Caros camarigos
Em anexo envio-vos um "apelo" que me chegou por um amigo, um vilafranquense, o José Ceitil, pai da Marta Ceitil, jovem cooperante e trabalhadora na Guiné e de que já vos enviei algumas das suas experiências na "terra sabi".
Esse "apelo", como podem ler, tem a ver com a tarefa a que ele se propôs, de fazer a "História da Pensão Central" e para tal pretende obter mais alguns depoimentos de camaradas que por lá tenham passado, que tenham as suas recordações 'em dia' e que não se importem de as partilhar.
Se entenderem que tem cabimento, peço então que o façam ter visibilidade.
Abraço
Hélder Sousa
Era assim a Pensão Central em 1997, fora retocada, pintada de branco imaculado, agora está de azul e há muita ferrugem à mostra. Ainda é possível andar num destes táxis azuis, com um ou até quatro passageiros. Importa não esquecer o bem que aqui se fez a quem chegou com fome e à procura de abrigo, de todas as partidas do mundo (foto retirada do site: www.guinee-bissau.net, com os devidos agradecimentos).
Apelo para contributo para a história da “Pensão Central”
Caros camaradas, amigos e outros
Calculo que não é estranho para nenhum dos que “vivem” ou visitam este nosso espaço que uma figura incontornável da História da Guiné-Bissau, da actual mas e principalmente da ‘do nosso tempo’ é a figura da D.ª Berta, intimamente ligada à “Pensão Central”, em Bissau.
Julgo ser do conhecimento geral que a D.ª Berta se encontra bastante doente, que veio há alguns meses (já este ano, salvo erro) para Portugal, que está em tratamento, que se tem aguentado, embora a ‘lei da vida’ não permita alimentar esperanças de eternidade, pelo menos ‘nesta vida’.
Deste modo, um amigo meu, José Ceitil, de seu nome, que também teve o previlégio de conhecer essa grande senhora em Bissau aquando das visitas que fez à sua filha Marta (da qual já dei conta aqui no Blogue de algumas das suas observações enquanto cooperante e trabalhadora na Guiné) e que ganhou por ela uma estima e consideração notáveis, propôs-se fazer a “História da Pensão Central”, partindo das suas memórias.
O José Ceitil é autor de um livro comemorativo dos 90 anos de “Os Belenenses”.
O objectivo deste apelo é para que todos aqueles que tenham como referência a “Pensão Central”, com a memória de episódios ali vividos, ou o relacionamento com a D.ª Berta, que possam e queiram, que entrem em contacto com esse amigo a fim de se poder considerar o contributo para o conteúdo da “História”.
Para além dos que se voluntariem a fazer esse contacto há, para já, um grande interesse em encontrar o “Comandante Pombo”, de que o José Ceitil me disse a D.ª Berta falar bastante, assim como um tal “Cartaxo”, que não sei exactamente se é nome próprio ou referência à eventual terra de origem.
Guiné-Bissau, 18 de Novembro de 2010 > A Avó Berta e Mário Beja Santos.
Foto de Mário Beja Santos, com a devida véniaPara contactar o José Ceitil pode-se usar o mail joseceitil@gmail.com
Um abraço para toda a Tabanca!
Hélder Sousa
Fur Mil TRMS TSF
____________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 27 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8336: Blogues da nossa blogosfera (44): Construção da Ponte de S. Vicente - Guiné Bissau, um Blogue formado por trabalhadores de uma empresa de construção civil, hoje com saudades da Guiné-Bissau (Hélder Sousa)
Vd. último poste da série de 18 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8442: Em Busca de... (165): Malta do BCAV 757 “Sete de Espadas”, BCAÇ 4514/72 e Pelotão de Caçadores Nativo 64, Bafatá (Mário Fitas)
2 comentários:
Gostaria de fazer um poste sobre a Sr.ª D. Berta . Não o podendo fazer, por falta de tempo, limito-me a um comentário.
O meu poiso era em Bafata. Passei por Bissau uma dúzia de vezes. Que me lembre, não conheci pessoalmente a D. Berta mas ouvi falar muito dela, tanto que há um episódio no meu livro “Na Kontra Ka Kontra “ (passe a publicidade) que fala da vetusta senhora e do seu café-restaurante num 1º andar, onde estive várias vezes. Era o único local em Bissau onde havia sorvetes e coca-cola de garrafa, que eu apreciava contrariamente à outra, pelo seu sabor a lata.
Que a D. Berta se restabeleça, são os meus votos.
Fernando Gouveia
Hélder: Tens todo o meu/nosso apoio... A Dona Berta é uma lenda viva daquela terra, desde o nosso tempo... Em Março de 2008, passei por lá, mas subi para visitar o edifício. Nunca lá fiquei, das poucas vezes (duas ou três) que passei por Bissau. Mas faz parte da nossa memória dos lugares... A Marta Ceitil é membro da nossa Tabanca Grande. Ela pode fazer um poste sobre a Dona Berta e a sua casa...
Temos 4 referências a "Pensão Central" e dois a "Dona Berta"... Vamos arranjar mais... Venham os testemunhos, as histórias, as memórias...
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Pens%C3%A3o%20Central
Enviar um comentário