terça-feira, 24 de abril de 2007

Guiné 63/74 - P1692: Morreu (2)... Manuel Ferreira de Oliveira, comandante da CCAÇ 5 (José Martins)

Guiné > Região do Gabu > Canjadude > CCAÇ 5 > Brazão da unidade

Foto: © José Martins (2006). Direitos reservados

1. Mensagem do José Martins (ex-Fur Mil Trms, CCAÇ 5, Canjadude, 1968/70), com data de 23 de Abril último:

Caro Luís!

Mais um que partiu. Tive conhecimento do infausto acontecimento ontem, quando em telefonema com um camarada da CCAÇ 5 preparávamos um pequeno encontro na Marinha Grande, no próximo dia 25 de Abril.

Manuel Ferreira de Oliveira partiu em 31 de Março de 2007, vítima de doença súbita. Foi o terceiro comandante da CCAÇ 5 - Os Gatos Pretos.

Segue anexo do que constará dele, em termos biográficos, na História da Unidade.

Curvo-me perante a sua memória.

2. Nota curricular sobre Manuel Ferreira de Oliveira:

Capitão de Infantaria, natural da Marinha Grande, estava colocado no Depósito Geral de Adidos quando foi mobilizado.

Foi aumentado ao efectivo da Companhia em 3 de Setembro de 1969, assumindo as funções de Comandante da Companhia.

Foi abatido ao efectivo da Unidade em 9 de Março de 1970 por ter sido transferido para o Comando Chefe (ACAP) / CTIG.

3. Comentário de L.G.:

Fica aqui este espaço para o nosso inevitável e doloroso... obituário (1). A geração da guerra colonial (ou do ultramar, como quiserem) começa a desaparecer (2). À parte os que não voltaram connosco, ou que tombaram em combate ou morreram por outras razões em terras de África, na flor da vida, há os que, por doença ou acidente, já na metrópole, nos deixaram precocemente, ainda jovens... Temos nós todos já vários casos em cada um das nossas antigas unidades... Entretanto, estamos nós na calha, pela ordem natural das coisas...

Os camaradas da Guiné poderão sempre deixar aqui uma nota, um apontamento ou um testemunho sobre os camaradas que "da lei da morte se vão libertando" (parafraseando o nosso grande Camões), fossem eles oficiais, sargentos ou praças... Faz naturalmente sentido falar daqueles que conhecemos de mais perto, que connosco serviram a Pátria, com quem nos relacionámos, com quem fizemos operações, com quem partilhámos alegrias e tristezas, com quem tivemos até problemas e conflitos (Refiro-me, nomeadamente, aos nossos comandantes, aos oficiais do quadro permanente que conhecemos em diversos situações de comando: unidade, batalhão, agrupamento, etc.)...

Entretanto, longa vida é o que eu desejo aos membros desta tertúlia, a começar por aqueles de nós que estão a lutar contra a doença. Estou a pensar, por exemplo, no nosso Zé Neto, o capitão José Neto (que pertenceu à CART 1613, Guileje, 1967/68) a quem há dias telefonei e lhe disse: Zé, ainda não vai ser esta a tua última batalha!... Um grande abraço para ele e para todos aqueles de nós que enfrentam, de momento, problemas de saúde. Força e coragem, como sempre!

_________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 19 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1536: Morreu (1)... Barbosa Henriques, o ex-instrutor da 1ª Companhia de Comandos Africanos (Luís Graça / Jorge Cabral)


(2) Na vigência do nosso blogue - com início, grosso modo, há dois anos - também morreu Carlos Fabião (1930-2006), sobre o qual se publicaram diversos posts. Vd. entre outros o primeiro > 2 Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCLXV: Depoimentos sobre Carlos Fabião (1930-2006)

Sem comentários: