segunda-feira, 10 de abril de 2006

Guiné 63/74- P678: Do Porto a Bissau (6): Atravessando o deserto do Sahará (Albano e Hugo Costa)




As primeiras imagens do norte de África. De baixo para cima: (i) o Hugo; (ii) uma paragem para desentorpecer as pernas; (iii) o Manuel Costa e o Armindo Pereira junto a uma manada de camelos; (iv) um pequeno percalço e a solidariedade dos viajantes do deserto.

Créditos fotográficos: © Hugo Costa (2006)


1. Notícias dos nossos amigos e camaradas que vão a caminho da Guiné. Fonte: Albano Costa (sábado, 8 de Abril de 2004, 23h58; fotos: domingo, 9 de Abril, 21h32).

Caro amigo LG

Mais um dia se passou, e mais uns quilómetros foram percorridos na viagem dos nossos amigos e camaradas até à Guine-Bissau. Neste momento [sábado, à noite] estão a jantar num hotel (não sei o nome) a 70 km da fronteira com a Mauritânia.

A comitiva tem-se portado bem. O jipe ficou preso na areia mas com um pouco de sacrifício lá saiu, e a aventura - como eles dizem - continua a bom ritmo e com muita alegria. Já falei com todos os elementos e todos estão a gostar.

Eles esperam, amanhã domingo, chegar próximo da fronteira ou até já ao Senegal, tudo vai depender dos imprevistos que possam surjir ou não. Segundo a opinião do Allen, e se tudo correr - como esperam(os) - lá para quarta-feira estarão na Guiné-Bissau.

Já os informei, a conselho do Paulo Salgado, a não tentar atravessar Casamança e entrar por S. Domingos que seria melhor e mais rápido...Eles devem evitar Casamança e entrar por Pirada, Gabú, Bafatá e então finalmente chegar a Bissau, aonde estão o Paulo e Conceição Salgado prontos para os receber e os informar do que for possível (Estive a falar ao telefone com eles, mas já deu para entender que são pessoas muitos afáveis).

A história da viagem, essa será depois contado pelo Marques Lopes e restantes elementos. Eles vão enviar fotos logo que saiam do deserto e consigam uma ligação à Net [o que veio a acontecer no domingo].

Um abraço, Albano Costa

2. Também a Zélia, mulher do Allen e mãe da Inês, me telefonou no sábado à noite, de Lisboa, do bairro de São Miguel onde estava de visita a familiares (Aproveitou a vinda de um irmão, que veio ver o desafio de futebol Sporting-Porto). Dei-me boas notícias do pessoal, apesar do pequeno percalço do jipe que se enterrou na areia... Espero poder estar com ela e o Albano, no Porto, nas próximas miniférias da Páscoa. Agardeço-lhe a gentileza de me ter telefonado. Infelizmente eu estava em viagem para Lisboa e ela esperava regressar ao Porto ainda de madrugada... Para os nossos morcões que a esta hora já devem estar no Senegal, a vitória do Porto sobre o Sporting deve ter sido a melhor notícia que receberam no deserto... Julgo que não há nenhum sportinguista infiltrado na comitiva...

3. No dia 6 de Abril, o Paulo Salgado mandou a seguinte mensagem ao Albano:

Caríssimo Albano:

Cá espero por ti (não percebi se tu vens ou não) e pelo resto da malta. Agora, algumas ideias:

(i) O teu filho que não se preocupe, pode utilizar o meu computador para o que for necessário, inclusive mandar mensagens. Só tem que trazer a ligação dele ao computador.

(ii) Quando chegardes, eu acompanho-vos à GuinéTelecom para adquirirdes um cartão e aplicá-lo no telemóvel - custa pouco. Mas tem que estar desbloqueado o telemóvel que trouxerem. Depois há zonas donde se pode falar para Portugal. Ou então compra-se noutra central - AREEBA, em vez da Telecom.

(iii) Desaconselho vivamente, fortemente, a passagem por S. Domingos. A coisa lá ainda não acabou, está preta! Nada de expor a perigos que podem acontecer.Sugiro uma volta maior, por Gabu, no Leste, para fugirem à zona de Casamance. Onde ouviste essa de os civis estrangeiros estarem "imunizados"?

Ao dispor. Podes ligar-me para 00245 - 720 40 25 ou 00245 720 4011 (este é da minha Mulher).

Mantenhas, Paulo Salgado.

Sem comentários: