quarta-feira, 16 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3063: Notícias da CCAÇ 555 (Cabedu, Out 1963/ Out 1965) (Norberto Gomes da Costa)

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Sector de Bedanda > Cantanhez > Cabedu > Restos (arqueológicos...) do antigo destacamento de Cabedu... Por aqui passaram, em 1963/56, os valorosos e esforçados militares portgueses da CCAÇ 555, comandados pelo Cap Inf António Ritto e de que fazia parte o Fur Mil At Inf Norberto Gomes da Costa, hoje mestre em história, e que passa a integrar a nossa Tabanca Grande.

Foto: © José Teixeira(2008). Direitos reservados.



1. Mensagem do Norberto Gomes da Costa:

Amigo Luís,

Cumpri o serviço militar, como furriel miliciano atirador, na Guiné (Cabedú, localidade próxima de Catió e Bedanda), de Outubro de 1963 a Outubro de de 1965. Foram dois anos de guerra permanente e intensa, como compreenderás.

Acompanho com muito interesse as notícias do teu blogue, desde há uns tempos a esta parte. Há cerca de meio ano escrevi um trabalho, que penso editar, a que dei o título: MEMÓRIAS DA COMPANHIA DE CAÇADORES 555 (50 páginas A4) e que gostaria de partilhar com todos os amigos que fizeram a guerra na Guiné, provavelmente, através do teu blogue. Agradecia que me dissesses como fazê-lo, já que não domino as técnicas bloguistas.

Acrescento a isto a informação de que sou Mestre em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, aceita um abraço do
Norberto Gomes da Costa


2.
Comentário de L.G.:

Meu caro Norberto:

Não nos conhecemos pessoalmente, mas é como se fossemos velhos amigos de há quarenta anos. Não estive na Guiné, no teu tempo nem nunca fui a Cabedu. Estive lá perto. Alguns camaradas do nosso blogue (o Zé Teixeira, o Zé Carioca...) estiveram lá, em 2 de Março de 2008, no âmbito de uma visita ao Cantanhez por parte da comitiva (portuguesa e de outras nacionalidades) que participou no Simpósio Internacional de Guileje (1 a 7 de Março de 2008)(*).

Mas já aqui se falou no teu nome bem como da tua ex-unidade, que esteve destacada em Cabedu (*).

Vd. poste de 15 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2763: Bibliografia de uma guerra (27): A geração do fim e a CCAÇ 555, Cabedu, Cantanhez, 1963/65, do Cap António Ritto (Miguel Ritto)

(...) "Mensagem do Miguel Ritto, filho do então Capitão António Ritto que esteve a comandar a CCaç 555 em Cabedú, Cantanhez, entre 1963 e 1965.

(...) "Já há bastantes dias que não visito o seu blogue (caso não se recorde, eu sou o filho do Capitão António Ritto que foi um dos oficiais que escreveu no livro Infantaria - A Geração do Fim um capítulo sobre a sua experiência a comandar a CCAÇ 555 de 1963 a 1965 na mata do Cantanhez).

(...) "Voltei a olhar para o seu blogue porque o meu pai me pediu para rever um excelente texto que convenceu o Sargento Norberto Gomes da Costa a escrever contando a sua experiência na CCAÇ 555 na Guiné entre 1963 e 1965. O texto foi escrito para divulgação no encontro anual dos elementos desta Companhia.

"Não sei se posteriormente será proposto para publicação em livro, juntamente com crónicas de outros autores, mas se não for esse o caso, não hesitarei em sugerir que lho apresentem para incluir no blogue, se assim o entender. Em questões de história, sempre adorei conhecer os relatos de ambos os lados" (...).


Como vês, meu caro Norberto, já estávamos à tua espera há um bom par de meses. Estou muito curioso em ler os teus escritos, eu e os restantes camaradas e amigos da Guiné que integram este blogue (mais de 250). Senta-te aqui ao pé de nós e conta-nos a tua história e dos teus camaradas da CCAÇ 555, que estiveram no mítico Cantanhez. Sabemos muito pouco de Cabedu e da guerra nessa época (1963/65).

Vamos publicar, com todo o gosto e apreço, o teu texto numa nova série, em partes, se possível acompanhada com algumas fotos da época, devidamente legendadas. Podes mandar-me um texto em word. E as fotos em formato jpg. Eu ou um dos nossos co-editores (os camaradas Carlos Vinhal e Virgínio Briote) iremos publicar regulamente (semana a semana, por exemplo) o teu texto, como temos feito com todos os outros depoimentos, mais ou menos extensos, que aqui nos chegam. Tu próprio me dirás como queres fazer a partição do texto. Os direitos de autor continuarão sempre a pertencer-te, como é norma da nossa tertúlia.

Felicito-te por, sendo mestre em história pela prestigiada Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tenhas decido salvar do esquecimento a tua própria experiência de guerra, tua e dos teus camaradas da CCAÇ 555. De resto, é para isso mesmo que serve este nosso blogue, que é assumidamente um blogue colectivo (ou de um colectivo de que tu fazes parte, de pleno direito direito)...Quero, de resto, que sintas em casa...

Como vês ainda são bem poucas as referências à tua companhia e a Cabedu (*). Para já deixa-me saudar-te como novo membro da nossa Tabanca Grande. Se puderes, manda-nos depois duas fotos tuas, tipo passe, uma do antigamente e outra mais actual, que é para a gente te pôr na nossa fotogaleria (que está em reorganização). E sobretudo para a malta te reconhecer, um dia destes, na rua ou num dos nossos encontros periódicos.

Um Alfa Bravo (abraço) do Luís Graça

_________

Notas de L.G.:

(*) Vd. referências a Cabedu e à CCAÇ 555 (1963/65) no nosso blogue:

16 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2849: Ser solidário (10): Campanha Sementes para as Mulheres Grandes de Cabedu (José Teixeira)

11 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2834: Ser solidário (9): Sementes para a população de Cabedu, Cantanhez, Região de Tombali (Zé Carioca)

7 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2816: Simpósio de Guileje: Notas Soltas (José Teixeira) (5): Água, fonte de vida para as gentes de Cabedu

26 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2688: Construtores de Gandembel/Balana (1): Op Bola de Bogo, em que participou a CART 1689, a engenharia e outros (Alberto Branquinho)

12 de Março de 2008 >Guiné 63/74 - P2626: Fórum Guileje (1): E Cameconde ? Cabedu ? E a nossa Marinha ? (Manuel Lema Santos / Jorge Teixeira / Virgínio Briote)

16 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2443: Pami Na Dono, a Guerrilheira, de Mário Vicente (8) - Parte VII: O prisioneiro Malan é usado como guia (Mário Fitas)

(...) Os três homens riram efusivamente. Mas o alferes baralhou tudo, quando solicitou a Quêba para perguntar se conhecia Caboxanque. Pami, sempre atenta, disse que sim. E aqui começou uma autêntica caça nas perguntas e respostas:
- Quantas vezes esteve no Cafal?
- Diz que passou uma vez lá, quando foi a Cabedu, mas não conhece.
- O que é que os militares fizeram em Flaque Injã?
- Não sabe! Mas ouviu falar que tropa queimou morança e escola. E matou pessoal.
- Ela fazia conversa giro só com militar ou com outro pessoal!? (...).


23 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1624: Bibliografia de uma guerra (17): A geração do fim ou a palavra a 21 oficiais de infantaria, de 1954/57 (Miguel Ritto)

Sem comentários: