segunda-feira, 3 de abril de 2017

Guiné 61/74 - P17201: Consultório militar do José Martins (22): Em busca de informações sobre o local de sepultura do Fur Mil Raul da Conceição Severino da CART 527, falecido em campanha na Guiné em Junho de 1963 (José Martins)



1. Em mensagem do dia 27 de Março de 2017, o nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70),  mandou-nos um texto com o resultado da sua busca para tentar responder à nossa amiga Maria Bonança, que recorreu ao nosso Blogue na esperança de encontrar o local onde estará sepultado o corpo do Furriel Miliciano Raul da Conceição Severino, falecido na Guiné em Junho de 1963:


EM BUSCA DE INFORMAÇÕES

Em 23 de Fevereiro p.p., o nosso administrador/editor Luís Graça, recebeu a seguinte mensagem:

Sr. Luís,
Sou dos Açores e era noiva dum furriel miliciano que fazia parte do grupo dos Açores, mas era natural de Flor da Rosa no Alentejo.
Faleceu em Junho de 1963 e foi enterrado na Guiné. Cheguei a ver a campa, mas não faço ideia do que lhe aconteceu, se o corpo veio para Portugal ou se ficou lá. O nome era Raul da Conceição Severino e tinha 25 anos.
Será fácil saber o que aconteceu?
Agradecida
Maria Bonança

Encaminhada a mensagem, foi necessário consultar, inicialmente, os meus arquivos pessoais.
Foi consultada a respectiva ficha editada nos livros da CECA – Mortos em Campanha e uma consulta à ficha da Unidade. Na ficha da Unidade nada constava e, para tornar mais difícil, a Unidade em apreço não tem, no Arquivo Histórico Militar, qualquer História da Unidade.
Restava apenas, levar ao conhecimento da nossa leitora, o resultado do que, eventualmente, teria acontecido:

Caro Luís
Segue o que consta nos registos:

Raul da Conceição Severino
Furriel Miliciano Atirador, número de identificação militar não referido, solteiro, filho de Domingos Severino e Maria Luísa da Conceição, natural da freguesia de Flor da Rosa, concelho do Crato. Foi mobilizado no Regimento de Artilharia Ligeira n.º 1, em Lisboa, para a Companhia de Artilharia n.º 527, que chegou à Guiné em 4 de Junho de 1962 e deslocada para Teixeira Pinto, em 25 de Junho de 1963, para reforçar o Batalhão de Caçadores n.º 239, com vista à realização do patrulhamentos e batidas na região de Binar.
Consta que faleceu em 18 de Julho de 1963, vítima de acidente de viação, não constando o local do acidente.
Foi trasladado para o Cemitério de Oeiras, e encontra-se no Ossário nº 59, da Liga dos Combatentes, no mesmo cemitério.

Dado a Unidade não ter História da Unidade, qualquer outro elemento informativo, só consultando o processo individual do militar, no Arquivo Geral do Exército.

Nota: Elementos retirados da Resenha Histórica Militar das Campanhas de África, 7.º volume (página 439) e 8.º volume – Livro 1 (página 32).

José Marcelino Martins
23 de Fevereiro de 2017

A possibilidade do corpo deste nosso camarada ter sido inumado, inicialmente na Guiné, e posteriormente trasladado para a Metrópole, não está excluída, já que era prática do Exército desde há muitos anos, e que foi reforçada pela Circular n.º 5/PJ, da 1.ª Repartição do Estado-Maior do Exército, datada de 27 de Fevereiro de 1961.

Quem quiser aprofundar esta matéria, pode consultar a série de textos de minha autoria, intitulada “Os Últimos Anos da Guerra da Guiné Portuguesa (1959/1974)”, especialmente o Poste 13670[1] sobre TOMBADOS EM CAMPANHA, publicados no Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

O texto foi publicado em nove postes.

Odivelas, 7 de Março de 2017.
José Marcelino Martins
____________

Notas do editor:

O nosso camarada António Medina, que foi Furriel Miliciano na CART 527, poderá eventualmente acrescentar alguma coisa, quanto a pelo menos ao local e às condições do acidente que vitimou o Raul Severino.

[1] - Vd. poste de 30 de Setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13670: Os Últimos Anos da Guerra da Guiné Portuguesa (1959/1974) (José Martins) (3): Recenseamento, Inspecção e Distribuição de Pessoal; Os Tombados em Campanha e Os Que Foram Agraciados

Último poste da série de 9 de março de 2017 > Guiné 61/74 - P17121: Consultório militar do José Martins (21): Trabalho de investigação do Aspirante de Cavalaria Pedro Nuno Guilhermino Marçal Lopes sobre "A tipologia das Unidades Mobilizadas pela Arma de Cavalaria durante a Guerra de África (1961-1974)" (Academia Militar, 2014)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo José Martins,
A vontade de ajudar remove montanhas. Excelente trabalho.
Abraço transatlântico.
José Câmara