Não me lembro da Fatumatá [foto à esquerda, em 2005], quando trilhei as picadas de Quebo e Mampatá [, em 1968/70].
Recordo o Régulo Sambel, seu marido, e a sua dedicação e fidelidade a Portugal.
O seu filho, o nosso amigo Suleimane, actual Régulo de Contabane, esse sim, como soldado milícia partilhou comigo algum...as aventuras em Mampatá. Hoje prezo muito a sua amizade e a da sua esposa, a Ádada, que conheci ainda bajuda. Que bonita que era e ainda é!
Tal como o Paulo Santiago, tive a felicidade de conviver com a Fatumatá em 2005, quando a Ádada [ foto à esquerda, em 2005] me reconheceu, passados trinta e cinco anos (que belo e feliz momento!).
Estava a saborear este encontro, quando vejo surgir à porta da sua morança a velhinha Fatemá, que se dirige a mim com um sorriso, para logo me abraçar e com as lágrimas nos olhos me pedir Branco na volta, branco na volta !
Por mais que lhe dissesse que agora só lá íamos para matar saudades, ela insistia: Branco na volta!... Seguiu-se uma amena conversa, interrompida aqui e além pelos seus bisnetos que queriam brincar comigo ao fotógrafo.
Voltei em 2008. Notei que estava mais parada, porque os anos não perdoam. Retenho a imagem de uma mulher linda, apesar da idade, lúcida e sobretudo, tal como o filho e outros familiares que conheço, muito ligada a Portugal e aos portugueses que por lá passaram.
Com a sua morte perdeu-se um forte elo de ligação, com os portugueses que pisaram aqueles trilhos do Regulado de Contabane.
José Teixeira
[ Esquilo Sorridente]
José Teixeira
[ Esquilo Sorridente]
___________
Nota de L.G.:
Sem comentários:
Enviar um comentário