terça-feira, 12 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11245: Convívios (500): Reportagem da reunião da magnífica Tabanca da Linha levado a efeito no passado dia 7 de Março (José Manuel M. Dinis)

1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), com data de 7 de Março de 2013, a propósito do último convívio da magnífica Tabanca da Linha: 


A magnífica Tabanca da Linha

Chovia. E nos intervalos da chuva foram chegando os confraternizantes. A Adega Camponesa está quase elevada à categoria de sede social dos Magníficos veteranos da Guiné, e tem constituído um bom local para os encontros. Pecaminosamente, continua a servir quantidades excessivas, que a capacidade mastigante não tem conseguido consumir na totalidade.

O pessoal entrava e acumulava-se no início da sala em manifestações de quem matava saudades. Aprimorava-se o ambiente. Já se sabia de duas faltas inevitáveis, pois o Briote e a esposa ficaram impedidos por motivo de doença de um familiar; o Miguel e a Giselda também ficaram impedidos, porque a Giselda fez hoje uma cirurgia; o Canhão também teve um problema de saúde; o Tirano também teve um inoportuno impedimento, idem relativamente ao Encarnação e ao Marcelino da Mata. Também o Senhor 2.º Comandante Rogério me deu conta com antecedência, de uma maleita que o apoquenta, e também me apoquenta por saber que se debate porfiadamente, desejando-lhe força anímica para a vencer. Em contrapartida, e sem aviso prévio, tal como do antecedente, compareceu essa legenda sínica que dá pelo diminutivo de Aga. O Senhor Comandante Rosales sorria perante a boa disposição geral, e abeirando-se do amanuense, quis saber se já estavam todos. Ainda não, que havia um ou outro perdidos um pouco antes de Badajoz. Entretanto, o senhor Marcos reclamava para que o pessoal abancasse, pois tinha que entrar em estágio para o jogo da UEFA.

Naquele entretém, já se debatia com inspirada animação, a proposta do Resende para criarmos um blogue catalizador das grandes preocupações e realizações do Senhor Comandante Rosales, bem como a distribuição da restante hierarquia (editor principal e redactor chefe), cargos aparentemente destinados ao Resende e ao Pires, respectivamente, embora não houvesse dificuldade para escolher entre os que se colocavam em bicos de pés. Haverá ainda uma esperada competição para preencher o lugar de fotógrafo-chefe, ou principal, pois tanto o Miguel, como o Humberto ou o Jorge Canhão, sendo elementos experientes e de créditos firmados, devem sempre contar com a concorrência, e hoje conseguimos lobrigar o Senhor 2.º Comandante Mário Fitas a arriscar uns ângulos e outros tantos espontâneos.

Ainda antes de me sentar à mesa tive que fazer um imenso esforço para não punir o setubalense Valério com dois ou três pontapés no cu, em virtude das queixinhas impertinentes que dirigia à minha psicóloga. Levou um, já um bocadinho à traição, mas num instante magnífico e revelador da minha boa forma. Entretanto, chegava o Domingos, que eu tinha despertado do limbo do esquecimento. A Teresa e a Gina tomaram lugar a meio da mesa, quais rainhas veneradas. E o resto da malta foi-se instalando num organizado cerco aos aperitivos e às entradas. O Senhor Comandante sorriu-me enquanto se sentava junto a mim, com o aviso de estar atento aos meus deslizes, o que constituiu um forte argumento persuasivo.

Genuínos senadores, os tertulianos organizaram-se em grupinhos de proximidade, que discutiram diferentes matérias de inegável interesse comum e, também, talvez para o País. O Marques, o Caetano, o sínico, o João Parreira, o Senhor 2.º Comandante, que ocupava uma extremidade usualmente destinada ao pagador, o Carlos Filipe, o Zeca Caetano, o Valério, o António Silva, o Moreira, as senhoras, o amanuense, o Senhor Comandante, que o espiava e controlava, o Pires, e o Carioca que se opunha geograficamente ao Fitas, o Horta, o Domingos, o Manuel Joaquim, o Carlos Silva, o Marques, o Resende e o Palma.

Desta vez, em vis-à-vis calhou-me o Manuel Joaquim, esse grande autor de epístolas e outros géneros da prosa, que concitou o interesse dos mais próximos, pela riqueza descritiva de algumas estórias guineenses, e pela verve descritiva com que as descrevia. Há ali um verdadeiro manancial para encher páginas do blogue. E a propósito, quero destacar uma importante ausência, que, apesar dos anúncios e convites atempados, não deu qualquer satisfação para não comparecer, e privou-nos do ronco de com ele confraternizarmos. Refiro-me ao Luís Graça, que eu sei estava engripado no sábado da manifestação, mas desejo que já se tenha recomposto e alimente com satisfação.

O tempo corria inexoravelmente, pelo que a malta, a dada altura dos acontecimentos, começou a apresentar despedidas, e cada um foi entregar os 15 aéreos da ordem, excepto eu que, tó-tó, paguei a dobrar. Mas ri-me e conversei animadamente, preenchi os espaços estomacais, e levei uns porradões amigos. Que mais se pode pretender em tempos de crise (passado, presente e futuro) e austeridade gaspariana?

Até à próxima tentativa de reportagem.
JMMD

 Em primeiro plano Manuel Joaquim, co-autor das belíssimas "cartas de armor e guerra", A seguir Domingos e mais afastado o Horta.

Duas simpáticas senhoras nesta foto: a Gina (à esquerda), esposa do camarada Fernando Marques e a "psicóloga" do JD 

 Carlos Silva, António Fernando Marques e Luís Moreira

O autor destas fotos, Manuel Resende

Nesta foto: António Graça de Abreu, Carlos Lisboa, João Parreira e Mário Fitas

De pé: Zeca Caetano e o Comandante Jorge Rosales. Sentado, para não tapar as vistas, Hélder Sousa

(Fotos de Manuel Resende)
__________

Notas do editar:

Vd. poste de 22 DE FEVEREIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11136: Convívios (493): A magnífica Tabanca da Linha vai reunir no próximo dia 7 de Março em Alcabideche (José Manuel M. Dinis)

Vd. último poste da série de 10 DE MARÇO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11233: Convívios (499): 5º Encontro de Gerações de Lanceiros Policia Militar/Policia do Exército, Portalegre – 20 de Abril de 2013 (Nuno Esteves )

12 comentários:

JD disse...

À atenção dos curiosos, invejosos e cuscos, vou desvendar as personalidades não identificadas:
Foto 1 - além do M. Joaquim, estão o Domingos e o Horta;
Foto 2 - trata-se da minha psicóloga;
Fotos 3 e 4 estão ok;
Foto 5 - entre o AGA e o Parreira está a nóvel aquisição da Magnífica, o Carlos Lisboa, que vai ajudar muito a elevar a moral e encestou bem durante o almoço;
Foto 6 - trata-se do Zeca Caetano, com uma barbicha que também me confundiu.
Abraços fraternos
JD

antonio graça de abreu disse...


Dizes Zé Dinis:

"Em contrapartida, e sem aviso prévio, tal como do antecedente, compareceu essa legenda sínica que dá pelo diminutivo de Aga."

Estás no teu pleníssimo direito de não gostares do António Graça de Abreu.
Mas como sabes, dois dias antes do almoço, enviei-te um mail onde me inscrevi para o almoço.

Não havia necessidade de publicar a mentirola no blogue, ou havia?

Quanto a legenda sínica e diminitivos, estamos entendidos.
Cada um é como é, mais ou menos cínico, com legenda, sem legendas.

Tenho por ti o respeito que me merecem todos os camaradas da Guiné.

A vida é curta, aproximamo-nos do fim. Saibamos ser pessoas honestas e verdadeiras.

Um abraço,

António Graça de Abreu

JD disse...

Aga,
Importas-te de aceitar que não recebi o mail que referes?
Será possível que mo reenvies?
Ficar-te-ia muito grato, e não terei dúvidas em retratar-me de algum descuido da minha parte.
Já agora, apesar do tempo decorrido, será também possíval enviares o da inscrição no encontro anterior?
JD

antónio graça de abreu disse...

Cópia do mail que te enviei a 5 de Março,
dois dias antes do nosso almoço de 7 de Março:

From: abreuchina@netcabo.pt
To: josemanuel.matosdinis@gmail.com
Subject: RE: [Luís Graça & Camaradas da Guiné] Guiné 63/74 - P11136: Convívios (493): A magnífica Tabanca da Linha vai reunir no próximo dia 7 de Março em Alcabideche (José Manuel M. Dinis)
Date: Tue, 5 Mar 2013 01:02:22 +0000

Conta comigo, Zé Dinis.

António Graça de Abreu


Quem está a mentir?
Desejo-te, Zé Dinis, saúde e todas as felicidades do mundo.
Estas questiúnculas têm a importância que têm, quase nenhuma.
Em breve, Zé Dinis, todos nós, iremos aproximarmos de Deus, do sublime nada.

Abraço,

António Graça de Abreu

JD disse...

Camaradas,
Tenho que apresentar um pedido de desculpas, tanto ao AGA, como à Tabanca Grande, mas não me dei conta de ter recebido este mail.
Já agora, quero aqui dizer que não sou mentiroso, no sentido da mentira ostensiva, sobretudo para prejudicar alguém, ou deturpar argumentos.
O AGA cataloga-me de mentiroso, e depois acrescenta uma ladaínha fatalista para encontros marcados por Deus. Ora, como eu sou ateu, só nos aproximaremos, se ficarmos em covas próximas, ou se, entretanto, ele se retratar dos disparates ofensivos que aqui propagou.
No entanto, ele sabe bem que eu não sou de exclusões, e tenho-o notificado de cada vez que acontecem encontros.
JD

antonio graça de abreu disse...

O blogue terá certamente questões bem mais importantes a tratar do que o comportamento avinagrado de cada um.
Quanto aos retratos, retratinhos e retratôes, estamos entendidos.

Quanto a tudo o mais, cito o escritor José Luis Peixoto, em texto na Revista Visão, amanhã, 14 de Março de 2013, pag. 10.

"Somos uma folha de papel, somos um sopro.
Aquelas merdices que nos dão voltas à cabeça, que nos consomem, não têm qualquer valor. Haveremos de arrepender-nos de cada uma delas."

STOP, Zé Dinis.
Tenho coisas bem mais bonitas que fazer.

António Graça de Abreu

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tony Borie disse...

Olá José Manuel.
A agradável reportagem do vosso convívio, que juntou alguns amigos combatentes, em alguns momentos fez-me lembrar o encontro entre os presidentes Richard Nixon e Leonild Brezhnev, durante a "Nuclear War"!.
Entre tudo aquilo que se passou nesse agradável convívio, até meteu "a minha psicóloga" e "aquele sínico"!. Há, há, há!.
Não calculas, como me "dói" ver aqueles copos quase cheios!. Da próxima vez, diz ao fotógrafo para tirar os copos da foto!.
Um abraço, Tony Borie.

JD disse...

Caro Tony,
Aquelas importantes pessoas que referes, só tratavam de coisas merdosas decorrentes da guerra fria.
Na Magnífica, ao contrário, aquecem-se os espíritos, e fomenta-se a alegria solidária. Com falhas, claro, pois a crise que suscitas pela atenta observação dos retratos, terá que ser posta à subida consideração do Sr Comandante, não vá acontecer a anexação do nosso pequeno território pela sedenta e poderosa nação americana.
Um grande abraço, e que não te falte o líquido que rega a inspiração.
JD

armando pires disse...

A minha alma está parva.
Dou voltas e mais voltas e não consigo encontrar a ponta do novelo que deslinde os motivos de reacção tão aziaga vinda do camarada Graça Abreu.
Há-de haver ali mensagem camuflado.
Ou então devo ser eu que sou estúpido.
Nada de grave, descansem. Isto um dia passsa-me.
armando pires

Anónimo disse...

Já vi a fotos, já li os escritos e pelo que noto, faz falta aí, alguma juventude. É por isso que me comprometo desde já a estar presente numa próxima almoçarada.Abraços a todos, do
Veríssimo Ferreira

José Marcelino Martins disse...

Veríssimo

Para que os velhos não te absorvam, vai de calções e leva o skate.

Não esqueças o resto do equipamento:
Capacete, joelheiras e cotoveleiras.

A mala de primeiros socorros leva o Enfermeiro de dia.