quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2474: Cusa di nos terra (15): Susana, Chão felupe - Parte IX: Os indomáveis guerreiros felupes (Luiz Fonseca, ex-Fur Mil TRMS)


Guiné > Região do Cacheu > Susana > Junho de 1972 > Dia de ronco... dia da morte do comandante do PAIGC, Malan Djata, cuja cabeça foi cortada por elementos da população, felupe, após a sua captura na sequência de um ataque falhado ao aquartelamento de Susana.

Foto: © Luiz Fonseca (2007). Direitos reservados.


Guiné > Ilha de Bolama > Bolama > CCAÇ 13 > 1969 > O Dudu, à esquerda, e o nosso camarada e amigo Carlos Fortunato que, tal como o Luiz Fonseca, privou com (e tem uma grande admiração por) os felupes.

(...) "O recruta africano que surge na foto é Dudu, 2º comandante de um pelotão de milícias felupes, o 1º comandante chamava-se Ampánoa, cada felupe tem apenas um nome. Foram enviados para Bolama, para serem treinados por nós e integrado nas forças regulares, mas não irão integrar a nossa companhia, pois regressarão à sua região em Varela (região norte zona de Cacheu), no entanto contrariamente ao planeado, acabarão depois por integrar temporariamente a CCaç. 14, antes de irem para Varela.

"Adversários temíveis, os felupes possuem elevada estatura (a minha altura é 1,84m, e como se pode ver na foto ele é praticamente da minha altura),e grande robustez física" (...)


Foto e legenda: Carlos Fortunato > Guerra na Guiné - Os Leões Negros (com a devida vénia...)


1. Texto de Luiz Fonseca , ex-Fur Mil Trms, CCAV 3366/BCAV 3846 (Suzana e Varela , 1971/73), enviado em 5 de Janeiro último:

Caro Luis:

Vi algum tempo atrás Flags of our Fathers (Bandeiras dos nossos pais) [, o filme de Clint Eastwood]. Os primeiros 5 minutos do filme transportaram-me à nossa realidade. Quarenta anos depois aqueles ex-combatentes dizem, na película, que "... qualquer parvalhão julga que sabe o que é a guerra... sobretudo aqueles que nunca combateram... heróis e vilões não faltam, mas geralmente não são aquilo que pensávamos... só os seus companheiros podem testemunhar os seus feitos"

Perguntarás por que carga de água esta introdução e o tem que ver com aquilo que já escrevi em anteriores intervenções. As relações são, a meu ver, evidentes.

Os heróis e os vilões, sejam militares ou civis, não nascem por decreto nem tão pouco por meras conveniências de uma qualquer conjuntura.

Falei, ainda que superficialmente, do João Uloma (2). Herói para uns, vilão para outros. Mas esta personagem, foi apenas mais um guerreiro felupe, produto de uma ancestral forma de vida num mundo já bem próximo do século XXI.

Já referi que, para entender os Felupes, a sua forma de agir e de estar, era preciso, com alguma certeza, não só viver com eles como recuar alguns séculos. Eles aprenderam, a expensas suas, que a frase Honra aos vencidos nunca lhes foi aplicada.

Reagiram sempre a domínios locais, regionais e extra-continentais. Os portugueses no séc. XIX (Djufunco ou Bolor - 1879) e no séc. XX (Varela, Catões e Suzana - 1934), já o tinham comprovado.

Não tenho outro conhecimento que me ajude a avaliar quantos, quais e quando esse espírito de chão foi igualmente utilizado contra os vizinhos do Norte. Os do outro lado do grande rio (Casamance, em francês ou Casamança, em português) que se dizem muçulmanos, não djolas [ou diolas, em português; jolas, em francês]. Passo a exemplificar.

Os incidentes que vou citar ocorreram em 1972 (Abril/Setembro), entre a população de um grupo de tabancas fronteiriças (Cassolol) e elementos das forças armadas do Senegal, mais propriamente tropas pára-quedistas, as chamadas forças especiais.

Questões antigas, talvez com algumas dezenas ou mais que uma centena de anos dizendo respeito ao cultivo das bolanhas e seus produtos, à colheita de vinho de palma e a tentativa de ter temporariamente bajudas. De quando em vez alguém se lembrava de desenterrar o machado de guerra. Das vezes anteriores, que se saiba pela diplomacia felupe, tudo tinha ficado no campo das ameaças mútuas.

Desta feita tudo foi mais longe. A tropa senegalesa veio até à zona dos Cassolol para obter vinho de palma e os favores de algumas bajudas. Só que, como sempre sucedeu, os habitantes negaram-se a aceitar tais pedidos.

Pelo que me foi referido, a tropa senegalesa forçou a entrada na zona do palmal da tabanca, chegando a disparar sobre um dos recolhedores de vinho que se encontrava no cimo duma palmeira. A população destas tabancas, em regime de auto-defesa, portanto armada, reagiu. Estranhamente, tendo em vista o armamento utilizado (Mauser e arco e flecha de um lado, espingardas automáticas FN do outro), da troca de tiros resultou um saldo desfavorável aos intrusos que, além de muito material de guerra, deixaram no terreno seis mortos. A população sofreu dois feridos ligeiros, tratados pela tropa, sendo um deles o recolhedor de vinho que caiu da palmeira.

Quanto o nosso Grupo de Combate chegou ao local, não encontrou um cenário agradável. Estávamos em chão Felupe e, como referido em anteriores escritos, assim foram tratados os senegaleses, como invasores. Mais uma vez não houve prisioneiros, nem honra aos vencidos.

O que se encontrou foram seis corpos decapitados, embora soubessemos posteriormente que na retirada os paraquedistas senegaleses levaram mais cinco feridos. Claro que para a população a ocasião foi de ronco.

Em Bissau a notícia caiu como uma bomba. Havia conversações com o Senegal, reunião de alto nível em Cap [ou Cabo] Skirring (voltarei a esse assunto), e este incidente caía na pior altura.

Na noite seguinte novos confrontos se travaram. Os senegaleses flagelaram a povoação com morteiros a partir, agora, do seu território. Dir-se-ia que foi uma flagelação em rajada, tal a sequência de saídas e rebentamentos, perfeitamente audíveis em Suzana, distante alguns quiómetros. Cerca de uma hora foi quanto demorou o festival.

Era impensável, naquelas circunstâncias, sair em socorro da população pelo que foi decidido que logo que fosse possível, mínimo de claridade, se rumaria para o objectivo.

Quando da saída, estranhos pressentimentos acompanhavam os que foram escalados para o efeito. Felizmente que esses receios provaram-se infundados. A população, que face ao poder de fogo utilizado, deveria ter sofrido grandes baixas, não teve um único ferido. Quase que me atrevia a dizer, digo, que, na melhor estratégia de guerrilha, as morteiradas senegalesas bateram uma zona vazia, isto é, a população tinha-se posto a bom recato. Informação, suspeição, antecipação, inteligência, sorte, chama-lhe o que achares melhor.

Aproveitando a oportunidade foi efectuado patrulhamento ao longo do trilho dos marcos de fronteira, mostrando-nos ostensivamente, e nada foi detectado, nem sequer os restos mortais dos militares abatidos para os quais havia ordem expressa de serem recolhidos e entregues à autoridades senegalesas. Existiam apenas marcas de rasto de botas de quem veio por trilho e fugiu a corta-mato.

Foi-nos permitido, pela população, trazer os despojos materiais, como sendo uma honra concedida a poucos.

A diplomacia Felupe sempre funcionou, muito mais em circunstâncias que pudessem trazer benefícios. Situações houve em que a verdade apenas veio à luz do dia bastante mais tarde. Às vezes por mero acaso.

O ataque à tabanca de Elia, também em auto-defesa, em Setembro de 1971 é bom um exemplo. No dia seguinte ao ataque a informação recolhida foi de que não tinha ocorrido nada de especial e que os homens do PAIGC, não conseguindo entrar na tabanca, tinham fugido causando apenas um ferido de média gravidade que conseguiu fazer a pé a distância entre Elia e Suzana e que, quando o médico verificou o seu estado, decidindo evacuação para Bissau, diria Bissau nega, cose indicando gestualmente tal acto. A sua chegada coincidiu com a saída do Grupo de Combate que iria verificar o que se havia passado.

Veio a saber-se, um ano após, que as coisas não tinham corrido bem assim e que os nossos inimigos na altura deixaram no terreno mais de duas dezenas de baixas, de que na manhã seguinte, quando da chegada das NT, não havia qualquer sinal.

O que pretendo evidenciar, por agora, é o que está subjacente ao conceito de chão, não partilhado por outras etnias guineenses. Para os Felupes, o seu solo é inviolável. Podem não ter bandeira nem hino, mas têm pátria, terra que é sua e dos seus antepassados e que deve ser venerada e defendida porque faz parte da sua história, é a sua história.

Não ouso dizer se estão certos ou errados na sua forma de agir. Respeito-os, por muito mal que os seus rituais e crenças possam horrorizar o dito mundo civilizado (3).

As minhas desculpas por tão longa dissertação.

Nota: A foto diz respeito ao ronco da população, quando da morte de Malan Djata.

Kassumai
Luiz Fonseca
______________

Notas dos editores:

(1) Vd. último poste desta série > 6 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2410: Cusa di nos terra (14): Susana, Chão Felupe - Parte VIII: Onde se fala dum Tintin em apuros... (Luiz Fonseca)

(2) Vd. poste de 1 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2397: Cusa di nos terra (12): Susana, chão felupe - Parte VII: O guerreiro João Uloma (Luiz Fonseca)

Vd. restantes postes sobre os felupes, da autoria do nosso camarada Luís Fonseca (que reside em Vila Nova de Gaia):

15 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2052: Cusa di nos terra (5): Susana, Chão Felupe - Parte I (Luiz Fonseca)

31 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2074: Cusa di nos terra (6): Susana, Chão Felupe - Parte II: Religião (Luiz Fonseca)

5 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2081: Cusa di nos terra (7): Susana, Chão Felupe - Parte III: Trabalho, lazer, alimentação, guerra, poder (Luiz Fonseca)

16 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2110: Cusa di nos terra (9): Susana, Chão Felupe - Parte IV: Mulher e Comunitarismo (Luiz Fonseca

6 de Outubro de 2007 >Guiné 63/74 - P2156: Cusa di nos terra (10): Susana, Chão Felupe - Parte V: Casamento (Luiz Fonseca)

25 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2215: Cusa di nos terra (11): Suzana, Chão Felupe - Parte VI: Princípio e fim de vida (Luiz Fonseca)

(3) Foram encontrados 5 registos sobre os felupes, num total de cerca de 200 mil, na base de dados bibliográfica Memória de África ® , da Fundação Portugal-África, Universidade de Aveiro:






[154540] Agência Geral das Colónias
Felupes / Agência Geral das Colónias. In: Boletim Geral das Colónias. - Ano XXII, Nº 252 (Junho 1946), p 104-106. Descritores: Guiné Portuguesa, Usos e costumes, felupes. Cota: s/cota. INEP

[152845] CISSOKO, Mário A.R.
Birassu : Povo e Escola: Nos Reinos Felupes e noutras regiões da margem direita do rio Cacheu / Mário A.R. Cissoko. - Bissau : ASDI, 1994. - 234 p. ; 30 cm. - Programa Educação pos-graduação. Copenhaguem - Bissau. Descritores: Guiné-Bissau, Cacheu, Felupes, Educação, Etnologia. Cota: 37.014.53(665.7). BPINEP.

[94194] ALMEIDA, Carlos Lehmann de
Inquérito etnográfico sobre a alimentação dos felupes / Carlos Lehmann de Almeida. In: Boletim Cultural da Guiné Portuguesa. - Vol. 10, nº 40 (1955), p. 617-634. Descritores: África, Guiné Bissau, População autóctone, Alimentação humana, Felupes. Cota: PP373. AHM.

[154514] MOTA, Teixeira da
Músicos felupes / Teixeira da Mota. In: O Jornal Bolamense . - Ano III, Nº 31(Fevereiro de 1959), p 6. Descritores: Guiné Portuguesa, felupes, Profissão artística. Cota: s/cota. INEP.

[152247] JOURNET, Odile
Sens et fonction de la maladie en milieu Felup : Nord Guinée-Bissa: Rapport final du project : Prophylaxie et carences dans les systémes de protection et d'hygiéne infantiles, traditionnels et modernes, en Guinée-Bissau / Odile Journet, André Julliard, colab. Yves Gallot. - Lyon : A.D.R.E.S.S., 1987. - [5], 247 p. : map., quad. ; 30 cm. Descritores: Guiné-Bissau, felupes, Doença. Cota: 397+613.95(665.7)(047). BPINEP.

Guiné 63/74 - P2473: Estórias de Guileje (2): O Francesinho, morto pela Pátria (Zé Neto † )















Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (167/68) > Álbum fotográfico de José Neto (1929-2007) > Aspectos da vida quotidiana da companhia... Na primeira foto, assinala-se a vermelho o Francesinho, com a sua concertina... Na foto a seguir, também foto de grupo (a segunda a contar de cima), o então 2º Sargento Neto, de pé, de óculo escuros, vem assinalado a vermelho... As fotos seguintes falam por si, não precisando de legenda...

Fotos: © Luís Graça & Camaradas da Guiné (2007). (Fotos do José Neto † , reeditadas por Albano Costa). Direitos reservados.

Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (1967/68) > Álbum fotográfico de José Neto (1929-2007) > Ao centro, o Francesinho, o herói desta estória (1). Foto do saudoso Cap José Neto (1929-2007), o nosso primeiro tertuliano a deixar-nos, pelas leis naturais da vida.

Foto: © Luís Graça & Camaradas da Guiné (2008). Direitos reservados.


1. Comentário de L.G.:

O Zé, que foi (e é ou continua a ser, velando por nós) o patriarca da nossa tertúlia (onde estve apenas um ano e picos), quis partillhar connosco, aos setenta e seis anos, uma parte "muito significativa" das memórias da sua vida militar.

Um pouco antes de morrer - inesperadamente, vítima de cancro do pulmão -, enviou-nos "trinta e três páginas retiradas (e ampliadas) das 265 que fui escrevendo ao correr da pena para responder a milhentas perguntas que o meu neto Afonso, um jovem de 17 anos, que pensava que o avô materno andou em África só a matar pretos enquanto que o paterno, médico branco de Angola, matava leões sentado numa esplanada de Nova Lisboa (Huambo). Coisas de família"...

Tenho que te agradecer, mais uma vez, Zé, onde quer que estejas! As tuas memórias de Guileje foram (são) também as memórias das nossas vidas, dos teus rapazes, dos nossos camaradas.. Eras o mais velho de todos nós, já partiste mas a tua saudosa memória ficou connosco. Deste-nos ume exemplo de generosidade, de energia, de alegria de viver, mas também de coragem e de abnegação na fase terminal da tua doença (que foi fulminante). Em tua memória e à memória dos teus rapazes da CART 1613, de quem falavas comos e fossem teus filhos e que estiveram contigo em Guileje, volto reproduzir, agora na 2ª série do teu/nosso blogue, o sumaríssimo mas incisivo retrato do Francesinho que tu desenhaste com mão de mestre, sentido de justiça, humor e sobretudo com grande sensibilidade humana...

Olha, em Março de 2008, estaremos em Guileje e far-te-emos uma pequena homenagem. Pepito, não esqueceremos o Zé, nosso amigo comum, amigo de Guileje, amigo da Guiné e e do seu povo!... Um (e)terno Alfa Bravo para ti, camarada, que repousas no céu dos guerreios! (LG)


2. Estórias de Guileje > O Francesinho (2)
por José Neto †

Com pouco mais de metro e meio de altura, franzino, quase imberbe, era um poço de força, energia e boa disposição que a todos espantava.

Geralmente, quando o pessoal regressava das duras caminhadas pelas matas e bolanhas vinha estafado e atirava-se para cima do catre para descansar. Essa não era a prática do Francesinho. Tomava um duche, ficava como novo e, com a sua concertina algo desafinada, espalhava alegria por toda a tabanca e arredores.

Era emigrante em França, para onde foi com os pais ainda criança, e pela nossa Lei não estava sujeito ao serviço militar, mas quando atingiu a idade própria veio apresentar-se e foi incorporado.

Constava nos seus documentos que era analfabeto e agricultor e, no entanto, falava correctamente francês e era operário especializado da indústria metalomecânica.

O mais surpreendente, se é que o Francesinho não fosse ele uma permanente surpresa, era a correcção com que falava português com a pronúncia e os ditos da sua região, as terras do Basto.

A sua única preocupação era a de que, quando acabasse a tropa, as nossas autoridades lhe passassem um papel para apresentar no birú [bureau, escritório, em francês] da fábrica onde trabalhava, justificando que esteve ao serviço da sua Pátria.

Desgraçadamente não foi preciso o papel, mas julgo que o tal birú da fábrica decerto deu por falta do portuguesinho, alegre e diligente, nascido na freguesia de Ribas, concelho de Celorico de Basto e falecido heroicamente em combate na Guiné Portuguesa (3).

As últimas mãos que afagaram aquele rosto de menino, antes de se soldar a urna de chumbo que o trouxe de volta, foram as do Capitão [Eurico] Corvacho e as minhas. Não é vergonha dizer que não contivemos as lágrimas que nos correram pela cara abaixo.

___________

Notas de L.G.:

(1) Vd. poste anterior desta série > 14 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2437: Estórias de Guileje (1): Num teco-teco, com o marado do Tenente Aparício, voando sobre um ninho de cucos (João Tunes)

(...) Na expectativa do Simpósio Internacional Guiledje na Rota da Independência da Guiné-Bissau (Bissau, 1-7 de Março de 2008), que será também o da celebração da amizade entre os nossos dois povos e entre os antigos combatentes de um lado e do outro, damos início à publicação de histórias/estórias tendo como sujeito/objecto o aquartelamento e a tabanca de Guileje, as NT que os defenderam e, eventualmente, os guerrilheiros do PAIGC que nos combateram até ao abandono daquela posição militar no sul da Guiné, em 22 de Maio de 1973 (...).

(2) Extracto da VII parte das memórias do primeiro-sargento da Companhia de Artilharia nº 1613 (Guileje, 1967/68), o então 2º Sargento José Afonso da Silva Neto (falecido em Maio de 2007, com o posto de capitão, reformado).

Vd. postes de:

11 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXXI: Memórias de Guileje (Zé Neto, 1967/68) (7): Francesinho e Cavaco, o belo e o monstro
25 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DLXXXV: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (Fim): o descanso em Buba

Vd. ainda os seguintes postes de (ou sobre) o nosso camarada José Neto:

31 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1805: In memoriam (1): Adeus, Zé Neto (1929-2007) (José Martins, Humberto Reis, Luís Graça, Virgínio Briote e outros)

2 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1910: Cap Zé Neto (1929-2007): Homenagem da AD - Acção para o Desenvolvimento, de Bissau

(3) Julgo tratar-se do soldado António de Sousa Oliveira, da CART 1613/BART 1896, natural de Celorico de Basto, freguesia de Cruz-Ribas, morto em combate no dia 28 de Dezembro de 1967 (segundo elementos que colhi na lista dos mortos do Ultramar, organizada por concelhos, pelos nossos camaradas que criaram e que gerem a página Moçambique, Guerra do Ultramar, e a quem endereço os meus cumprimentos e os meus agradecimentos pelo trabalho realizado, contribuindo para a preservação da memória da guerra do ultramar/guerra colonial, não apenas em Moçambique como nas restantes frentes).

Guiné 63/74 - P2472: Guineenses da diáspora (1): Luís Humberto Monteiro, há 23 anos no Brasil (Virgínio Briote)


O Luís Humberto, procedendo a arrumações (?), num local (Brasil?) que não indicou.

Foto: Luís Humberto Monteiro (2008).



Notícias da diáspora guineense... Não podemos ignorá-la... Os melhores quadros da Guiné-Bissau (médicos, engenheiros, juristas, investigadores, gestores, empresários...), mas também muitos dos seus melhores jovens vivem e trabalham no estrangeiro... Que esperança resta a quem fica ? É importante conhecermos as histórias de vida, os sentimentos, as emoções, as expecativas de quem, um dia, por uma razão ou outra partiu, à procura de melhor sorte..

O termo diáspora não tem nada de crítico, depreciativo, paternalista ou, muito menos, neocolonialista. Ainda recentemente se realizou, em Lisboa, de 7 a 9 de Dezembro último, o I Fórum de Diálogo e de Intercâmbio da Diáspora Guineense em Portugal... em que, de resto, participou como orador o nosso tertuliano Leopoldo Amado...

Por outro lado, as remessas de dinheiro, enviadas pelos guineenses da diáspora para as suas famílias são de uma importância vital para a economia da Guiné-Bissau. Segundo uma estimativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), um organismo ligado à ONU, a Guiné-Bissau seria o país de África mais dependente das remessas dos seus emigrantes:

(...) Em África há países cuja 'dependência' das remessas é mais do que notória, sendo a Guiné-Bissau um deles. Com uma diáspora recente, e com o país praticamente paralisado economicamente, as transferências da diáspora guineense responderam, em 2006, por 48% do PIB desse país, o que o coloca no primeiro lugar de África. Em S. Tomé e Príncipe, essa contribuição ficou calculada em 39%, seguindo-se a Eritreia com 38%...

Relativamente a Cabo Verde, cuja contribuição das remessas para a formação do PIB tem vindo a decrescer com a expansão de outros sectores económicos, nomeadamente o turismo, as divisas dos emigrantes agora representam 34%, ainda assim um dos mais altos do mundo (...) (A Semana 'on line').

Abramos, pois, uma nova série para falar sobre (e deixar falar) a diáspora guineense... (LG)


1. Do Brasil, mensagem de Luís Humberto Freire Monteiro, 15 de Janeiro de 2008, enviada ao co-editor vb:

Gostaria de conhecer um pouco da tua história como comando e dos demais companheiros, tais como o Djamanca (...).


2. Comentário do vb:

Pensei que fosse um antigo Camarada da guerra da Guiné, residente no Brasil, querendo saber de Camaradas que eventualmente tenha conhecido naquelas terras. Respondi em 20 de Janeiro de 2008:

Luís Humberto,

Publiquei em tempos um blogue, o
http://tantasvidas.blog.pt/, um 'ajuste de contas' com o meu passado militar. Nele pode encontrar referências e imagens do Djamanca e de outros Camaradas daqueles tempos.

Cumprimentos,

vb

3. Nova mensagem do Luís Humberto Monteiro, com data de 21 de Janeiro

Agradeço por ter respondido meu e-mail. Eu sempre tive admiração dos comandos africanos desde os idos anos 72. Na verdade eu já era um moço, e com certeza se não fosse a independência eu seria dos comandos.

Pena que a nossa história fala pouco ou quase nada a respeito. Na verdade digo mais, a política de Spínola POR UMA GUINE MELHOR, houvesse tido sucesso, seria uma Guiné Melhor, e não a Guiné de hoje.

Eu sou Guineense radicado no Brasil por conta própria, há 23 anos e sempre tive curiosidade de ler as informações que o Sr. Luís Graça nos proporciona na Internet, daí eu vi que tu eras um dos comandos no front em Bissau.

Resolvi-te mandar este pequeno e-mail solicitando algumas informações a teu respeito e a dos demais comandos.

O que poderes me mandar a respeito da guerra colonial eu agradeço desde já,
Um grande abraço


4. Identificado o Autor da mensagem, prossegui, incentivando-o a dizer algo sobre ele:

Caro Luís Humberto,

Une-nos um passado comum. Assim quis a História dos nossos Povos Irmãos. Nem sempre nos demos muito bem, o que só dignifica a natureza de que és feito. Pertences a um Povo indomável, orgulhoso da Mãe África.

Luís, fala algo de ti, apresenta-te. Onde nasceste, quando, quem eram os teus Pais, qual a tua etnia de origem, onde estudaste, como foste parar ao Brasil. Lembras-te de alguma coisa da Guerra no teu País? Tens uma foto tua, para dar a tua entrada no blogue? E permites que a faça?

Um abraço, com os desejos que sejas muito feliz,

Vb

5. Não tardou a resposta do Luís Humberto (*):

Eu sou Guineense radicado no Brasil há 23 anos, vim para cá aos 19 anos, porque percebi após o golpe de estado do NINO, Bissau estava indo para bancarrota, resolvi sair fora em 1984, quatro anos após o golpe de estado.

Nasci em Bissau no bairro de Am[e]dalai, estudei na missão católica, frequentei o liceu de Bissau, e a minha etnia é PEPEL.

No Brasil formei minha família com Brasileira e tenho dois filhos (um casal), especializei-me na área de informática , tenho nível médio, é com essa formação que sustento minha família.

Não tenho partido político desde 1998 e não vou a Bissau de férias.

Eu lamento profundamente que a Independência que todos nós almejámos não era essa independência (dependência) que hoje a Guiné-Bissau vive. Temos um velho ditado que diz TEMPO DI TUGA MÁSSABI (traduzindo, Tempo Colonial Era Melhor). O PAIGC não gostava muito de ouvir isso.

Volto a repetir a título de informação, me interessei pelo blogue do Sr. Luís Graça, porque é o que mais abordou a nossa história da guerra , e por seres um dos daquela época, resolvi te procurar.

Muito obrigado pela interação.

__________

(*) Em anexo o Humberto enviou-me o artigo transcrito abaixo e publicado, em 18 de Janeiro de 2008, no sítio
http://www.didinho.org/pensador.htm

Crónica de um Descrente!



Elia, o homem mais velho da aldeia. Foto de
Ernst Schade, publicada na página do Fernando Casimiro (Reprodzida aqui, com a devida vénia...).


Por Marinheiro da Solidão (em homenagem a Jorge Cabral)
Janeiro de 2008

Após quase 4 horas de viagem, o avião inicia o seu trajecto descendente. Começa-se a vislumbrar o verde do meu país , cortado por braços de água. Uma imagem quase idílica. Não há dúvida que a mãe natureza foi generosa.

O avião imobiliza-se. Somos recebidos por um bafo de humidade. Estamos em casa. O aeroporto encontra-se apinhado de gente. Está quente. Vejo vários aparelhos de ar condicionado, mas nenhum parece funcionar.

À entrada uma oficial da Polícia de estrangeiros e Fronteiras dá-me as boas vindas. Quase que nem olha para o meu passaporte. Diz-me directamente e sem grandes subterfúgios:
- Amigo...Nô tene peditório!
Diz-me isso com o ar de quem não está à espera de uma resposta negativa. Confiança acima de tudo! Siga!

Passado esta recepção agradável, chega a etapa de arranjar um pedaço de chão em frente ao tapete rolante. As pessoas armam-se como podem para a batalha da colheita de malas.. Aqui e ali ouve-se:
- Amigo, amigo, qui mala i di mi, qui mala i di mi...
Após uma longa batalha e litros de suor...tenho a minha mala. Dizem-me que tive sorte. Ela chegara intacta! Pelos vistos, não tem sido costume.

Segue-se a etapa da abertura e revista das malas. Diz-me um militar todo solícito:
- Djubi dé...pa ka no cansau kabeça, danu dê qualquer kussa...

Que simpático, penso eu! Ao fim de 2 horas no aeroporto, vejo o sol. Vamos enfrentar a cidade de Bissau.

Cá estou eu na Avenida principal a caminho do centro da cidade. De ambos os lados vejo, em construção, autênticos palacetes... dizem-me que é a nova moda (da estrada do aeroporto a Antula, do Bairro de Ajuda ao Sacor, passando por Safim). Pelos vistos, muita gente recebeu heranças inesperadas em pouco mais de um ano. A julgar pelo que vejo, acredito!

Chegado a casa, dizem-me que estão há 5 dias sem água ou luz. Não acho estranho, estou mentalmente preparado! Mas de repente...dizem-me que sou um sortudo...Não é que "luz ku iagu bin"! Alegria total.

Nos dias seguintes sou brindado por imagens de jeeps e mais jeeps (seja o célebre Hummer ou o K7 ou sei lá mais o quê). Está bem que a estrada não está lá grande coisa, mas com aqueles carros quem é que precisa de estradas? O trânsito está infernal na Av 14 de Novembro. Pelos vistos não há mais nenhuma estrada de jeito!

Encontro toda a gente preocupada com os salários...Todos perguntavam se o governo iria pagar antes das festas (tanto muçulmanas como católicas). Pelos vistos, até ao fim do ano não houve nada para ninguém! Também não ouvi nenhum governante dar explicações. Aliás, em duas semanas, não me lembro de ter ouvido alguém com responsabilidades no país dizer alguma coisa sobre qualquer coisa.

Pessoas próximas contam-me de casos passados no Hospital Simão Mendes. Parecem tirados de um filme de terror de 7ª categoria. Por exemplo, na maternidade há preços para tudo. Uma cesariana custa à grávida 45.000 francos XFO, tendo ainda de pagar:
- O jantar do médico (com letra bem pequena) - 10.000 XFO
- As noites passadas no hospital (sendo que o dormir no chão custa 2500 XFO/noite)
- As enfermeiras cobram para cada curativo ou cada injecção, tendo ainda as pobres parturientes de se levantar, indo ter com as excelentíssimas senhoras enfermeiras (elas dizem que sim) aos seus cadeirões respectivos para fazerem, muito contrariadas, o tal penso!

Sinto-me nauseado. Prefiro não ouvir mais. Mas pelos vistos nem tudo corre mal. As discotecas encontram-se cheias. Qual cenário hollywoodesco...é ver chegar carros topo de gama com jovens da nossa praça que, de um momento para o outro, são os novos ricos do país, concorrendo pela posse das miúdas, mesas na discoteca e em casos extremos fazendo uso das suas belas pistolas em plena pista para marcar o seu território nos negócios! Um cenário a lembrar os gangs dos Estados Unidos..muitos filmes andam a ver de certeza. Dizem-me que são presos na hora pelos Ninjas. Mas no dia seguinte encontro-me com eles pelas ruas esburacadas de Bissau. Afinal quem é que manda?

Pela primeira vez na vida, estou desejoso para que as férias em Bissau cheguem ao fim. Mas antes de deixar o país sou confrontado, no aeroporto Osvaldo Vieira, com mais uma sessão de peditórios, desde o pessoal que anda a fazer revista das malas ao oficial de polícia que tem como obrigação controlar o passaporte no acto de saída (a este, digo que já não me resta um único euro...olha-me com um ar furioso! -ali bu passaporte!). Agradeço.

Finalmente, o Airbus da TAP faz-se à pista e descola! Pela primeira vez sinto-me aliviado ao deixar o meu país.

Durante a viagem vem-me à cabeça o poema, Desafio, de
Tony Tcheka.

Desafio

Até parece
que a Sul o tempo parou
até parece que o Sol
que nos queima
é obtuso e sisudo
até parece
que fomos privados
do apetite
da vontade
da lucidez
até parece
que irrompemos
d'algum ventre enteado
palavra que parece
Até parece que perdemos o Norte
e que o Sul é recôndito
confinado à malvadez
e cozinhados da fada má
Sul é amargo da boca
e o Santo na mão
Será sina castigo ou destino
marcado nos porões negreiros?
E o desespero a fome
a doença os bolsos minguados
todos esses fieis companheiros serão mosteiros
ou simples penitência
para salvar a alma do corpo sofredor?
Mas palavra que apetece
soltar um grito
e desafiar de vez
esta força imensa
que se alimenta da minha doir
da nossa dor!
__________

Nota de vb:

A propósito de um artigo do Leopoldo Amado (salvo erro) "Coisas de Brancundade", escrevia eu, vb, há tempos atrás a um Camarada do blogue:

"O que dirão os que lutaram pela independência dos seus chãos? Foram tão dignos na luta, como indignos devem ter sido alguns que assumiram o poder depois de Setembro de 1974.

Mas, este assunto é deles, de um país independente. Como é que verão, como é que eles nos verão a discutir assuntos da vida deles?

Do nosso blogue, sei-o porque já o ouvi, fala-se que é um blogue do lado deles, do PAIGC, entenda-se. Que estamos a glorificar a luta deles, com pouco respeito pelos nossos que lá deixaram a carne, os ossos, tudo. E que o Simpósio da Guiné, é o exemplo da negação da nossa luta e da justiça da luta deles.

E, se agora, abrimos o blogue a um diário da Guiné actual, o que dirão de nós? E, no entanto, faz-nos falta que alguém nos fale da Guiné."


A resposta do Camarada:

"Não temos medo das palavras... O nosso blogue deve ser um espaço aberto, crítico mas aberto e franco. E porque não fraterno ? Agora, não é decididamente do PAIGC. O que se passa hoje na Guiné-Bissau (e que é trágico, deprimente) não tira qualquer legitimidade (histórica) à luta do PAIGC.

A nossa guerra estaria, sempre fatalmente, condenada à derrota. Eu sei que é duro dizê-lo, em letra de forma, ainda hoje, perante camaradas (portuguses e guineenses) que deram o melhor da sua juventude na luta contra a guerrilha do PAIGC (e muitos a vida ou a saúde). Respeito profundamente esse sentimento de perda, de luto e de impotência. "

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2471: Glória às nossas enfermeiras pára-quedistas e aos malucos das máquinas voadoras (Henrique Cerqueira, Bissorã e Biambe, 1972/74)

1. Mensagem, de 14 do corrente, do Henrique Cerqueira (1)


Olá, camarada Luís e restantes Tertulianos.

Hoje resolvi escrever alguma coisa para o nosso Blogue e a motivação foi despoletada pelo facto de ver publicado um artigo no blog referente às DO - Dornier 27 (2).

Sim, senhor, é necessário lembrar todos os nossos camaradas pilotos e restantes equipas que tantas vezes nos trouxeram um raio de esperança quando estávamos envolvidos em situações de aflição e daí eu recordar uma situação que se passou comigo.

Pois como já disse anteriormente, eu terminei a comissão na CAÇ 13 em 1974, mas quando fui para a Guiné fui colocado em Biambi que era a 3ª Companhia do BCAÇ 4610/72.E então passados dois meses mais ao menos e no cumprimento da minha obrigação, fiz parte de um dos muitos patrulhamentos em missão no mato. É então que após o atravessamento de uma famosa bolanha (Insentaque) fomos surpreendidos por uma emboscada do inimigo e aí tivemos dois feridos graves nos milícias e um furriel, de seu nome Fonseca, natural do Porto.

Até aqui tudo normal para a situação que se vivia na altura, pese embora o facto de ainda sermos muito Periquitos e ser o nosso primeiro embrulhanço. A consequência de toda a nossa inexperiência foi que em poucos segundos gastámos tudo que eram munições e ficámos todos como baratas tontas, tanto pela falta das ditas munições, como não sabíamos mesmo o que fazer com os feridos. Penso que estarão mesmo a ver a cena.

Bom, lá conseguimos entrar em contacto com o aquartelamento e pedir apoio aéreo, assim como evacuação para os feridos. Após algum tempo lá apareceu o LOBO MAU, ou seja o Héli Canhão, e logo de seguida outro Heli para o transporte de feridos.

É aqui que me lembro de ver em pleno mato a sair do Heli uma enfermeira de camuflado e camisola branca bem justa ao corpo. Foi como saísse um anjo para nos ajudar, teve um efeito tão grande de tranquilidade que nunca mais me esqueci desse dia e por mais estranho que possa parecer é a imagem dos Helis e da enfermeira naquele caos que se tinha instalado que ainda hoje guardo do meu primeiro contacto com a verdadeira guerra.

Mais tarde e por motivos diversos viajei em Helicóptero e em DO, e por incrível essas viagens foram duas tentativas falhadas de me transportarem do Biambi para Bissorã, mas isso será outra estória.

Fui ainda informado mais tarde que uma dessas gloriosas enfermeiras foi morta por ter sido apanhada por uma hélice duma DO. Não sei se foi verdade ou não, mas não duvido que todos esses pilotos como pessoal de enfermagem e especialistas da Força Aérea Portuguesa eram mesmo uns Grandes e Gloriosos Malucos, de quem guardo muita gratidão. Não tenho fotos deles mas tenho grandes imagens no meu coração desses bravos camaradas da Guiné.

Quero ainda recordar aqui o Alferes Barros, nunca mais soube nada dele. Era um homem do norte mas parece que vivia em Cascais. De igual modo o Furriel Fonseca, o tal ferido que é do Porto, mas muito em especial o meu fiel amigo e carregador Guineense INHATNA BIOFA que me acompanhou até ao final da comissão na CCAÇ 13.

Bom, isto foi uma estória com o intuito de lembrar em especial todos os Pilotos e pessoal das Força Aérea Portuguesa.

Aproveito para esclarecer aqui que nenhum oficial superior ou outro nunca conseguiu me incutir o espírito militar, pois, como a maioria de todos nós, fomos obrigados a ir para a guerra. Só que isso não significa que, mesmo contrariados, nós os milicianos e restantes obrigados não tenhamos cumprido com a nossa missão que se quiserem até lhe podem chamar de Patriota. E daí existir hoje este meio maravilhoso que nos permite até de ter saudades, sejam elas de factos ou de pessoas. É que foram tês anos das nossas vidas vividas em comum e que irão estar sempre presentes até ao dia do juízo final.

Malta da tertúlia, desculpem lá mas se não agradar a estória têm sempre o rolete do rato para acelerar para a próxima.

Um abração a todos os camaradas Tertulianos
Henrique Cerqueira

Ex-Fur Mil Bat 4610/72 Biambi
e CCAÇ 13 Bissorã até Julho de 1974

PS - Mais uma vez peço ao camarada Luís Graça que, se por qualquer motivo não achar interesse na publicação desta estória ou necessitar de alguma correcção em termos de formato ou escrita, está completamente à vontade. Lembro ainda que não tenho precisão de datas e até de nomes pois que andei muitos anos sem falar neste assuntos e muitas datas e nomes já foram...
___________

Notas dos editores:
(1) Vd. posts anteriores:

26 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2219: Tabanca Grande (37): Apresenta-se Henrique Cerqueira, ex-Fur Mil (BCAÇ 4610/72 e CCAÇ 13, 1972/74)

17 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2356: O meu Natal no mato (2): Bissorã, 1973: O Milagre (Henrique Cerqueira, CCAÇ 13)

21 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2368: Direito de resposta (1): Do Ex-Capitão Carlos Matos de Oliveira, ao Ex-Fur Henrique Cerqueira, da CCAÇ 13 (Bissorã, 1972/74)
(2) Vd. poste de 14 de Janeiro de 2008 >Guiné 63/74 - P2437: Estórias de Guileje (1): Num teco-teco, com o marado do Tenente Aparício, voando sobre um ninho de cucos (João Tunes)

Guiné 63/74 - P2470: Diorama de Guileje (5): Geradores na Guiné (José Nunes)


Foto: Nuno Rubim (2007).


1. Em 13 de Janeiro de 2008, José Nunes (1) escreveu:

Estive na Guiné de 15 de Janeiro de 1968, 15 Janeiro de 1970.

Fiz assistências e electrificações em aquartelamentos, Porto Gole, Enxalé, Ponta do Inglés, Bolama, Bissum-Naga.

Acerca dos manuais que o Camarada Coronel precisa, deve ser difícil pois nunca os vi em 2 anos e um dia de Comissão, nem na escola Militar tivemos acesso a eles.

Os grupos geradores mais utilizados eram: 500/250KVA, 150, 50/47,5 KVA (2).

No QG, na Central nova, havia dois Dorman de 250 KVA, com 6 cilindros, refrigeração a água por radiador e, um grupo gerador de emergência Lister de 75 KVA.

Na Central velha, existia operacional um Deutz de 12 cilindros em V, refrigerado a ar e um Lister de 50 KVA.

Na Engenharia e no Hospital Militar estavam os grupos geradores maiores.

No mato, normalmente, encontravam-se geradores com potências de 50, 20 e 7,5 KVA.

As marcas Stanford e Frapil para pequenas potências até 20KVA.
As motorizações eram diversas: Dorman, Deutez, Lister e EFI produção nacional.

Em Porto Gole havia um Lister de 47,5/50 KVA, na Ponta do Inglês havia um Gerador de 20KVA que lá fui levar com um operador de Motores Fixos.

Ajudei a transferirr o grupo gerador, na lama, da LDP para cima do Unimog, a descarregar no local e a fazer ligações de potência.

Por azar, o meu camarada inverteu a polarização na excitação e o gerador ficou inoperacional.
Tive de me pirar porque fui lá desenfiado só para ajudar e para ver se o Operador vinha no mesmo dia para Bissau, mas ficaram sem iluminação e o Engenheiro ficou lá até ao próximo transporte, regressando eu a Porto Gole onde levei uma valente piçada.

Ponta do Inglês, iluminação? A bazucas cheias de petróleo penduradas no arame farpado.

A iluminação nos aquartelamentos era feito com cibes a fazer de postes, linhas de cobre nú de 2,5 mm2, circuito fechado em anel, lâmpadas Philips 150 Watts spot.
Os quadros eléctricos eram em baquelite, equipados com fusíveis ou disjuntores quando os havia.

Não havia uniformização nos geradores, tal como muita coisa era comprada ao sabor de quem dava melhor percentagem, mas a maioria dos aquartelamentos tinha geradores de 7,5 ou 20 KVA.

Até breve, com amizade.
Matenhas para toda a Tabanca.
____________________

Notas dos editores:

(1) - Vd. post de 22 de Janeiro de 2008> Guiné 63/74 - P2469: Tabanca Grande (55): José Nunes, ex-1.º Cabo Mec Electricista de Centrais (BENG 447, 1968/70)

(2) - Vd. post de 11 de Janeiro de 2008> Guiné 63/74 - P2432: Diorama de Guileje (1): Geradores: Grupos Diesel Lister ou Frapil: fotos ou manuais, precisa-se (Nuno Rubim / Victor Condeço)

Guiné 63/74 - P2469: Tabanca Grande (55): José Nunes, ex-1.º Cabo Mec Electricista de Centrais (BENG 447, 1968/70)

1. Mensagem do noso camarada José Nunes com data de 13 de Janeiro

Camarada,
Apresenta-se na Tabanca o 1.º Cabo Mec Electricista de Centrais, do BENG 447, José Silvério Correia Nunes.

Estive na Guiné de 15 de Janeiro de 1968 a 15 de Janeiro de 1970.

Para regressar, paguei a passagem de avião na TAP, pois só em Março deveria haver barco de regresso.

Fiz assistências e electrificações em aquartelamentos como Porto Gole, Enxalé, Ponta do Inglês, Bolama e Bissum-Naga.

Logo que disponha de um scaner vos enviarei algumas fotos, que rebusquei e que terei muito prazer em facultar para que dê valor a todos os camaradas que pereceram e que estarão sempre na minha memória.

Nunca ninguém aqui falou da Leprosaria que existia ali para os lados de Pefine, salvo erro, que estava entregue a uma Congregação de Frades Italianos.
Eu estive lá.

Havia uma enfermaria de alvenaria, mas não havia dinheiro pró telhado, porque a chapa de zinco era cara e todos os leprosos íam lá parar.

As minhas aventuras com um Jovem Frade Italiano nas picadas da lha de Bissau, numa motorizada Peugeot, o previlégio de ter conhecido aquele que viria a ser o Bispo de Bissau, D. Sétimo Serrazeta no pós indepedência e todos os Frades da Congregação, o trabalho relevante, deles, na saúde e na formação profissional dos guineenses, ficam para sempre na minha memória.

Montamos uma Carpintaria Escola para os frades ensinarem carpintaria aos meninos, filhos dos leprosos, e residentes na zona. Era impossível ficar indiferente e não colaborar.

Tenho tido alguma relutância em fazer uma aproximação ao Blogue, pois não sendo operacional, tendo feito parte da guerra na 5.ª Repartição, sinto alguma fragilidade em juntar-me a quem viveu as agruras da guerra, embora tenha sofrido ataques a aquartelamentos, nas miunhas deslocações ao mato.

Em Bissum Naga estivemos um mês a sopa de cebola com bianda e bianda com atum no segundo, isto ao almoço, porque ao jantar invertíamos a ordem dos pratos.

Aprendi a admirar os camaradas operacionais, embora detestasse as rivalidades bacocas, entre as tropas especiais, que de vez em quando, se guerreavam em Bissau, tendo vivindo no Hospital Militar muitos dramas e verificado coisas que se não as presenciasse não acreditaria.

Vou buscar no meu baú as velhas e amarelecidas fotos desse tempo de muita dor e saudade. De uma amizade temperada sob sol abrasador com fome, sangue, suor e muitas lágrimas de dor e revolta. De muita sede, de tudo.

Não me posso queixar, porque quis a sorte ou a vontade dos homens, que a minha guerra fosse diferente. Fiz viagens em barcos de cabotagem a subir o Geba até Porto Gole com outro camarada, a tripulação e os gentios, cheios de medo, novos, inexperientes.

Acho que tenho umas fotos da destruição das Camaratas no Quartel dos Comandos em Brá, por acidente.

Do avião capturado pelo camarada condutor que atravessou a mercedes na pista não o deixando levantar com gente grada o PAIGC.

Até breve, com amizade.
Matenhas para toda a Tabanca.
José Nunes

2. Comentário de CV

Caro Nunes:

Bem aparecido na nossa Tabanca Grande.

Não te esqueças das tuas fotos da praxe para a foto galeria.
Além da tua preciosa colaboração no tema dos Geradores de energia eléctrica instalados na Guiné, podes e deves contar as tuas estórias.

O facto de fazeres boa parte da tua guerra na esplanada mais célebre da Guiné, não quer dizer que não tenhas algo para nos contares.

Foste tantas vezes ao mato que deves ter vivido algumas situações menos boas e outas até caricatas. Quem esporadicamente ia ao mato tinha sensações diferentes daqueles que, por imperativo da sua especialidade, cumpriram a sua comissão de serviço entre o arame farpado.

Para ti vai um abraço de boas vindas dos teus novos amigos e camaradas da Tabanca Grande.

CV

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2468: Blogoterapia (39): Atingimos hoje o meio milhão de visionamentos do nosso blogue

Lisboa > Gare Marítima de Alcântara > Tapeçaria feita a partir de um dos famosos painéis de Almada Negreiros, pintados nos anos 40.

Foto: © Luís Graça & Camaradas da Guiné (2008). Direitos reservados.

1. Mensagem do Albano Costa:

Bom dia, meu amigo:

Prepara a champanhe, que o meio milhão aí está!... Os meus parabéns pela tua feliz ideia, eu sei que não queres ser só tu a receber os louros, mas tens que ser tu a ficar com eles para sempre.

PARABÉNS!

Um grande abraço,
Albano Costa sempre ao dispor do que estiver ao meu alcance


2. Resposta do editor L.G.:

Albano:

Obrigado pelo teu gesto de carinho e de amizade. Estamos todos de parabéns, este é cada vez mais um projecto colectivo, meu, teu, de todos nós… Vamos lá a ver se temos força(s) para chegar ao milhão.

É um dia simpático, também, porque faz anos (24) o meu filho e acabo de ver a malta do Porto partir de jipe para a Guiné (…mas não vi o Xico Allen no telejornal, apenas o padre de Ramalde, que por sinal é natural do Marco de Canaveses; fiquei com a ideia, transmitida pelo A. Marques Lopes, que o Xico também ia agora e depois voltava, novamente, a 24 de Fevereiro… Já pedi aos nossos co-editores de Matosinhos para porem a notícia no blogue…).


3. Mensagem transmitida por e-mail a todos amigos e camaradas da Tabanca Grande:

Amigos e camaradas:

O Albano manda-nos os parabéns por hoje termos atingido o meio milhão de visionamentos do nosso blogue... Respondi-lhe que somos nós todos que estamos de parabéns... os que escrevem, os que lêem, os que editam, os que apoiam, os que divulgam, os que criticam o nosso blogue...

Como curiosidade, tínhamos atingido os 400 mil em 15 de Outubro último... Na prática, tivemos mais 100 mil, em três meses....Isto significa que, diariamente, o nosso blogue tem mais de mil visionamentos por dia, incluindo fins de semana, feriados, férias (...).

4. Mensagem do nosso amigo e camarada Joaquim Luís Mendes Gomes:

Caríssimo Luís:

Duma ideia secreta que um dia tiveste, nasceu este embondeiro gigante, cuja riqueza nenhum de nós consegue adivinar...

Estás de parabéns, em primeiro lugar e a seguir... todos os que conseguiste chamar...
Um grande abraço e um brinde para todos os tertulianos.

Mendes Gomes

5. Mensagem do Carlos Marques dos Santos:

Caríssimos:

Um abraço, brindemos e .... continuemos.

CMSantos

6. Mensagem do Mário Fitas:

Assunto - Meio milhão a ver a verdade

Luís, Virgínio, Carlos:

Nas Vossas Pessoas, os parabéns para toda a Tabanca Grande

Para toda a Tertúlia, um abraço
Mário Fitas

Guiné 63/74 - P2467: Tabanca Grande (54): Luís Jales de Oliveira, ex-Fur Mil Trms (Agr Trms Bissau e CCAÇ 20, Gadamael Porto, 1973/74)

Luís Jales
ex-Fur Mil Trms Inf
Agrup Trms de Bissau e CCAÇ 20
Bissau e Gadamael Porto
1972/74


1. Mensagem do nosso camarada Luís Jales, em 17 de Janeiro de 2008:


Ex.ºs Senhores :
Luís Graça
Carlos Vinhal
Virgínio Briote

Caros amigos : (Permitam que assim os trate)

Chamo-me Luis Jales [de Oliveira], tenho 57 anos, sou casado, tenho duas filhas, moro em Mondim de Basto, Trás-os-Montes e exerço funções de Adjunto do Presidente na Câmara Municipal.

Prestei serviço militar na Guiné de 1972 a 1974, como Furriel Miliciano de Transmissões de Infantaria.

Mobilizado em rendição individual para uma Companhia de Comandos, fui colocado, por insondáveis desígnios do destino, no Agrupamento de Transmissões de Bissau, na Secretaria Geral, até 1973 e depois despachado para a CCAÇ 20, do CTIG, que se formou em Bolama e que partiu para Gadamael Porto onde permaneci até ao fim da Comissão (12 de Maio de 1974).

Sou, portanto, daqueles que, respondendo ao apelo da Pátria herdada, do Estado imposto e do Governo não votado, partiram, um dia, por essas estradas, com os olhos coalhados de Tâmega e suplicantemente ajoelhados aos pés de Nossa Senhora da Graça.

Daqueles que foram arrancados violentamente do colo materno, do aconchego do lar e das telúricas fragas do Marão sagrado, para partirem, de madrugada, deixando a cama desfeita e, quantas vezes, uma vida a germinar na barriga das companheiras.

De todos aqueles que voaram sobre os continentes, navegaram sobre os oceanos e desembarcaram, de peito feito, nas praias escaldantes duma África que os enfeitiçou.

De todos aqueles que durante dois estáticos e intermináveis anos comeram o pão que o diabo amassou, comungaram dos horrores da guerra revelada e beberam do cálice que transbordava de sangue, que transbordava de suor e que transbordava com as lágrimas derramadas. O amargo cálice das saudades, o amargo cálice da fome, da sede, do calor, da ansiedade e do desespero, das febres e das viroses, da distância e da loucura, do pasmo e do horror, do silencio e do sofrimento. Do cálice da dor, do cálice do martírio, mas também do cálice da redenção.

De todos aqueles que por obras valorosas da lei da morte se foram libertando, partidos pelas rajadas, estilhaçados pelos morteiros, rachados a foguetão e nas minas crucificados. De todos aqueles a quem a alma foi arrancada, a quem a alegria foi interrompida e a quem a esperança foi degolada,

De todos aqueles de quem o Estado cobardemente se esqueceu e de todos aqueles a quem a sociedade, estupidamente, apontou o dedo castigador.

De todos aqueles que foram ultrajados e sobre quem pesa o estigma condenatório.

Mas também de todos aqueles que vão saldando, aos poucos, as contas com os processos pendentes dum passado que não passou e que continua e há-de continuar excessivamente presente até ao fim.

Porque os nossos corpos ainda tresandam a África e as nossas noites continuam povoadas de fantasmas, bombardeadas de sobressaltos e minadas de pesadelos.

Sou, portanto daqueles que voaram sobre o maciço do Futa-Jalon, contemplando entre o Cabo Roxo, a Norte, e a Ponta do Café, a Sul, os palmares, os mangais e as lalas, a floresta e a savana, as terras vermelhas e os baga-baga, as queimadas e as culturas de rotação, o tarrafe e as bolanhas, o lençol omnipresente que penetrava apaixonadamente aquela mulher negra e sensual que um dia foi baptizada com o nome de Guiné.

E que viram, no ventre daquela mulher africana, pulular búfalos, hienas e leopardos, macacos do tarrafe, cachoros de mango, ratos voadores, gazelas de lala, porcos pretos, irãs cegos, jibóias e cobras cuspideiras, lagartos e ratos das palmeiras, macacos-cão, pelicanos, abutres, garças, gaivotas e maçaricos, rolas, perdizes e pombos torcaz, cachos calderon, colibris, galinhas do mato e íbis sagradas.

E que viram , nas suas veias, nadar peixes-sereia, bicas, bicudas e cações, candambas, safias e bentanas, jotós, peixes saié e tubarões.

De todos aqueles que voaram nas asas dum passarinho parecendo escutar o mavioso som dos violinos Fulas, que Djagras de barbas brancas acariciavam debaixo dos venerandos Bissilon, nas margens da lagoa de Cufade, onde os nenúfares explodiam em luxúria multicolor.

Eu sou daqueles em quem permanecem, gravadas a fogo, as imorredouras imagens em que se agigantam, como emblemáticas, a dança dos flamingos cor de rosa nas margens silenciosas dos rios de maré e o recorte das bajudas semi-nuas balançando, com graça e altivez, os chalavares dos camarões, nos indescritíveis poentes rubros das bolanhas do chão sagrado.

Eu sou daqueles onde permanecem, também, sacramentados, o cheiro seco do mato após as queimadas, o odor desagradável dos pântanos e das bolanhas, a dor dos olhos cansados pelo sol do meio dia, o buque-buque enigmático dos tantãs guerreiros durante a noite, o ondular das lalas verdejantes, a arte dos Nalus, o brio das mancanhas e o porte dos homens grandes ornados com a dignidade dos barfacon.

Eu sou, portanto daqueles que dormiram, primeiro, nas valas e nos abrigos e depois numa tabanca, deitados numa maca de campanha inglesa, com um cantil a servir de travesseira e que perderam a conta, por não terem máquina calculadora, ao número das morteiradas 120, das canhoadas sem recuo supersónico, e dos foguetões Strella, ou SAM 3 com seis buracos de propulsão, que sobrevoaram aquele chão com o nosso nome etiquetado como destino.

E eu que sou da Tabanca de Gadamael e que servi às ordens de Tomás Camará e de Adriano Sisseco, venho bater, agora, à porta da Tabanca Grande da camaradagem, ansiando por um abrigo e para que possam partir comigo a castanha de cola de tantas e tão marcantes recordações.

Um grande abraço.
Luís Jales

Morada : Rua Comendador Alfredo Alvares de Carvalho
4880 Mondim de Basto

Telm : 966495651
Tel. Casa : 255.382011
Tel. Serviço : 255.389300 – 255.389304
luisoliveira@cm-mondimdebasto.pt
luis.jales.oliveira@gmail.com


2. Comentário de CV

Caro Luís Jales

Bem-vindo à nossa Tabanca Grande, onde não é preciso pedir licença para entrar.

A porta está sempre aberta para algum camarada que se nos queira juntar ou amigo da Guiné-Bissau, que por gostar, de algum modo, da terra onde passámos dois dos mais árduos anos da nossa vida, é também nosso amigo.

Por muito que tenhamos sofrido, aquela terra marcou-nos definitivamente, para o bem e para o mal, e com isso viveremos até ao fim dos nossos dias.

Fica combinado que a partir de hoje deixarás essa coisa horrível, entre camaradas, que é o excelentíssimos disto e daquilo. Os verdadeiros camaradas, independentemente dos postos que tiveram, tratam-se por tu.

Acomoda-te, prepara as tuas estórias e as tuas fotografias e conta-nos aquilo que tens guardado em papel ou na memória do tempo, para aumentares o nosso espólio.

A nós, Tertulianos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, não vão acusar de deixar esquecer o passado duma geração que viveu uma guerra esforçada. Aos nossos filhos e netos deixaremos um legado histórico contado pelos intervenientes.

Na nossa página, do lado esquerdo, poderás consultar as nossas dez normas de conduta, que são afinal, preceitos de gente civilizada que se respeita e tolera ideias diferentes.

Deixo-te um abraço de boas vindas em nome de toda a Tabanca.

CV

Guiné 63/74 - P2466: Ser Solidário (1): Pe. Almiro Mendes, Pároco da freguesia de Ramalde, Porto, partiu hoje de jipe, para a Guiné-Bissau

O Pe. Almiro Mendes, pároco de Ramalde, Porto (à direita), acompanhado do nosso camarada Xico Allen (à esquerda), junto ao jipe que seguiu para a Guiné-Bissau, pela rota do Dacar (ligando Portugal, Espanha, Gibraltar, Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmia e Guiné-Bissau), numa missão de solidariedade. Ao todo será uma viagem de 3.352 quilómetros, do Porto a Bissau.

Foto retirada da página da Agência Ecclesia, com a devida vénia

1. Padre Almiro Mendes, um amigo da Guiné-Bissau

Em 20 de Outubro de 2007, foi feito o lançamento, na Igreja Nova de Ramalde, freguesia do Porto, do livro «Sinfonia das Palavras Íntimas», da autoria do pároco de Ramalde, Pe. Almiro Mendes (ordenado sacerdote há 18 anos).

Trata-se de um livro, constituído por um conjunto de 264 textos e fotografias que retratam a sua experiência como missionário na Guiné-Bissau, entre os meses de Setembro de 2005 e Setembro de 2006.

Além de querer partilhar a sua vivência na Guiné-Bissau como homem e como missionário, Almiro Mendes teve como principal objectivo angariar de fundos para a compra de uma viatura que pretende oferecer aos Missionários que trabalham na Guiné-Bissau. A venda dos quatro mil exemplares do livro vão também permitir, além da compra do jipe, financiar a abertura de poços de água potável e apoiar a educação e alimentação de algumas crianças órfãs, segundo o Padre Almiro Mendes referiu à Agência Lusa.

A viagem do referido carro ficou marcada para o dia 21 de Janeiro de 2008. E, como planeado, o Padre Almiro Mendes lá seguiu hoje, no jipe, por via terrestre, com mais acompanhantes - entre eles duas enfermeiras - a caminho da Guiné-Bissau, que espera atinguir dentro de oito a dez dias. O acontecimento teve honras de telejornal (RTP1, 13h).

Ainda segundo a Lusa, na bagagem, o pároco de Ramalde leva também material informático, um computador, uma fotocopiadora, medicamentos material escolar e um gerador. O sacerdote é acompanhado por mais seis pessoas, quatro do Porto e duas (enfermeiras) que partem de Lisboa, noutro jipe... Todos os participantes têm experiência de missões em África.

Segundo informação do A. Marques Lopes, o nosso querido amigo e camarada Xico Allen (vd. foto acima) também teria seguido nesta caravana, devendo voltar de novo à Guiné-Bissau no dia 24 de Fevereiro a tempo de participar no Simpósio Internacional sobre Guileje. A todos os nossos amigos e camaradas que participam nesta caravana de amizade e solidariedade - a começar pelo Padre Almiro Mendes - desejamos que bons ventos os levem e que bons ventos os tragam. E que a sua missão seja coroada de êxito e decorra em segurança. O nosso coração vai com eles.

Os editores, LG/VB/CV


2. Do Padre Almiro Mendes publica-se, a seguir, um belíssimo texto, que merece honras de antologia. É um hino de amor à Guiné e ao seu povo. (Bold, da responsabilidade dos editores)


Ecos de uma experiência Missionária na Guiné,
por Almiro Mendes

Quando foi acordada com os Espiritanos e com o meu Bispo a minha ida para a Guiné, não sabia que partir era tão difícil!

Partir obriga a sufocar aquela voz que teima em gritar dentro de nós o imperativo fica;

Partir implica soltar amarras do porto das nossas seguranças e fazer-se ao mar do desconhecido em barco de insuficiências adivinhando tempestades sem que para elas se esteja totalmente preparado;

Partir é partirmo-nos por dentro e darmos a Deus os bocados da fragmentação;

Partir é vencer a indecisão com a decisão e ganhar a batalha travada com o velho do Restelo expulsando-o da nossa pátria interior desfraldando a bandeira da nossa liberdade;

Partir é, como Maria, ouvir o Anjo interior, dizer-lhe SIM sem entender o mistério todo e pôr-se a caminho para levar aos outros o Amor de que estamos fecundados;

Partir não é fácil e obriga a pôr um pescoço de aço para evitar que a cabeça rode e olhe para trás.
Partir para a Missão na Guiné não foi uma canção de embalar, mas uma descolagem mais dolorosa do que aquilo que eu pensava, que veio a revelar-se um dom ainda mais extraordinário do que aquilo que eu tinha imaginado e que só agora vou compreendendo e agradecendo a Deus.

Se partir foi difícil, chegar e ficar não o foi menos. As saudades, o calor, que na Guiné é insuportável, os mosquitos que são um verdadeiro tormento, o receio de ficar doente, o volume das ocupações e preocupações, a avalancha dos violentos assaltos às missões, o falecimento da minha irmã e logo a seguir a morte do meu pai, fizeram com que os primeiros tempos na Guiné implicassem uma dose acrescida de fé e de força interior.

Mas, de tudo, o que mais me custou foi ver o sofrimento dos guineenses. Na Guiné não há, como em Portugal, rendimento mínimo. Podia haver, ao menos, sofrimento mínimo. Mas não. Na Guiné só existe sofrimento máximo e moderado. Depende da sorte. E ambos estão garantidos para os próximos tempos, pois não consta, para já, a falência do sistema político que apouca aquela gente e tolhe aquele povo.

Falo das dificuldades apenas para ser fiel à história dos meus dias passados na Guiné, mas é-me particularmente feliz referenciar as vantagens, as alegrias e as graças vividas.

Este tempo em África foi o mais incrível e talvez o mais extraordinário da minha vida de sacerdote. Foi, verdadeiramente, um dom de Deus, uma graça que muito agradeço.

Estar na Guiné possibilitou-me ser fiel testemunha de que os Missionários, com parcos recursos mas grande criatividade e sobretudo infinita generosidade, contribuem, em grande parte, para as soluções necessárias ao desenvolvimento daquele país, para a felicidade daquelas gentes e para a dilatação da fé e consistência da Igreja;

Estar na Guiné levou-me a constatar que nunca ninguém fez tanto com tão parcos recursos como os Missionários. Eles são estafetas olímpicos a transportar mais além o facho da beleza da vida, da fé e da esperança;

Estar na Guiné fez-me perceber que a maior parte dos políticos (os de lá como os de cá), com os seus desvarios, vestem de pobreza os corpos frágeis das pessoas e desnudam, sem pudor na consciência, a alma nobre de um povo;

Estar na Guiné e conviver com dois bispos simples mas extraordinários, fez-me concluir que embora muito possa significar a pompa na Igreja, para pouco presta ou para nada vale;

Estar na Guiné ajudou-me a descobrir que as várias Missões dos Espiritanos e das Espiritanas são Oásis num deserto de soluções e possibilidades;

Estar na Guiné deu-me a certeza de que a nossa compaixão pelos que sofrem, mesmo se demasiada, é sempre pouca, pois a dor dos que padecem, mesmo que pequena, é sempre mais do que aquilo que merecem. Na Guiné não é possível divorciarmo-nos da compaixão. Lá, onde a gente se fere não é nos nossos problemas e nas nossas dores, mas nas dores alheias. Lá habita-nos a angústia que a dor de tantos desafortunados nos provoca;

Estar na Guiné possibilitou-me a experiência feliz de acolher os que sofrem, ajudá-los, amá-los e vê-los partir aliviados ficando eu a gemer por dentro;

Estar na Guiné fez-me entender melhor a idiossincrasia da Igreja;

Na Guiné tive a possibilidade de rezar mais e fazer silêncio. O silêncio é um nada que em mim é um quase tudo. Faz parte da essência da minha alma que fica à deriva quando o não tem como hóspede.

Estar na Guiné deu-me, enfim, novas prospectivas e abriu-me novos horizontes…

Estar na Guiné, julgo poder dizê-lo, tornou-me mais humano, talvez mais espiritual, pelo menos fez-me ficar um padre diferente.

Se o partir de Portugal não foi uma canção de embalar e se o chegar e ficar na Guiné não foi fácil pelas circunstâncias já descritas, embora se tenha revelado a experiência mais incrível da minha vida, o regressar a Portugal foi ainda mais difícil:

Vim, mas deixei-me lá.

Vim, mas trouxe as tatuagens de sofrimento daquela gente.

Estou aqui na civilização e nas seguranças que a Europa e Portugal me dão, mas desejava estar lá nas dificuldades daquele país e nos perigos daquela terra.

O adeus que disse à Guiné foi embrulhado num vendaval de emoções. Foi um adeus escrito com letras dolorosas e que me deixou os olhos marejados de saudade. Foi um adeus comovido. Sinto que amo para sempre a Guiné que agora me foge.

Quem chega à Guiné atraca num cais de mistérios, mergulha numa beleza rara e indizível, veste-se de paisagens ímpares e irretratáveis, mas também se vê envolvido numa noite de dramas e sofrimentos incomensuráveis. Depois, quando temos de soltar amarras e de lá partir, vestimo-nos como que de uma paixão secreta e levamos os olhos impregnados de memórias e significações que pintarão com as cores da saudade a tela dos nosso dias futuros. E, como que assolapada, teima em vir connosco a vontade de um dia lá voltar.

Esta minha aventura missionária na Guiné teve contornos que a memória apanhou e eternizou e provocou emoções que a recordação chora com saudosas lágrimas douradas.

Agradeço a Cristo, o Missionário do Pai, este dom tão inolvidável que me concedeu e rogo a Maria, Rainha das Missões, a Sua bênção de Mãe para o querido povo da Guiné.

Padre Almiro Mendes, Diocese do Porto, 05/09/2006

Agência Ecclesia

Guiné 63/74 - P2465: Aires Tinoco, um dos primeiros alentejanos a ver terras da Guiné (Virgínio Briote)


Aires Tinoco, natural de Olivença, ao embarcar na caravela de Nuno Tristão, foi seguramente um dos primeiros alentejanos a ver as terras da Guiné.

O Comandante e quase toda a tripulação acabaram dizimados com setas envenenadas pelas populações nativas. Tinoco, que tinha partido como escrivão de bordo, fez-se ao mar e conseguiu atingir a costa portuguesa quase ao fim de dois meses sem avistar terra, pela rota que ficou a ser conhecida pela “Volta da Guiné”, a volta pelo largo ou, posteriormente, navegação pelo largo.

Era a quarta viagem que Nuno Tristão fazia, a mando do Infante D. Henrique, aventurando-se pela faixa costeira entre o Cabo Branco, que ele próprio descobrira em 1441, e o rio Geba.
À frente de uma caravela com cerca de trinta homens a bordo, Tristão passou ao largo de Cabo Verde, que Dinis Dias tinha descoberto em 1444 e, navegando para sul, achou a embocadura de um rio que se julga ter sido o Gâmbia.

Fundearam a caravela e, em dois batéis, subiram o rio. O batel de Nuno Tristão foi logo atacado pela população ribeirinha, que matou toda a tripulação com setas envenenadas.

Os outros tentaram refugiar-se na caravela, acabando por salvarem-se apenas cinco homens, “um grumete, assaz pouco avisado na arte de marear e um moço da câmara do infante, que se chamava Aires Tinoco, que ia por escrivão, e um moço guinéu que fora filhado com primeiros que filharam em aquela terra, e outros dous moços assaz pequenos que viviam com alguns daqueles escudeiros que ali faleceram” (Gomes Eanes de Azurara, cronista).

Aires Tinoco, com os escassos conhecimentos de navegação que possuía, conseguiu fazer-se ao mar, tentando atingir a costa portuguesa, o que conseguiu ao fim de quase dois meses, sem nunca avistar terra.

Diz Eanes de Azurara, na “Crónica do Descobrimento e Conquista da Guiné”:

“Ó grande e supremo socorro de todos os desamparados (…), onde bem mostraste que ouvias suas preces quando em tão breve lhe enviaste tua celestial ajuda, dando esforço e engenho a um tão pequeno moço, nado e criado em Olivença, que é uma vila do sertão mui afastada do mar, o qual, avisado por graça divinal, encaminhou o navio, mandando ao grumete que directamente seguisse para o norte (…), por que ali entendia ele jazia o Reino de Portugal (…).
(…) Este moço que disse era aquele Aires Tinoco (…), no qual Deus pôs tanta graça que por dois meses continuados encaminhou a viagem daquele navio (…); ao fim dos quais cobraram vista de uma fusta *(…), sobreveio em eles uma nova ledice, e muito mais quando lhes foi dito que estavam na costa de Portugal, a través de um lugar do Mestrado de Santiago, que se chama Sines. E assim chegaram a Lagos, donde se foram ao contar-lhe o forte acontecimento da sua viagem, apresentando-lhe a multidão de flechas com que seus parceiros morreram (…).


Os alíseos e a corrente das Canárias não permitiam, no retorno a Portugal, a navegação junto à costa.
"A volta da Guiné ou da Mina, afastando-se da costa, entrando bem pelo mar Atlântico, passou a ser comum, levando os marinheiros de então a escalar os Açores".

"Pelo feito, Aires Tinoco foi agraciado com terras em Elvas, na sua Olivença natal, onde lhe foi atribuído o Monte do Barroco (Velho), junto à aldeia de S. Jorge de Alôr, e ainda em Estremoz, onde, além do almoxarifado, recebeu casas e terras.
Aires Tinoco foi ainda escrivão do Infante D. Henrique. Em 1475 ainda vivia, ao que se julga em Extremoz".
(Maria Antónia Goes).

Segundo Francisco Contente Domingues, Professor de História na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa,
“ (…) os navegadores portugueses viram-se obrigados a fazer a chamada ‘volta pelo largo’, ou seja, a internarem-se no mar alto para contornar os ventos que sopravam constantemente no sentido aproximado Norte-Sul, junto à costa africana. Essa manobra só podia ser feita recorrendo ao cálculo de, pelo menos, uma coordenada, a latitude, para o que se impunha a observação comparada das alturas dos astros. A novidade não consistiu nesta observação, conhecida e praticada havia muito, mas no facto de ter sido feita a bordo e dela se obter a posição do navio no alto mar, deixando o cálculo da longitude à perícia dos pilotos, já que só a puderam determinar com rigor quando o quarto protótipo do cronómetro de John Harrison provou a sua suficiência, no decurso do terceiro quartel do século XVIII”.
__________

*embarcação comprida de fundo chato, de vela e remo.

Recolha e selecção de texto: vb

Com a vénia e os agradecimentos devidos a Maria Antónia Goes, à revista Alentejo, Terra Mãe e ao Professor Doutor Francisco Contente Rodrigues (Univ. Lisboa).

“A Nossa História”, Maria Antónia Goes. Publicado na revista Alentejo, Terra Mãe. Revista gratuita > Nº 10 > 1º Trimestre de 2008 > http://www.alentejo-terramae.pt/

Imagens extraídas da revista.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2464: História do BCAÇ 2879, 1969/71: De Abrantes a Farim: O Batalhão dos Cobras (2) (Carlos Silva)


O justo reparo do Carlos Silva, ex-Furr Mil do BCAÇ 2879

Amigo Briote

(...)

Hoje tive uma reunião na Associação de Comandos e ofereceram-me a Revista onde vem publicado o teu artigo, o qual não li.


Querem que eu escreva um artigo sobre os nossos militares africanos abandonados.

Vi a publicação do 1º post, mas cortaste a história do brasão da cobra (*), bem como não publicaste o mesmo e a foto do nosso camarada Carlos Fragoso que o concebeu e desenhou.




É como se fosse uma perna amputada, porque não se dá a conhecer o brasão, que deu o nome do Batalhão dos Cobras. Talvez falta de espaço. Não sei se no futuro é possível dar retoques ou não, isto é depois de inserido o trabalho.

Segue em anexo o 2º Post, o embarque e desfile do Batalhão e aspectos da viagem no navio Uige e irão seguindo sucessivamente. Agradeço-te que me avises da publicação.

Eu continuo a insistir na dificuldade da pesquisa, mas a pouco e pouco vou descobrindo com algum trabalho aquilo que quero, pois vou procurar também aos sacos escondidos e não identificados. Vou abrindo o que me chama a atenção.

Já estou a fazer uma espécie de índice onde as coisas se encontram, que junto anexo, para ver se um dia é possível aglutinar.

Tenho muitas ideias que gostaria de desenvolver. Quero enviar para aí um inédito sobre o início da Guerra, isto é, sobre o ataque a Tite em 23-01-1963. Já vi algures no blogue o tipo do 1º tiro, vou ver se o encontro e se encontro algo mais sobre o assunto, para depois carregar o pessoal com metralha. Se souberes alguma coisa sobre este tema diz-me.

Há muito para dizer e para enviar. Vamos com calma, para ver se conseguimos fazer alguma coisa de jeito.

Informa-me se recebeste os anexos em condições, pois seguem várias fotos inseridas no meu trabalho de forma cronológica.

Recebe um abraço.

__________

Resposta de vb:

Carlos,

Tenho ainda várias fotos tuas para inserir em posts futuros. Como pensei que o brazão da cobra tivesse sido desenvolvido já na Guiné, não o inseri por uma questão cronológica.

Trata-se do 1º capítulo, a mobilização e os preparativos, agora segue-se a formação da unidade e o embarque. Espero que me arranjes fotos do embarque. Como cada fotografia é História, agradeço que as legendes.

Grato pela tua excelente colaboração. E as desculpas pelo lapso.

vb
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De Abrantes a Farim, o Batalhão de Caçadores 2879 e a sua história. Ou, melhor dizendo, o BCAÇ 2879 e a nossa História (**).

Texto e imagens da responsabilidade de Carlos Silva.


19-07-1969 – Sábado - Dia do embarque do BCAÇ nº 2879 no Navio “Uíge”



A Conde de Óbidos, que quase todos nós vimos, muitos pela primeira vez, e alguns pela última.




19-07-1969 – Dia do embarque do Batalhão – A difícil despedida dos nossos familiares.



19-07-1969 – Desfile do Batalhão – CCaç. 2548 - Em primeiro plano, o Cap Sobral, o Casanova e o Marques.



19-07-1969 – Desfile do Batalhão – Foi a vez da CCAÇ 2549 aparecer na fotografia.


O Uíge de muitos

20-07-1969 – Domingo



Almoço a bordo. Furriéis da CCAÇ 2548 . O Galo, o Serrenho, o Barroso e o Leça.




Almoço a bordo. Furriéis da CCAÇ 2549. Vaz

21-07-1969 – Segunda-feira




Confraternização a bordo do Uíge. De pé: Alf. Sampaio, Cap Vasco Lourenço, Alf Carmo Ferreira e Cap Covas de Lima. De cócoras, os Alferes Casanova, André, Baptista e Rebelo.




Confraternização a bordo do Navio Uíge dos Furriéis da CCAÇ 2548 De pé: Serrenho, Lopes, Galo, Vasques, Barroso, Godinho, Vitorino e Nascimento. De cócoras: Leça, Évora, Tavares, Pontes e Coelho


25-07-1969 – Sexta-feira - Chegada à Guiné e desembarque em Bissau

O Comando do Batalhão com as CCAÇ 2548 e CCAÇ 2549 foram alojados nas futuras instalações do Batalhão de Serviço de Material em Brá e ficaram a depender do Depósito de Adidos.
Dois barracões, uma manta, mosquitos e nada mais.

Para os militares que já tinham várias comissões e para os que vinham pela primeira vez, embora por razões diferentes, o choque foi grande.

A CCAÇ 2547 ficou instalada na Amura em razoáveis condições.

28-07-69 – Segunda-feira

O Comando do Batalhão, a CCAÇ 2549 e 50 elementos da CCS, embarcaram em Bissau na LDG “Alfange” com destino ao Sector 02 onde iriam ficar instalados.

Em 29-07-69 desembarca-se em Farim.

30-07-69 – Quarta-feira

A CCAÇ 2549, em coluna auto, desloca-se para Cuntima, localidade situada nas proximidades da fronteira norte com a República do Senegal, assumido mais tarde a responsabilidade do subsector.

No mesmo dia marcham de Bissau para a Ponte de S. Vicente, em coluna auto, a CCAÇ 2548 e mais 50 elementos da CCS. Naquela localidade, embarcam na LDG “Alfange”, subindo o rio Cacheu e desembarcam ao fim da tarde em Farim.

01-08-69 – Sexta-feira

Finalmente, neste dia seguem de Bissau para a Ponte de S. Vicente, em coluna auto, a CCaç. 2547 e os restantes elementos da CCS.
Naquela localidade, embarcam na LDG “Alfange”, subindo o rio Cacheu e desembarcam ao fim da tarde em Farim.

Nesta data, portanto, todo o BCAÇ 2879 encontrava-se no Sector 02 que lhe foi atribuído.

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Fixação do texto: vb

(*) Um outro símbolo do Batalhão foi adoptado, embora não saiba por alma de quem surgiu a ideia, o qual nada tem a haver com a heráldica militar, conforme o desenho constante do crachat.
Passados alguns anos após o regresso do Batalhão da Guiné e num dos almoços de confraternização, segundo me contou o Ten Cor Vasco Lourenço, ao qual perguntei para satisfazer a minha curiosidade se sabia como surgiu a ideia de adoptar tal símbolo, este disse-me que a ideia surgiu espontaneamente de entre um grupo de oficiais do Batalhão que entenderam adoptar um símbolo que chamasse à atenção e deixasse uma marca para sempre.

Também, muitos anos mais tarde após o regresso do Ultramar, segundo me contou o nosso camarada então Cabo Mil Carlos Fragoso da CCAÇ 2549, obtido o acordo no dito conclave, foi chamado pelo então Cap Vasco Lourenço, na medida em que tinha um curso de artes, para conceber e desenhar um emblema apelativo do Batalhão, que se relacionasse com algo que rastejasse (até parece que o quotidiano da Guiné seria o rastejar).

Daí, o Fragoso colocar o seu cérebro a funcionar e conceber a ideia da cobra, porque se trata de um réptil rastejante, surgindo assim, o emblema conhecido por todos nós.

Deste modo, o nosso glorioso Batalhão passou a ser conhecido pelo Batalhão dos Cobras”.

Carlos Silva

(**) A odisseia ultramarina aproximava-se do fim. Um dos maiores protagonistas, que a nossa História recente registou, embarcava no Uíge, comandando uma das Companhias do Batalhão dos Cobras, que se iria fixar em Cuntima (Colina do Norte) junto à fronteira com o Senegal.

vd post:

Guiné 63/74 - P2440: História do BCAÇ 2879, 1969/71: De Abrantes para Farim: O Batalhão dos Cobras (1) (Carlos Silva)