domingo, 27 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P11012: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (24): 25.º episódio: Memórias avulsas (6): Cabeça cá tem juízo

1. O nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), em mensagem do dia 21 de Janeiro de 2013, enviou-nos mais esta história para publicar na sua série "Os melhores 40 meses da minha vida".


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA

GUINÉ 65/67 - MEMÓRIAS AVULSAS (6)

CABEÇA CÁ TEM JUÍZO

23 de Julho de 1966 e o campeonato mundial de futebol a disputar-se lá para as englandes.

Pára tudo, que é dia de Portugal jogar.

Chegámos a estar a perder por 3 a Ó mas depois lá demos a volta à coisa e acabámos por ganhar a uns tipos que antes tinham dado tareia, na guerra, aos américas e só por isso se atreveram a pensar que faziam o mesmo cá c'os Eusébios... Torres... Zés Augustos... Hilários e outros muita bons.

Uma das duas grandes penalidades convertidas por Eusébio, que marcou 4 golos nesta vitória de Portugal sobre a Coreia do Norte por 5 a 3. O quinto golo foi marcado pelo saudoso, bom gigante, Torres. (Legenda de CV)
Foto: Com a devida vénia a citizengrave.blospot.com

Já uns CIAosos, que tinham vindo recentemente a Bissau, sabiam de tal impossibilidade e só cá estiveram com o intuito de aprender e perceber, como é que, sendo nós aqui, pr'ái uns 20 mil, conseguíamos estar a vencer, quando eles lá nos Vietnames e com um milhão de profissionais bem armados, estavam em quase completo colapso.

Depois dum lauto almoço comemorativo duma boa notícia recebida há pouco e para quem não saiba elucido desde já que todos os almoços sempre foram e serão para mim, de comemoração, só que estes ainda mais saborosos me pareceram e ai nanas... que a dieta Kapatrêziana do feijão com dobrada, era já passado... e dizia eu... fui assistir ouvindo o relato talqualmente.

Enquanto isso ia emborcando uns whyskais digestivos, tantos quantos os golos da partida, conforme a mim mesmo prometera e promessas para mim, ou se cumprem ou não se fazem, nem mesmo que com isso prejudiquemos a saúde.

Por culpa dessa futebolada aconteceu a loucura total.

Conto-vos, pois então: Acabada a partida começaram a ver-se garrafas pelo ar e até aí tudo normal, só que depois caíram no chão e... sabe-se lá do porquê.

Resultado: aquela Praça do Império, ficou uma verdadeira fábrica de vidro estilhaçado e disperso pelo chão.

"Monumento ao Esforço da Raça. Praça do Império"... Bilhete postal, nº 109, Edição "Foto Serra" (Colecção "Guiné Portuguesa")

E então... era uma vez... uma cidade a entrar no pandemónio... vieram os pára-quedistas cuja luta exclusiva era a de fazerem de Polícia Militar (nessa altura, porque mais tarde foram também combatentes)... a balbúrdia piorou já que ninguém os "amava" dada a sua estapafúrdica e autoritária poses... aparecem os fuzos a tentar pôr mais desordem na ordem... e assim SIM, finalmente dá-se o caos.

Foi o bom e o bonito, também colaborei assim como todos os do Exército que por ali estavam em merecido descanso, e festejámos agora aliados à Marinha, descascando no inimigo comum, (os páras) que tão mal nos maltratavam com a prepotência costumada. Para mim escolhi os mais altos, aplicando-lhes o conceito aprendido no Judo que diz, que quanto maiores são, maior é a queda.

Gozei à brava, creiam, com tanta castanha que distribuí e com algumas que recebi não nego, mas "djubi", quem vai à guerra dá e leva.

Assanhada esteve a peleja durante horas, quando alguém, merdosamente decidiu interromper e deu ordens aos seus homens para que regressassem de imediato a Brá, o que fizeram bastante sovados e estropiados, uns sem cassetetes e outros sem os capacetes e pobres de nós que como de costume fomos os prejudicados, quando assim nos retiraram aquele pequeno prazer porradal que estávamos usufruindo caceteando de borla.

E eu? ...pois acabei a noite no Hospital Militar onde graças à minha nunca desmentida valentia, levei seis pontos na tola e de tal forma que ainda hoje lá está o sinal e nesse sítio nunca mais nasceu cabelo.

(continua)
____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 20 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10970: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (23): 24.º episódio: Memórias avulsas (5): "Salazar é qui na manda"

Sem comentários: