terça-feira, 15 de julho de 2014

Guiné 63/74 - P13401: Notas de leitura (612): "O Arauto" noticia a primeira ida para o ar da Emissora da Guiné, em meados de Março de 1953 (Lucinda Aranha)

1. Mensagem da nossa amiga tertuliana Lucinda Aranha, filha de Manuel Joaquim, empresário e caçador em Cabo Verde (1929/1943) e Guiné (1943/1973), com data de 10 de Julho de 2014:

Olá Carlos
1. Só hoje vi a recensão do Beja Santos ao art. de Teresa Montenegro e Carlos Morais sobre os Djumbai. É um assunto de que me falou há pouco tempo o Tony Tcheka e que me interessa para o livro que estou a escrever. Vou procurar a revista para tentar ler o art. na íntegra.

2. Estou muito interessada em saber o ano em que o Kumba Ialá veio para Loulé. Será que o Cherno Baldé me saberá dizer?

3. No decorrer das minhas investigações encontrei informações sobre os inícios da Emissora da Guiné. Não sei se vos interessa mas de qualquer modo envio-vos.

Lucinda


A Emissora da Guiné

A Emissora da Guiné foi para o ar, pela primeira vez, em meados de Março de 53. Funcionava então durante duas horas por dia com início às 20h30m. Tinha uma programação ambiciosa e bastante variada para o tempo que estava no ar a qual chegou a ser publicada com todo o detalhe diariamente pelo jornal da terra, O Arauto. Uma das rubricas de maior sucesso foi a de música de dança que está logo presente na programação do 1.º dia de emissão. A título de exemplo, transcrevo do jornal dois programas. O primeiro respeita ao dia 17 de Março, provavelmente o dia de abertura e o segundo ao dia 21 do mesmo mês.



1. Dia 17 de Março de 1953

NOVIDADES QUE INTERESSAM A TODOS PROGRAMA DA EMISSORA DA GUINÉ 
(20,30 h.— 22 h. / 51,37 m.)

20,33 h.— ORQUESTRAS LIGEIRAS:
Canaro—Luis Rovira—João Nobre—Artie Shaw
20,45 h.— PRIMEIRO NOTICIÁRIO
20,50 h. – Interpretações de Carlo Buti e de Lucienne Delyle
21,00 h. – MÚSICA DE CÂMARA: Quinteto em lá maior de Shubert
21,15 h. – CANÇONETISTAS PORTUGUESES:
Julia barroso—Tony de matos—Maria de Lurdes
F. José—Maria Clara—José António e Margarida Amaral
21,50 h.— MÚSICA PARA DANÇAR

2. Dia 21 de Março de 1953

UTILIDADES QUE A TODOS INTERESSAM
OUÇA HOJE NA EMISSORA DA GUINÉ
(20,30 h.—22 h. /51,37 m.)

20,33 h. – Cançonetas americanas:
Dany Kay and his sisters; Dorothy Squires;
Paul Rbeson; Bing Crosby.
20,45 h. – PRIMEIRO NOTICIÁRIO
20,50 h. – Artistas Italianos:
Emilio Levi; Carlo Butti; Tito Scippa; Caruso.
21,00 h. – O artista da Semana. MARIA DE LURDES
Alcobaça; Leiria; Mulher Pequenina;
Moleirinha; Rosinhas de Toucar.
21,15 h. – SEGUNDO NOTICIÁRIO
21,25 h. – Música Variada:
Ana Mª Gonzalez; G. Boulanger; Mª Clara;
Tino Rossi; Manuel Monteiro e outros.
21,50 h. – Música de dança
22,00 h. – HINO NACIONAL e Fecho da Estação.

Na data do seu décimo aniversário, segundo O Arauto de 15 de Março de 63, a emissora duplicou o seu tempo de emissão diário. Cresceram então as expectativas, havendo quem defendesse que se devia optar por programas ao vivo, inspirados nos modelos metropolitanos de modo a fazer despertar vocações na rádio. Sonhou-se com o teatro radiofónico, com um concurso de revelações, tipo programa de variedades com conjuntos e artistas locais, com um prémio votado pelos ouvintes e patrocinado pelos anunciantes. De forma não inocente, motivada pela conjuntura de guerra, houve quem propusesse a abertura diária da emissão com uma gravação do hino nacional tocado por instrumentistas mandingas ou fulas como já acontecia em Moçambique com os tocadores de marimba de Zavala. Também a guerra da libertação explica a propaganda veiculada pela Emissora Nacional com início nesse mesmo ano de 63. Mensalmente, passou a transmitir o programa A Presença da Guiné de produção da Emissora Provincial. Deste modo, os portugueses da metrópole ficariam a conhecer a labuta e o empenho dos «seus irmãos da Guiné Portuguesa» nas palavras do governador Vasco Rodrigues.

Lucinda
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 de Julho de 2014 > Guiné 63/74 - P13398: Notas de leitura (611): "Estados de Alma: cem sonetos de vida e amor", por Tomás Paquete (Mário Beja Santos)

3 comentários:

Gil Duarte disse...

Aquando do lançamento de um dos livros do António Estácio conheci uma senhora que esteve vários anos na Guiné, a trabalhar na Emissora.
VBriote

Cherno Balde disse...

Amiga Lucinda Aranha,

O falecido Presidente Kumba yala foi meu professor de filosofia no curso complementar dos liceus no Liceu Kwame N'krumah (antigo Liceu Honorio Barreto) durante dois anos lectivos(1980/81 e 81/82).

O Kumba teria viajado para Portugal na primeira metade dos anos 70, onde teria terminado os estudos liceais e mais tarde ingressado na universidade catolica para estudar teologia, curso que abandonaria para seguir o curso de filosofia.

Regressou para a Guine-Bissau em finais de 1980.

Com um abraco amigo,

Cherno AB

Unknown disse...

Caros amigos,
Obrigada pelas vossas informações. Gil, por acaso não se enganou e não se trata de Júlio Estácio?
Cherno, tem alguma conhecimento das relações que existiram entre Manuel Joaquim (do cinema) e Kumba Ialá?
Com um abraço, Lucinda