Em mensagem de 8 de Dezembro de 2007, o nosso camarada Afonso Sousa (1), dava-nos conta da inauguração da Rádio Comunitária de Canchungo e da TV de Cantanhez.
Caro Carlos:
Captei estas notícias no site da AD - Acção para o Desenvolvimento , de que faz parte (como director executivo) o Carlos Schwarz (Pepito).
A inauguração da Rádio Comunitária do Canchungo a 9 de Novembro, assim como a da TV de Cantanhez, que ocorreu a 24, integraram-se nas comemorações do 15.º aniversário da AD.
Um cumprimento de parabéns ao Carlos Schwarz, com o desejo de felicidades.
Um abraço.
Afonso Sousa (1)
Inaugurada a Rádio Comunitária de Canchungo
A 9 de Novembro, dia em que a nossa ONG (AD) celebrou o seu XV Aniversário, começou a emitir a Rádio Comunitária Uler a Baand, que significa na língua manjaca Chegou a Hora!
A inauguração contou com numerosas associações de agricultores, de mulheres e de jovens, vindos de Calequisse, Caió, Cacheu e Canchungo, às quais se associaram o Régulo de Canchungo Baticã Ferreira, altos dignatários tradicionais, organizações internacionais como a UICN, Ong amigas vindas de várias regiões do país e representantes de igrejas de Canchungo.
Esta rádio é gerida pelos jovens desta cidade do litoral norte do país que emite para os sectores de Cacheu, Caió, Canchungo e Calequisse, programas ligados ao desenvolvimento rural, saúde, desporto, cultura, recreação e que vai dar voz aos sem voz.
Foto da inauguração da Rádio Comunitátária Uler a Baand em Canchungo
Inauguração da TV de Cantanhez, em 24 de Novembro, último.
A TV Massar, televisão comunitária de Cantanhez, que na língua nalú quer dizer TV Estrela, foi inaugurada no dia 24 de Novembro de 2007, enquanto iniciativa da associação dos jovens agricultores de Iemberém (Ajai) que protagonizou a construção das suas instalações mobilizando a mão-de-obra da comunidade local, fabricando adobes e colectando inertes.
Tem como objectivo a emissão de programas de agricultura, telescola, formação profissional, alfabetização, cultura tradicional, história, ambiente e ecoturismo, promovendo o acesso directo da população a um orgão de comunicação, resgatando valores culturais das diferentes etnias, permitindo o conhecimento de informações e programas relevantes de desenvolvimento local.
Serão difundidos programas de formação de jovens poceiros, técnicos de energia solar, carpinteiros, pedreiros, a divulgação de programas agrícolas com vista à melhoria das técnicas de cultura das principais produções, da sua protecção vegetal natural, do uso de fertilizantes orgânicos, da introdução de novas espécies de interesse económico e nutritivo e de técnicas de conservação e transformação em compotas, farinhas e óleos.
Foto da inauguração da TV de Cantanhez
Fotos © retirados do site da AD (2007)
AD - Acção para o Desenvolvimento (Guiné-Bissau)
__________
Nota de CV:
(1) Afonso M. F. Sousa, ex-Fur Mil Trms, CART 2412 (Bigene, Binta, Guidage e Barro) (1968/70
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário