1. Mensagem de José da Câmara (*), ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73, com data de 11 de Julho de 2009:
Olá Carlos,
Hoje, Dia de Camões e das Comunidades, tive a oportunidade de ver muito do que se passou em Lisboa junto ao monumento. Tenho a certeza que os tabanqueiros tiveram a oportunidade para saciarem muitas das suas saudades, para criarem novas amizades, para relembrarem as suas histórias.
Por aqui, em terras de Tio Sam (EUA), apenas podemos sonhar e participar com o coração.
Talvez, por isso mesmo, os heróis do ultramar neste lado do Atlântico, ao longo dos anos, associaram-se e formaram dois grupos no estado de Massachusetts, a saber: um em Taunton (áreas consular de New Bedford) e outro em Lowell (área consular de Boston).
Por norma, vestidos a rigor, apresentam-se em diversos eventos comunitários. Mas é nos desfiles do Dia de Portugal que por aqui se realizam, que se tornam mais visíveis. De uma maneira geral abrem o desfile e fazem a guarda de honra ao içar da bandeira e aos toques dos Hinos Nacionais americano e português.
Fiz parte do Boston Portuguese Festival e, como tal, tive a oportunidade de apreciar esses garbosos soldados, ainda com muito aprumo, a desfilar nos diferentes festivais realizados em Cambridge, MA.
Na página do Boston Portuguese Festival poderá ver-se algumas fotografias. Retirei apenas algumas para que os tabanqueiros tenham a oportunidade de apreciarem como os nossos camaradas se portam em terras da estranja.
Como sempre, fica à tua disposição a sua publicação, se vires interesse nisso para a página.
Com muita saúde e um grande abraço,
José Câmara
Parada do Boston Portuguese Festival, 2006
Parada do Boston Portuguese Festival, 2006
Parada do Boston Portuguese Festival, 2007
Parada do Boston Portuguese Festival, 2007
Parada do Boston Portuguese Festival, 2007
Parada do Boston Portuguese Festival, 2008
__________
Nota de CV:
(*) Vd. poste de 8 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4480: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (3): Partida para a Guiné
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário