sexta-feira, 7 de abril de 2017

Guiné 61/74 - P17217: In Memoriam (283): Jorge Teixeira (Portojo) (1945-2017), ex-Fur Mil, Pel Canhão s/r 2054, Catió, 1968-70... O funeral é amanhã às 14h30, da Capela Mortuária de Rio Tinto, Gondomar, para o cemitério de Paranhos, no Porto


Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > Março de 2017 > Uma das últimas fotos do Jorge Teixeira (Portojo) (1945-2017). Cortesia da página do Facebook da Tabanca dos Melros de que ele foi cofundador em 2009.


1. O Jorge Teixeira (Portojo) (ex-Fur Mil, Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70), despediu-se da "terra da alegria"... O  funeral é amanhã às 14h30, da Capela Mortuária de Rio Tinto, Gondomar, para o cemitério de Paranhos, no Porto (*).

O seu grande amigo e camarada, o José Ferreira da Silva, é que nos confirmou a triste notícia, que já circulava esta manhã nas redes sociais:

"Comunico a todos os meus amigos que o Jorge Portojo faleceu esta noite, no Hospital S. João do Porto, onde se encontrava há uma semana.

O Funeral sairá da Capela Mortuária de Rio Tinto pelas 14,30 de amanhã, em direcção ao Cemitério de Paranhos.

Todos os que tiveram o prazer de o conhecer sabem bem da perda que vamos sentir. Resta-nos manter a sua boa memória, bem como a amizade e camaradagem que ele tanto nos incutiu.

Sempre juntos, desde a guerra até à paz eterna!"


2. O Portojo tinha mais de 6 dezenas de referências no nosso blogue.  Fazia anos a 8 de dezembro. Tinha um grupo indefetível de amigos e camaradas, o Bando do Café Progresso. Tinha página no Google Mais com 355 seguidores. Era um apaixonado pela vida, amante das coisas boas da vida. 

Era um notável fotógrafo. "Cartografou" a sua cidade como poucos, deixando-nos belíssimas imagens do Porto e dos recantos. A mim ajudou-me a conhecer melhor o Porto (**),

Era um homem, de verbo fácil, grande contador de histórias, dotado de grande argúcia e corrosiva ironia... Convivi com ele duas ou três na Tabanca de Matosinhos e no último encontro da Tabanca Grande, o ano passado, em Monte Real.

Tinha página no  Facebook, era um um homem perfeitamente adaptado às redes sociais. Estava também no Twitter, como  Jorge Portojo... Os seus interesses manifestados era,: "Fotografia, Caminhadas, Convívios, Leitura, Música, Amizades, Copos". Tinha diversos blogues de que destaco A Vida em Fotos.

Em 27 de abril de 2013, no  9º aniversário do nosso blogue, escreveu o seguinte depoimento que diz muito da sua personalidsde e da sua maneira de ser e estar na vida (***):

(...) "Fálo (com acento, assim evito confusões com o falo que nos querem impôr na nova ortografia) por mim, pois a muitos amigos e camaradas a quem envio esses lugares comuns tal não seria possível sem o Blogue que criaste e os editores desenvolveram e os correspondentes mantêm vivo.

Por ele e por causa dele, Blogue, reencontrei camaradas, fiz amizades pessoais e correspondentes espalhados pelo mundo.

Roubando ao Eduardo Campos a sua célebre frase: Salazar foi um fdp que me tirou anos de juventude, mas permitiu-me conhecer muitos amigos.

Ao Blogue cabe perfeitamente a adaptação da frase. Na minha resposta ao questionário, escrevi que já não tenho mais estórias para contar. Claro que tenho, mas muitas não podem ser publicadas. Faltar-lhes-ia em primeiro lugar o engenho da escrita para descrever situações que à distância de 40 e tal anos parecem estúpidas e irreais.

Também foi por causa do Blogue que recebo a minha pensão militar. Não sei se é assim que ela se chama, mas para o caso também não interessa nada. (Acho que é a única frase boa que alguma vez a Teresa Guilherme exprimiu, serve para tudo).

É estória velha já contada. Ao correr da pena, foi o saudoso Carlos Pinhão que me ensinou a diferença entre estória e história. Não tem nada a ver com a nova ortografia ou ter apanhado a palavra dos amigos Brasileiros. Mas este Blogue tem história e muita e tem muitas estórias.

Para lá dos parabéns, blablabla, deixo o meu abraço ao Luís e seus muchachos extensivos à rapaziada da Peste Grisalha." (...).

Até sempre, camarada Jorge Portojo. A tua memória e o teu nome ficarão, para sempre connosco,  sob o sagrado, mágico, protetor poilão da Tabanca Grande, indo juntar-se à lista, infelizmente já extensa, dos que "da lei da morte já se foram libertando".

As nossas condolências, à família, amigos e camaradas mais chegados. (LG)
_____________


(*) Vd. poste de 28 de dezembro de 2014 > Guiné 63/74 - P14087: Os nossos seres, saberes e lazeres (75): O Porto (e)terno (Luis Graça)

(***) Vd. poste de  27 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11487: 9º aniversário do nosso blogue: Parabéns (3): Parabéns ao grandioso Blogue (Felismina Costa) e Por ele e por causa dele, Blogue, reencontrei camaradas, fiz amizades pessoais e correspondentes espalhados pelo mundo (Jorge Teixeira - Portojo)

7 comentários:

Juvenal Amado disse...

Recebi consternado a notícia da morte do nosso camarada Portojo.
Tinha tomado conhecimento do seu estado de saúde quando me desloquei a Gaia para o lançamento do livro do José Ferreira.
Nessa altura, o Jorge embora cansado estava bem disposto e sabendo nós que a doença que padecia não perdoa na grande maioria dos casos, havia ainda assim esperança de que ele a fintasse e assim, pudéssemos gozar da sua companhia por mais uns anos.
O destino assim não quis e Jorge, com quem troquei e-mails desde que o conheci no blogue a respeito das suas fotografias, do seu Norte, que não se cansava de elevar deixou-nos hoje.

à família enlutada e aos amigos que eram a sua segunda família, quero aqui endereçar os meus mais sentidos pêsames.

Descansa em Paz e que a terra te seja leve camarada

Abel Santos disse...

Descansa em paz camarada, e um até já.

Anónimo disse...

Amigo (Jorge Teixeira) Portojo,
Curvo-me perante a tua memória e a amizade que me dispensastes. Ensinastes-me a conhecer a tua linda cidade, o Porto, e nunca me escondestes a saudade que sentias por aqueles açorianos que fizeram parte do teu Pelotão de Canhões S/R. Dizias que sentias na pele e no coração o sotaque daqueles jovens que foram teus companheiros em terras africanas da Guiné.
Na tua vida profissional, nas artes gráficas, Sentias um especial orgulho naquele quadro com o rabo da baleia a boiar nos mares azuis dos Açores. E não era para menos, o quadro perdurará em montras da especialidade, livros, revistas.
Tenho a certeza que as lágrimas das calçadas e as cantarias de pedra das ruas da tua Porto irão engrossar as águas do Douro que banham a baixa citadina e que tanto amavas.
Que na tua última patrulha encontres os braços do Salvador.
Como sempre e até sempre aquele abraço transatlântico.
José Câmara

Rui Silva disse...

A tua morte amigo Jorge é de reflexão para todos nós. Porque eras um homem bom, apaixonado pela tua cidade, que não cansavas de a fotografar de todos os ângulos e feitios. As tuas fotos eram (e principalmente para os que gostam da cidade do Porto) uma autêntica maravilha e muito apreciadas. Nunca privei contigo de perto, a não ser em tempos muito distantes, na Tabanca de Matosinhos, mas bastava ver os demais camarigos a falarem de ti que eu não mais precisava para muito considerar-te. Descansa em Paz Jorge e espera por nós com os teus álbuns, que vamos gostar de voltar a ver!! Abraço eterno!!
Rui Silva

José Marcelino Martins disse...

O Jorge, o Amigo, o Camarada, o Combatente, partiu.
De todos nós, leva a saudade, mas deixa-nos o seu trabalho.
As suas fotos e os diaporamas, nomeadamente do Porto e de Gaia, para não dizer, todo o Norte
Consigo leva o crédito do seu trabalho, que nunca foi saldado pelas Câmaras do Porto e Gaia, mas que muito contribuiu para a sua dinamização turística
Foto de Eduardo Campos.

José Botelho Colaço disse...

Jorge deixas além dos amigos que um dia irão ter contigo, mas fica também para a eternidade a tua bela, magnifica obra de arte de fotos e vídeos.
Um abraço eterno, tu eras daqueles que não precisavas morrer para falarem bem de ti.

Anónimo disse...

Nésia Ferreira

Meu amigo do facebook,JORGE PORTOJO: Já´passaram-se mais de dois meses que partiste e a saudade só aumenta.
Saudades das suas conversas no chat, das suas publicações que eu fazia questão de ver todos os dias na sua página, como me encantavam as fotos que publicavas acompanhada de um riquíssimo texto, que me fez conhecer melhor a sua linda cidade. Que Deus Te de um bom lugar, meu querido amigo.
23 de junho de 2.017