domingo, 29 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6907: Uma foto, de Arlindo T. Roda, da CCAÇ 12, para a capa do novo romance de Armor Pires Mota, Estranha Noiva de Guerra (Luís Graça)



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > CCAÇ 12 (1969/71) > A solidariedade dos combatentes... Dois soldados, guineenses, do 3º Grupo de Combate, do Alf Mil Abel Rodrigues, aparam o 1º Cabo Carlos Alberto Alves Galvão, metropolitano (vive hoje na Covilhã: Um Alfa Bravo, Camarada!), comandante da 1ª secção, o homem que cometeu a proeza de ser ferido duas vezes o decurso da mesma operação (Op Boga Destemida, Fevereiro de 1970).(*)

 Estes dois camaradas guineenses podem ser alguns dos seguintes que compunham a 1ª secção: Soldado Arvorado 82108769 Totala Baldé (Fula); Sold 82108569 Sambel Baldé (F); Sold 82108969 Mauro Baldé (Ap LGFog 8,9) (F); Sold 82110369 Jamalu Baldé (Mun LGFog 8,9) (F); Sold 82109169 Malan Baldé (F); Sold 82109569 Iéro Jau (Ap Dilagrama) (F); Sold 82110969 Samba Baldé (Ap Metr Lig HK 21) (F); Sold 82109969 Malan Nanqui (Mandinga). "Slide" do Fur Mil Arlindo T. Roda, comandante da 2ª secção.  

Imagem editada por L.G. Tenho o original com maior resolução ainda... O Armor Pires Mota (mesmo não sendo membro do nosso blogue, para o qual de resto já foi convidado) pode aproveitar esta imagem para a capa do seu novo livro, Estranha  Noiva de Guerra, desde que cite o autor (Arlindo T. Roda) e o nosso blogue.(**)
Foto: © Arlindo T. Roda  (2010). Todos os direitos reservados

__________

Notas de L.G.:


(...) "Em marcha lenta, devido ao transporte do ferido em maca, os 2 Dest seguiram o trilho de Darsalame Baio-Gundagué Beafada, através do capim alto.

"Próximo da antiga tabanca beafada, cerca das 13h, as NT sofreriam uma violenta emboscada montada em L e com grande poder de fogo, especialmente de lança-rockets. A secção que ia na vanguarda do Dest B ficou praticamente fora de combate, tendo sido gravemente feridos, entre outros, o respectivo comandante e a praça encarregada da segurança do prisioneiro Jomel Nanquitande que, aproveitando a confusão, conseguiu fugir, embora algemado e muito provavelmente ferido.

"Devido ao dispositivo da emboscada, quase todos os Gr Com foram atingidos pelo fogo de armas automáticas e lança-rockets (testa e meio da co¬luna) e mort 60 (retaguarda).

"Devido à reacção das NT, o IN retirou na direcção de Poindon e Ponta Varela, tendo ateado o fogo ao capim para evitar a sua perseguição. O incêndio lançaria sobre as NT um enxame de abelhas, obrigando-as a fugir para uma mata próxima onde se trataram os feridos.

"Em resultado da acção fulminante do IN, as NT sofreriam 1 morto e 7 feridos entre graves e ligeiros (urn dos quais viria a falecer mais tarde), sendo 2 da CCAÇ 12 (1º Cabo Galvão, do 3º Gr Comb, e Soldado Samba Camará, do 2º Gr Comb).

"Feito o reconhecimento, não foi encontrado o prisioneiro. Apesar do incêndio provocado pelo fogo pegado ao capim, ainda se conseguiu recuperar parte do material abandonado. Levados os feridos para Gundagué Beafada, donde foram heli-evacuados, as NT retiraram para o Xime, protegidas por heli-canhão e T-6, tendo chegado ao aquartelamento por volta das 17h" (...).

  


(...) O nosso camarada Armor Pires Mota procura uma foto para ilustrar a capa do seu próximo livro "Estranha Noiva de Guerra". A ilustração deverá registar um acto de salvamento ou transporte de um militar ferido em combate, por um seu camarada. (...)


2 comentários:

Mário Beja Santos disse...

Luís, não tenho palavras para te agradecer. A fotografia parece que foi tirada nem de propósito para o livro do Armor Pires Mota. Oxalá ele e o editor aprovem. mais um motivo de orgulho para o blogue, interveniente, cooperante, fraternal. O livro é uma preciosidade, o Armor escreveu-o na posse total da inspiração e de afectos que aguardavam sublimação. O mais bonito de tudo seria juntar toda a malta da foto, autor e participantes do blogue no dia do lançamento. Caso não seja possível, o que posso garantir é que vou levar para a Guiné dois exemplares para entregar aos teus soldados da CCaç 12. Um abraço, sempre fraterno, Mário Beja Santos

Anónimo disse...

Sou de Setúbal.Conheço relativamen_
te bem o sr.prof.Arlindo Roda.A sua
esposa e as duas filhas, já traba_
lhamos na mesma escola.O prof.Roda
ainda veio cá à escola algumas ve_
zes,ensinar e estimular os nossos
meninos(com 20 anos)para o gosto
pelas"Damas".
Carlos Nabeiro(B.Caç.2842-Moçam_
bique-1968/70)