sábado, 13 de novembro de 2010

Guiné 63/74 - P7273: Parabéns a você (170): Amadu Djaló, o nosso querido camarada septuagenário, que continua a escrever as suas memórias

A história do "minino", feito prisioneiro no mato, com 4 anos,  e depois adoptado pelo nosso camarada Manuel Joaquim (*), e que só agora, muitos anos depois, é divulgada por um dos protagonistas,  tem algum paralelismo com a de Malan Nanque, mais velho (8/9 anos), já aqui contada pelo nosso camarada Amadú Djaló, ou melhor, contada no seu livro Guineense, comando, português (Lisboa: Associação de Comandos. 2010), cuja 1ª edição se esgotou em escassos meses (**). 


O Amadu fez há dias 70 anos (nasceu em 10 de Novembro de 1940). A efeméride escapou-nos completamente. Com três dias de atraso, mas ainda a tempo, aqui vão  as felicitações da toda a nossa Tabanca Grande. 

Saúde, muita saúde, carinho, solidariedade, paz interior e algum dinheiro, é o que o Amadú agora mais precisa. Sei, através do Virgínio Briote, que vive neste momento sozinho, na Amadora, com a partida, para Inglaterra,  da filha e do neto que viviam com ele. Teve há dias a companhia do seu filho  [Idrissa ?,],  que está a acabar o curso de direito em Londres, se não me engano.  

O Virgínio também me confidenciou que o Amadú continua a escrever, o que muito nos alegra a todos. E,  se Deus lhe der vida e saúde (e um novo editor...), talvez possamos ainda ver, no próximo ano,  nos escaparates,  o prometido 2º volume das suas memórias, relativas ao período do pós-independência, incluindo o desenvolvimento da história do "minino" Malan Nanque, beafada, que ele baptizou como Malan Djaló, e a quem chamava sobrinho, tendo ficado ao cuidado de uma sua irmã, em Bafatá. 

Recorde-se que, anos depois da sua captura, em 1964,  na região do Xime, seguido da sua adopção por parte do Amadú [, foto direita, Lisboa, Belém, 2009], este levou-o a conhecer a mãe, em Bissau, em 1973. Continou, porém, a viver na casa de Bafatá. Depois da independência, deu aulas de português em quartéis do PAIGC. 

Entretanto, o desfecho deste caso não foi tão feliz como o do Adilan. O Malan Nanque (aliás, Malan Djaló), "casou, teve um filho, adoeceu e morreu pouco tempos depois no hospital de Batafá. O único filho que teve, uma menina, também sobreviveu pouco tempo. Morreu, ainda não tinha dois anos". 

São de facto, duas histórias, dois destinos.  Em todo o caso, são histórias felizes, com lágrimas, usando uma metáfora do escritor e antigo combatente em Angola, o açoriano João Melo. Neste último caso, do menino beafada, é de realçar mais uma vez a grandeza moral e humana do  bom muçulmano que foi (e continua a ser) o nosso camarada Amadú Djaló, agora septuagenário.
_________

Notas de L.G.:

(*) Vd. postes de:


 12 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7267: História de vida (33): Adilan,nha minino. Ou como se fica com um menino nos braços - 2ª parte (Manuel Joaquim)


(**) Vd. poste de 27 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6257: O segredo de... (12): O meu sobrinho Malan Djaló, aliás, Malan Nanque, o rapazito de 8 ou 9 anos anos, apanhado pelo Grupo Fantasmas, do Alf Mil Comando Saraiva, em 11 de Novembro de 1964, em Gundagué Beafada, Xime... (Amadú Djaló)

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro Amadu Djaló.

As minhas felicitações pelo teu aniversário, votos para que tenhas saúde e força anímica para puderes continuar a escrever as tuas memórias, que aguardo com expectativa.

Um grande abraço

Parabéns!

Manuel Marinho

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO AMADU DJALÓ
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ AMADU QUE TENHAS UM DIA MUITO FELIZ NESTE TEU ANIVERSÁRIO E QUE ELE SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS SE DEUS QUISER PARA O ANO CÁ ESTAREI PARA TE CANTAR MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BCAV 832PIRADA-BAJOCUNDA-COPÁ 73/74

Correia Nunes disse...

Camarada Amadu,votos de muita saúde
junto dos que te são queridos.
Estou esperando os teus novos relatos,da tua vivência.
Felecidades!
José Nunes
Beng 447
68/70

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Amadu Djaló

Os meus sinceros Parabéns por este teu dia de aniversário, longa vida e muita força camarada.

Feliz aniversário

Mário pinto

Costa Abreu disse...

Caro Amigo Amadu,
Deseijo que tenhas tido um dia de aniversario muito alegre e feliz sao os meus cinceros votos. Tenho pena de nao te ter visto no dia do nosso almoco, mas segundo me disse o Rainha estavas doente. Espero que ja estejas melhor.
Julio Abreu
Grupo de Comandos Centurioes

Cesar Dias disse...

Amadu Djaló

Parabens pelo dia 10 de Novembro, espero que estejas com saúde e tenhas feito manga de ronco.
Um abraço

César Dias

manuelmaia disse...

CARO AMADÚ DJALÓ,


UM ABRAÇO DE PARAB+ENS PELO 70º ANIVERSÁRIO.

AINDA TE FALTAM PELO MENOS 30 PARA TERES TEMPO DE NOS PRESENTEAR COM NOVO TRABALHO SOBRE A GUERRA DA GUINÉ NA QUALIDADE DE INTERVENIENTE DE LONGA DURAÇÃO...

Anónimo disse...

Caro Amadu Djaló

Ainda que atrasado, não quero deixar de te saudar e dar-te os parabéns por teres passado a ser septagenário. Que a tua saúde se recomponha para nos contares mais histórias da tua vida.

Grande abraço

Jorge Picado

admor disse...

Caro Amadu Djaló,

Muitos parabéns.

Muita saúde!

Um grande abraço,

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Meu Caro Amadu,
Desejo-te muita força e valentia para continuares a celebrar a data do teu aniversário, com saúde e alegrias, mais os "trocos" necessários para não ficarmos abaixo do nível da dignidade. Espero reencontrar-te em próximo convívio da Tabanca Grande.
Um abraço
JD

Amsoares disse...

Caro Amadu Djaló!

Muitos parabéns pelo teu aniversário. Que contes muitos, com saúde e boa disposição.

Forte abraço de PARABÉNS

Artur Soares

Hélder Valério disse...

Caro Amadu Djaló

Embora com atraso, involuntário, aqui deixo as minhas felicitações e o desejo que a tua saúde melhore.

Parabéns!
Um abraço
Hélder S.

Torcato Mendonca disse...

Camarada Amadu

Um Abraço forte, com atraso de um dia.

Boa Saúde.

Força Camarada e este dia a repetir-se.

Falta a 2ª Parte do Livro...

Parabéns e abraço fraterno do Torcato

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo Amadu Djaló

Um fim-de-semana ausente não me permitiu deixar aqui um forte e camarigo abraço de parabéns, o que agora faço com todo o gosto.