Guiné > Zona Leste > Xitole > 1970 > O Alf Mil Cav J. Vacas de Carvalho, comandante do Pelotão de Reconhecimento Daimler 2206 (Bambadinca, 1969/71), à chegada de uma coluna logística ao Xitole.
© Humberto Reis (2006)
Texto do J. Vacas de Carvalho:
Camaradas e Amigos:
Não é intenção minha criar, aqui, um espaço de debate politico ou ideológico. Todos somos livres de ter as nossa ideias e não é por isso, que se pode pôr em causa a nossa amizade ou tornear memórias.
O General Carlos Fabião foi, como nós, um militar que esteve, também, na Guiné.
Depois do 25 de Abril, fez uma opção ideológica, que não tem nada a ver comigo. Não me esqueço do juramento de Bandeira, de punho erguido, que mandou fazer no Ralis. Não me esqueço da bandalheira a que chegaram os nossos militares, quando ele foi o Chefe das Forças Armadas, que tive orgulho em servir.
Não me esqueço, que por causa disso, directa ou indirectamente, morreram em Angola, Moçambique, Timor e Guiné, milhares de pessoas. Entre eles alguns que combateram ao nosso lado (CCAÇ 12, Comandos, etc).
Que a família e os amigos tenham sentido a morte dele, ainda vá.EU NÃO CONSIGO.
Um abraço a todos
J. Vacas de Carvalho
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário