Imagem da capa da publicação Postais antigos da Guiné, da autoria de João Loureiro.
Foto: © Beja Santos / Luís Graça & Camaradas da Guiné (2008). Direitos reservados
1. Mensagem do Beja Santos:
Assunto - Um relicário dos postais que enviámos aos nosso entes queridos!
Malta, telefonou-me há dias o Dr. João Loureiro, autor destes esgotadíssimos postais da Guiné, felicitando-me pelos 2 livros meus sobre o meu diário de guerra que ele muito apreciou e pedindo-me para nos encontrarmos.
Aqui está o lindo presente de Natal que acabo de receber. A obra divide-se em quatro secções:
(i) Bissau no primeiro quartel do século XX;
(ii) Bissau dos anos 40 aos inícios da década de 70;
(iii) Aspectos do interior;
(iv) O Povo e os Costumes.
Prometeu-me entregar em Janeiro ou Fevereiro outro exemplar para o Luís Graça, que ele tanto admira. O título da colecção é: Memória Portuguesa de África e do Oriente (*). É uma edição de 2000.
Vou enviar, mais tarde, imagens sugestivas dos postais que escrevemos a quem tinha saudades nossas. Ambiciono que o nosso blogue possa juntar os documentos mais importantes da nossa história comum (**).
Um abraço do Mário
___________
Notas de L.G.:
(*) Nesta colecção, há outras publicações de João Loureiro: postais antigos de Macau (1995), de Moçambique (1997), de Angola (1997), de São Tomé e Príncipe (1997) e de Cabo Verde (1998).
Vd. Memória de África
Autor - LOUREIRO, João
Título - Postais antigos da Guiné
Local - Lisboa
Editor - João Loureiro e Associados
Ano - 1997
Nº pp - 143
Preço - c. 35 €
"Os 248 exemplares que seleccionei para estes 'Postais Antigos da Guiné' , destacados de um lote superior de 550 que constitui a respectiva 'caixa' de arquivo, procuram documentar a génese e a evolução da cidade de Bissau, aspectos relevantes das vilas do interior e, com alguma ênfase que é natural num território com uma enorme variedade étnica e cultural, tópicos da vida e dos costumes do povo guineense.» (Fonte: ACVL On Line)
(**) Vd. último poste desta série > 17 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3642: Historiografia da presença portuguesa (14): A exótica Bissau do Séc. XVII e o papel de D. Frei Vitoriano Portuense (Beja Santos)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário