Quatro frutos secos da Guiné-Bissau, numerados de 1 a 4, da esquerda para a direita... Um deles é mais conhecido do consumidor ocidental. Todos eles são excelentes aperitivos. Três deles são excelentes sumos...
Fruto nº 1
Fruto nº 2
Fruto nº 3
Fruto nº 4
Fotos: © Luis Graça (2012) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
Fotos: © Luis Graça (2008) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
_____________
1. Há dias recebemos, lá em casa, por intermédio do Pepito um encomenda com frutos secos da Guiné-Bissau... Não eram muito usados no nosso tempo. No nosso tempo, o aperativo mais popular era a mancarra (amendoím). Não figura neste lote.
O desafio que é feito aos nossos leitores é identificar estes frutos. Não é preciso ir à Guiné-Bissau para os comprar. Estão disponíveis nas lojas do Martim Moniz. São muito populares entre os guineenses que cá vivem.
Há dias conhecemos, eu e a Alice, o pai da Alicinha do Cantanhez, filha da Cadi. O António Baldé, que foi militar da CCAÇ 11, em Paúnca, por volta de 1970, e trabalhou com o Pepito no ministério da agricultura, ensinou-nos a fazer sumos com três destes frutos secos. Acreditem que são mesmo bons.... Que o diga o Xico Allen (vd. fotos em baixo, tiradas em Guileje,. num almoço realizado a 1 de março de 2008, por ocasião do Simpósio Internacional de Guiledge, Bissau, 1-7 de março de 2008).
Só uma ajudinha: os apreciados sumos da Guiné Bissau são, entre outros, o de cabaceira, farroba (ou alfarroba) e veludo... Podem-se misturar os três... (LG)
Guiné-Bissau> Região de Tombali > Guileje > Simpósio Internacional de Guileje (1 a 7 de Março de 2008) > Visita dos participantes ao Cantanhez, no sul do país > 1 de Março de 2008 > Almoço na antiga povoação e aquartelamento de Guileje > O nosso camarada Xico Allen (e, por detrás ele, o Armindo Pereira), preparando-se para provar uma das mais populares bebidas servidas no decorrer do Simpósio, o pó di pila, feito à base do fruto da cabaceira. Eu, na altura, não toquei em sumos nenhuns... mas o Xico e o Armindo é que podem testemunhar se este Viagra doméstico tem mesmo efeitos... afrodisíacos(L G)
Fotos: © Luis Graça (2008) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
Nota do editor:
Último poste da série > 8 de agosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10237: Passatempos de verão: Hoje quem faz de editor é o nosso leitor (6): Fotos à procura de uma legenda... (Juvenal Amado, CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74)
7 comentários:
Caro amigo Luís,
Reconheço o fruto nº. 2 que é o CAJU, fruto que as bajudas lá no Xime nos vendiam, juntamente com o amendoim e a banana, 1 peso=4 bananas
Abraço,
Sousa de Castro
Nos meus tempos de menino em Cabo Verde faziamos muito sumo de calabaceira. Veludo e alfarroba eram importados da Guine e os precos proibitivos para que deles fizessemos sumo. Do caju, que existe em abundacia em Cabo Verde, a fruta (a que chamamos "semente")nao serve para fazer sumo que eh feito com a parte sucolenta do caju, a qual nos chammos de fruto do caju (apesar de nao o ser).
Calabaceira (Cabo Verde) ou cabaceira (Guiné-Bissau)...São sinónimos... Vem do francês "calebassière"... Na Guiné-Bissau, também designa o fruto da cabaceira... Em crioulo, "kalabasèra"... O mesmo que embondeiro (Angola, S. Tomé...). Uma das primeiras árvores do litoral africano a serem descrita spelos navegadoers portugueses no séc. XV...
Nome científico "Adansonia digitata L"... Árvore de grande porte ocorrendo sobretudo junto às tabancas, onde é cultivada. Como o poilão, é uma árvore sagrada... A polpa dos frutos
é comestível e utilizada para fazer refrescos. As folhas utilizadas são utilizadas em culinária.
1. Mensagem do nosso querido amigo e cmarada Albano Costa, o fotógrafo de Guifões:
Caro Luís Graça
É só para fazer uma rectificação, sobre as personagens da foto do P10243, (Pó di Pila) eles são o Xico e o Armindo, e não Casimiro, o resto esta tudo bem.
Um abraço, Albano Costa
2. Albano: Obrigado! Já somos muitos, mas nunca demais... Às vezes troco os nomes. Vou retificar. Peço desculpa ao Armindo!. Abraços para todos vocês todos, grã-tabanqueiros de Matosinhos.
Albano:
Sei que o Armindo e o Casimiro integraram a expedição ´
a Guiné de abril de 2006 juntmente com o teu filho, Hugo Costa, o A. Marques Lopes, o Xico Allen e a filha, etc....
A troca de nomes já vem de trás... Vê aqui este poste da I Série... A responsabilidade da legendagem das fotos não é tua, é minha... Vou retificar também...
E a propósito, tens que "apdrinhar" a entrada do Armimdo e do Casimiro para a Tabanca Grande. Reparo agora que eles não fazem parte formalmente deste grande grupo de amigos e camaradas da Guiné!!!
O que é feito deles ? Dá-lhes um abraço meu quando os vires, assim como ao Xico Allen.
http://blogueforanada.blogspot.pt/2006/05/guin-6374-dccxxv-do-porto-bissau-12.html
Olá! Qual o nome coentifico do veludo?
À pergunta, qual o nome científico do veludo, dialium guineense.
Enviar um comentário