
Luís, porque hoje é domingo calmo, envio algumas fotos, antes de ir Quinhamel comer umas ostras e dar um mergulho no meio dos tarrafes.
Há umas semanas atrás, durante os meus passeios “passa...tempo”, tirei algumas fotos da praça de produtos alimentares, no cais de Bubaque, antes da saída do navio de passageiros para Bissau.
As mulheres são quem se dedica à sua apanha para a alimentação diária da sua família, o resto é para venda e assim conseguem algum dinheiro.
Como não há energia, não há frio, mas há 35º de temperatura, o produto tem que ser fumado para aguentar algumas semanas... Assim é em quase em todas as tabancas na Guiné.
Junto umas fotos, dos meus “passa...tempos” por toda a Guiné, enquanto as pernas deixarem e houver cerveja.
Desta vez foi instalação de energia solar, para se instalar a telemedicina no Hospital de Bubaque, é um projeto novo que vai ser replicado. Este mês vai começar a funcionar.
Existe um outro projeto semelhante, entre o Hospital Militar em Bissau (construído pela China) e um Hospital na cidade Porto, que já funciona há alguns meses.
Também por lá andei a “passar...tempo”.
Abraço, Patrício
Patrício RibeiroPortuguês, natural de Águeda, da colheita de 1947, criado desde criança em Nova Lisboa, hoje Huambo, Angola, ex-fuzileiro em Angola (1969/72), a viver na Guiné-Bissau desde 1984, fundador, sócio-gerente e ex-director técnico da firma Impar, Lda; é um "histórico" nossa Tabanca Grande (que integra desde 6/1/2006): é o português que melhor conhece a Guiné e os guineenses; é o nosso "embaixador" em Bissau, colaborador permanente para as questões de ambiente, geografia e economia, autor da série "Bom dia, desde Bissau".
Foto nº 9 > Guiné- Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Bubaque > 9 de fevereiro de de 2025, 12:31 > O meu "passa... tempo": instalação de ergia solar para a telemedicina no hospital de Bubaque
6 comentários:
Patrício, apetece ir a Bubaque.
Onde é que costumas ficar ?
Daqui a menos de 50 anos, não existe mais!
Que os bons irans te continuem a dar energia motora de modo a que possas continuar nos teus " passa tempos " , contribuindo para o desenvolvimento da terra que todos amamos e para que possas continuar a usufruir das suas riquezas sócio/económicas.
Obrigado Patrício pelas fotografias que nos remetem para a juventude.
Grande abraço
Eduardo Estrela
Obrigado Patrício.
Nunca fui a Bubaque nem aos Bijagós, de praias, só conheço a de Varela.
Mas com estas imagens de sonho, dá vontade de ir visitar.
Talvez na próxima encarnação!
VT/.
Já lá vão 40 anos, só na Guiné!
Enviar um comentário