mesmo..
Este adereço imprescindível tem de ter além das 2 garras à frente, mais 2 atrás.
As garras têm de ser de alta qualidade e não ferir os dedos, no meu caso por causa da psoriase na ponta dos dedos.
Cores e elásticos bons pois para mim são mesmo para segurar as calças.
Obrigado pela tua ajuda mas tenho de encontrar melhores alternativas, e que sejam para o meu tamanho.
Abraço para ti e beijo à Vilma, vamos a ver as suas histórias.
E cuidado com a nova administração nos USA.
Virgílio Teixeira
João, a(s) história(s) da Vilma e do seu país de origem, a Eslovénia, será(ão) bem vinda(s)... Afinal sabemos tão pouco da Suíça dos Balcãs... E, para mais, ela é enfermeira, capaz de entender melhor do que ninguém as mazelas do corpo e da alma dos antigos combatentes. Chicorações. Luis
Enviar um comentário