terça-feira, 11 de abril de 2006

Guiné 63/74 - P683: Notícias do Zé Teixeira: da Ponderosa (CCAÇ 616) a Gandembel (CCAÇ 2317)

Bom Dia, caríssimo.

Logo de manhã para dar três notícias:

1ª Os nossos aventureiros já estão em Touba ( que eu conheço), no Senegal. Devem entrar ainda hoje na Guiné, ou amanhã de manhã.

2ª A Ana Ferreira diz que o pai esteve na tabanca Ponderosa, cujo nome nome verdadeiron não conhece. Pois bem, trata-se da Tabanca de UALADA.

Houve uma Companhia que em memória da célebre série da TV Bonanza fez um pórtico com o nome RANCHO DA PONDEROSA e este vingou, ficando a ser conhecida por todo o branco como Ponderosa.Em 1969 a Tabanca estava deserta. Tinha sido abandonada e a população recolhida em Empada. Como tinha um bolanha muito produtiva, a população ia todos os dias para lá trabalhar nos campos de arroz e a minha Companhia fazia deslocar 2 Secções para o local, no sentido de proteger a população. Algumas das fotos que te enviei (Em cima de um bagabaga) foi tirada lá.Vou ver se consigo um foto que já vi, com o pórtico do Ranco da Ponderosa.

3º Dando seguimento ao apelo do Pepito. Contactei o ex-Alferes Reis da CCAÇ de Guilhege/Gandembel. Esta Companhia foi a mártir de Gandembel de que já falei no Blogue. Só estiveram 2 meses em Guileje. E tiveram 2 mortos. O Resto da comissão foi passada em Gandembel e Buba, onde tive o prazer de conviver com tão boa gente.

O Reis tem como intenção, logo que passe à reforma, escrever sobre a Guiné. Claro que o desafiei a visitar o Blogue e entrar para a Tertúlia.

Esperemos que aceite o meu desafio, pois tem muito que contar (1).

Um abraço e até sempre
J.Teixeira
___________

Nota de L.G.

(1) O Zé Neto (vejam o post anterior) diz que armámos para aqui uma grande confusão com as CCAÇ 2317 e 2316… A 2317 é a de Gandembel, embora tenha passado por Guileje uns tempos… A confusão, involuntária, foi provocada por uma notícia do Jorge Santos sobre o 23º convívio desta unidade, em Fátima (contacto: Soares > tel. 93 683 15 17 e 22 200 02 00) que ele recolheu do ponto de encontro da ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas). De facto, aqui a CCAÇ 2317 aparece como sendo de 1967/68.

Acabei de telefonar ao Soares (que me remeteu para o alferes Reis, que comandou a unidade): ele confirmou que a CCAÇ 2317 é de 1968/70 e que foram eles que construíram o quartel de Gandembel… Disse-me também que alguém já lhe tinha ligado para ele anteriormente. (Sei agora que foi o Zé Teixeira). O homem não tem e-mail. Falei-lhe do nosso blogue… A propósito, voltei a publicar o famoso hino de Gandembel (recolha do Zé Teixeira)…Adoraria que o Reis nos contasse as peripécias deles lá por Gandembel...

Sem comentários: