sábado, 19 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3072: Convite (7): Homenagem a todos os militares que morreram em África (José Pinto)

1. No dia 18 de Julho de 2008, recebemos de José Pinto uma mensagem dando conta das homenagens que se vão fazer aos malogrados Pára-quedistas Lourenço, Peixoto e Vitoriano e, a todos os combatentes que morreram em África, que ainda ali se encontram sepultados.

Homenagem a todos os militares que morreram em África, de armas na mão, e que ainda ali se encontram sepultados.

Sábado, 26 de Julho, comparece!



O Lourenço, o Peixoto e o Vitoriano, mortos em combate na Guiné em 1973, estão finalmente em Portugal e vão ser entregues às suas Famílias.

Os portugueses que o desejem, em especial os antigos combatentes e sobretudo os pára-quedistas, vão homenagear todos aqueles militares que morreram em África, de armas na mão, e que ainda ali se encontram sepultados.

10h00, na Igreja da Força Aérea em S. Domingos de Benfica - Lisboa;

14h00, na Escola de Tropas Pára-quedistas, em Tancos;

17h00, no funeral do José Lourenço em Cadima – Cantanhede;

18h00, no funeral do António Vitoriano em Castro Verde;

19h00, no funeral do Manuel Peixoto em Gião, Vila do Conde.

Em Lisboa, na Igreja da Força Aérea, a missa será celebrada pelo Bispo Castrense auxiliado por antigos capelães pára-quedistas, na presença das urnas dos três militares agora trasladados da Guiné e das suas famílias.

Em Tancos, na Escola de Tropas Pára-quedistas, junto ao Monumento aos Mortos em Combate terá lugar a cerimónia do “Último Adeus dos Pára-quedistas”, após o que as urnas seguirão para as localidades de origem dos três militares.

Em Cadima, Castro Verde e Gião, de onde saíram há 35 anos, terão lugar, com honras militares, os funerais do Lourenço, do Vitoriano e do Peixoto.

Estes camaradas de armas são os últimos pára-quedistas mortos em combate a serem devolvidos às suas famílias, mas também os primeiros militares portugueses sepultados em África que regressam à Pátria

Sábado, 26 de Julho, comparece!


Mais esclarecimentos:
União Portuguesa de Pára-quedistas e Pára-Clube Nacional «Os Boinas Verdes»: Telefone 249 711 449; fax 249 711 161; email: pcnbv@sapo.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Como tertuliano, julgo ser nosso dever estarmos presentes na última homenagem a estes nossos camaradas.
Obrigado a todos os famíliares e entidades envolvidas neste regresso dos soldados Portugueses à sua Pátria. Vamos trabalhar para que venham os outros.

Comparece e fas-lhe a última continência no local onde te encontrares!

Mário Fitas