sábado, 19 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3074: Tabanca Grande (79): Miguel Ribeiro de Almeida

1. Em 13 de Julho de 2008, recebemos do nosso amigo tertuliano Miguel Ribeiro de Almeida (1), sobrinho do nosso camarada ex-Alf Mil Gonçalves Dias, a seguinte mensagem:

Caros Luís Graça e co-editores do blogue,
Devo-vos um pedido de desculpas por uma falha involuntária em que só agora reparei, pois retirei do vosso blogue uma foto do Tenente Jamanca e respectivo texto do louvor que lhe foi concedido, com o objectivo de as facultar ao meu tio, José M. Gonçalves Dias, ex-Alferes Mil. e grande amigo do Tenente Jamanca.

Bem sei que essa foto não se destina a fins comerciais, e sim apenas a fins sentimentais, pois era uma prenda de aniversário que quis oferecer ao meu tio, sabendo a alegria que lhe ia proporcionar ao facultar-lhe uma foto do seu grande amigo e irmão.

De qualquer modo, devia ter-vos pedido previamente autorização, o que só não fiz devido ao entusiasmo com que encontrei a fotografia e que me levou a não reparar no Aviso à cibernavegação - Direitos de Autor, aliás bem explícito na coluna da esquerda da página do vosso blogue.

Pelo facto, as minhas sinceras desculpas. Tentarei redimir-me prcurando que o meu tio me faculte a foto que tem do Tenente Jamanca, tirada defronte do aquartelamento de Bambadinca, e enviando-a para o vosso blogue.

Um abraço a todos e votos de boa saúde.
Miguel R. A.

2. No dia 14, Luís Graça dava esta resposta ao Miguel:

Miguel:
Essas regras só são válidas para uso público, não privado... De resto, o blogue também é teu, desde o momento que passaste a integrar a nossa Tabanca Grande... A propósito, podes mandar-nos uma foto tua, para a nossa fotogaleria... Ficarás cá o tempo que quiseres, independentemente da situação do teu tio... Se nos conseguires arranjar a foto do Jamanca autografada, com a devida autorização do teu tio, ficas perdoado...
Um abraço.

3. No mesmo dia o Miguel dirigia-se à Tabanca Grande nestes termos:

Caro Luís Graça,
Obrigado pelo seu email e palavras. É uma honra pertencer à vossa Tabanca Grande, espaço de amizade, companheirismo, de preservação da memória e da nossa História contemporânea. Tenho aprendido muito com o que tenho lido, e ainda há muito para ler...

Como o meu tio não se alonga muito sobre a Guiné - mas ele sempre teve um feitio reservado -, vou aprendendo com os textos e comentários dos seus camaradas.

Assim que puder, possivelmente daqui a duas semanas, quando finalmente estiver com ele em Viseu, enviar-vos-ei uma foto minha e do meu tio.

Operação de alto risco a de obter a foto do Tenente Jamanca (2), conhecendo o meu tio como conheço, que ainda assim tentarei levar a cabo com êxito.

Um abraço e votos de boa saúde.
Miguel

4. Comentário de CV

Caro Miguel
Estou a apresentá-lo formalmente, como amigo, à nossa Tabanca Grande.

Tem a grande missão de trazer até nós o seu tio Gonçalves Dias, para que ele nos conte, mesmo fazendo do Miguel via de comunicação, as suas estórias.

Em nome da Tertúlia, seja bem-vindo.

Um abraço dos editores e dos restantes tertulianos.
CV

____________

Notas de CV:

(1) - Vd. Poste de 3 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3016: Em busca de... (32): Margarida Dahaba, professora, filha do 2º Sargento Fodé Dahaba (M. Ribeiro de Almeida / J.M. Gonçalves Dias)

Exmo. Sr. Luís Graça (e co-editores e tertulianos do blog),
Tomei há pouco tempo conhecimento do vosso magnífico blog.
Queria dar-vos os meus sinceros parabéns pela qualidade do mesmo, pelo contributo que presta à história contemporânea do nosso país, pela mensagem de amizade e confraternização que veicula, e por não deixar morrer a memória de uma guerra para a qual foram mobilizados tantos jovens portugueses.

Devo dizer-vos que me emociono ao ver fotos e ao ler textos do vosso blog, que tão bem descrevem e documentam os anos de guerra na Guiné.

Eu tinha 9 anos quando se deu o 25 de Abril, e da guerra guardo ainda na memória as imagens de entrevistas a soldados, na TV (creio que em épocas festivas, enviando mensagens para as famílias, estarei certo?), as conversas que ia ouvindo e os telegramas de papel amarelo [, os aerogramas,] que chegavam da Guiné, onde o meu tio - José Maria Gonçalves Dias, Alferes Miliciano - combateu, entre 1971 e 1973. (...)


(2) - Vd. poste de 10 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3043: Em busca de ... (33): Memórias do príncipe Abdulai Jamanca, irmão do meu tio Gonçalves Dias (Miguel Ribeiro de Almeida)

2 comentários:

Anónimo disse...

O Ex-Alferes Gonçalves Gonçalves Dias, inicialmente pertenceu à CART. 3492, sediada no Xitole e depois foi para a Ccs do Bart. 3873, sediada em Babadinca, por troca com o ex-Alferes Lima Rodrigues.
Um abraço para todos.
Artur Soares

Anónimo disse...

Meu caro Carlos Vinhal,

As minhas desculpas por este comentário já um pouco atrasado.

Muito obrigado pelas suas palavras e votos de boas-vindas à vossa Tabanca Grande. É para mim um gosto e uma honra dela participar.

Tentarei desempenhar a minha missão com afinco, e assim que estiver com o meu tio pedir-lhe-ei, para começar, que ele envie uma mensagem para todos os seus camaradas (bem como uma foto actual, tirada comigo). Espero, com tempo e perseverança, conseguir depois levá-lo a participar directamente na vossa Tabanca Grande.

Um abraço para o Carlos Vinhal e todos os editores, outro ao vosso camarada Artur Soares, e as minhas felicitações pela vossa magnífica Tabanca Grande.

Miguel