quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Guiné 63/74 - P2081: Cusa di nos terra (7): Susana, Chão Felupe - Parte III: Trabalho, lazer, alimentação, guerra, poder (Luís Fonseca)

Foto 1> Lindo pôr-do-sol no Chão Felupe

Recebemos do nosso camarada Luís Fonseca, ex-Fur Mil Trms (CCAV 3366/BCAV 3846, Susana e Varela, 1971/73), o seu terceiro trabalho sobre os Felupes.


Chão Felupe - Parte III:

Os Felupes são essencialmente agricultores, contrariando a ideia pré-concebida de serem apenas ferozes guerreiros, dedicando-se também à pecuária e à pesca o que os levou a preferir viver entre o Casamance e o Cacheu, região com maior pluviosidade, óptima para a lavoura e capim para o gado.

Dedicam-se principalmente à cultura do arroz. Geralmente são os homens que preparam os campos para o plantio, enquanto as mulheres plantam, transplantam, semeiam e colhem o arroz!!!

E os homens? Esses ajudam na sementeira e na colheita.

Durante a época seca os homens dedicam-se a reparar as moranças, a caçar (com arco e flecha e, para caça mais grossa azagaias), fazer ou reparar ferramentas para a agricultura, cintas para a subida às palmeiras e colher vinho de palma. Devo acrescentar que não me recordo de alguma vez ter algum elemento, quer da população, quer do Pel Caç Nat 60, referido a utilização de qualquer tipo de veneno. Pelo menos nas vezes que com eles partilhei refeições de mato não senti qualquer efeito. E provei algumas iguarias.

Para qualquer Felupe que se preze é vergonhoso não ter que fazer na época seca (Outubro a Março) que não seja fumar o seu cachimbo e beber vinho de palma, pelo que a caça representa uma fuga.

Mas o espírito guerreiro não se perdeu. Embora não tenha nunca conseguido confirmar, foi relatado que, anteriormente à nossa guerra, se defrontavam as tabancas de Bolor e Jufunco, num confronto destinado a saber quem guardaria uma âncora (?) que já vinha do Séc XIX, talvez que o Pepito tenha alguma informação sobre o assunto, de uma luta antiga com os portugueses (Desastre de Bolor - 1879?). É bom não esquecer que os Felupes de Jufunco (Djufunco) se revoltaram, igualmente, em 1905 e 1933 e que os de Suzana o fizeram em 1934 e 1935.


Foto 2> Felupes lutando


Durante a minha estadia e no final da época seca realizava-se um torneio destinado a escolher o melhor lutador. A luta era uma espécie de luta greco-romana, mas com regras muito particulares. Como acontece em muitos lugares do mundo, particularmente aqui, os jovens são o orgulho das suas aldeias, pelo que o apoio destas ao seu lutador é total.

O vencedor é determinado por eliminação sucessiva nos combates e passa a disfrutar de enorme prestígio perante todas as aldeias, situação que se mantém até ao próximo torneio.


Foto 3> Luta entre Felupes


Do que me apercebi a prosperidade dos Felupes pode ser medida de três formas: número de filhos, número de vacas e quantidade de arroz guardado.

Para esta etnia é preferível comer só arroz, a ter que matar um animal. Mais, preferem (preferiam) uma alimentação mais reduzida ou mesmo pedir ajuda à tropa a terem que reduzir o seu stock de arroz.

O que me impressionou foi o não haver, entre eles, pobres, na acepção exacta da palavra, uma vez que dividem entre si o que possuem. Os parentes, de outra tabanca, são um último recurso.

Por falar em alimentação a sua dieta consiste, na base, em arroz, mandioca e peixe (e que óptimo peixe eles podem comer, em variedade e qualidade). Os alimentos são geralmente cozidos e, em ocasiões especiais, fritos.

A carne de animais de criação (suínos, bovinos, caprinos e galináceos) só é usada quando existe uma recepção a visitantes que mereçam consideração ou quando houver prática de cultos religiosos.

Foto 4> Mercado Felupe


Por norma alimentam-se da mesma tigela, colocada no chão e no centro da divisão. Os homens podem usar colher enquanto as mulheres e as crianças usam, com extrema perícia, as mãos. A esquerda funciona como prato e a direita serve para pegar o arroz e levar os alimentos à boca.

O Rei come isoladamente, longe do olhar de qualquer súbdito, sentado no seu trono (um banco baixo que mais ninguém pode utilizar sob pena capital).

A vida, acima de tudo, a palavra como garantia (e nós tivemos prova disso), o desapego a futilidades são a sua forma de estar e de ser.

Os mercados são, ou eram, de troca directa, produto por produto, o dinheiro não tem, ou não tinha, qualquer interesse. Uma galinha valia um cesto de mandioca ou duas cabaças de vinho de palma.

O seu ritmo de vida era marcado pelo nascer ou pôr do Sol, também para eles o astro-rei.

E por hoje já chega.
Kassumai

Texto e fotos: © Luís Fonseca (2007). Direitos reservados)
____________________

Nota do co-editor CV

(1) Vd. post de 31 de Agosto de 2007 sobre os Felupes e seus costumes> Guiné 63/74 - P2074: Cusa di nos terra (6): Susana, Chão Felupe - Parte II: Religião (Luís Fonseca)

Sem comentários: