quarta-feira, 3 de maio de 2017

Guiné 61/74 - P17312: XII Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 29 de Abril de 2017 (16): Em jeito de balanço... (Joaquim Mexia Alves, da comissão organizadora)


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > O Joaquim Mexia Alves, da comissão organizadora, brindando ao passado, ao presente e ao futuro. A seu lado, a esposa, Catarina.

Foto: © Luís Graça (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Mensagem de hoje, às 10:39, do Joaquim Mexia Alves, da comissão organizadora do XII Encontro Nacional da Tabanca Grande:

Luís, Carlos, Miguel:
Meus amigos:

Reflecti muito sobre este Encontro que me pareceu correr bem melhor do que os anteriores.
Ouvi críticas, algumas delas não me foram dirigidas, tais como, "por que é que não havia marisco", etc., etc. Outras criticas concordo em absoluto com elas, sobretudo em relação ao prato principal da refeição.
De qualquer modo julgo que é chegado o tempo de "provocar" outros para que avancem, se assim quiserem.
Por isso escrevi o texto que vos envio e peço seja publicado o mais rapidamente que seja possível.

Um abraço amigo e sempre disponível para todos do
Joaquim Mexia Alves

PS - Caro Luís: apenas uma nota para te dizer que, já agora,  o inquérito com perguntas tão directas não nos ajuda a melhorar. Sugiro que as pessoas expliquem porque não gostaram e porque gostaram e assim poderemos realmente melhorar.


Meus caros camarigos

Tivemos no Sábado passado, dia 29 de Abril, o XII Encontro Nacional da Tabanca Grande.(*)

Desde 2008 que organizo, com a ajuda e liderança do Carlos Vinhal e também do Miguel Pessoa, e obviamente com o Luís Graça a superintender, estes Encontros Nacionais, sendo que desde 2010 o local escolhido foi sempre o Palace Hotel de Monte Real, ao qual tenho ligações profundas, hoje muito mais sentimentais do que materiais.

Nunca me moveu qualquer intuito “comercial”, seja para mim próprio, seja para o Hotel em questão, mas apenas a escolha de um local que poderia de alguma forma “controlar” e, sobretudo, por reconhecer que, sendo a meio caminho entre Lisboa e o Porto, dotado de uma auto-estrada a 2 kms da entrada do Hotel, e podendo fornecer também dormida a quem quisesse estar à vontade na comida e na bebida no convívio, o local escolhido terá localização ideal.

Aceito de igual forma reclamações e elogios, desde que feitos com proporção e sentido de melhorar.

Ao longo destes anos temos mudado muita coisa, precisamente por nos chegarem críticas que nos ajudaram a melhorar.

Em convívios destes é impossível, julgo eu, agradar a todos.

Não estamos a ficar mais novos e era bom que muitos se lembrassem que aqueles que organizam também têm a mesma idade e que dão o seu melhor a esta organização, em tempo, dedicação e sobretudo muita paciência.

Os telefonemas são constantes, os prazos limite são sempre ultrapassados, as quebras à última hora uma realidade, e tudo isso é muitas vezes feito sem uma palavra de consideração, mas apenas como se aqueles que organizam fossem empregados dos outros.

Com certeza haverá outros que organizarão um Encontro destes com toda a competência, (melhor do que a minha seguramente), e por isso o que proponho neste escrito é que apareçam com ideias e locais para a próxima realização do Encontro Nacional da Tabanca Grande.

Com este escrito não estou a dizer que me coloco de lado na organização do Encontro para o ano de 2018, se o desejo do Luís Graça e da maioria, claro, for que continuemos a utilizar os serviços do Palace Hotel de Monte Real.

Se essa for a vontade do Luís Graça e da maioria, voltarei a fazê-lo com toda a dedicação, acreditando que quer o Carlos Vinhal, quer o Miguel Pessoa também para isso se disponibilizarão sem problemas.

A todos agradeço as palavras amigas que me dirigiram, bem como as criticas que fizeram.

Com um abraço camarigo do
Joaquim Mexia Alves


************

2. Nota do editor Luís Graça:

Obrigado, Joaquim, pela tua reflexão.  Seguindo a tua sugestão, também acho que devemos aproveitar a maré para trocarmos ideias sobre o encontro anual da Tabanca Grande. Pessoalmente, acho que Monte Real é o sítio perfeito para os nossos encontros anuais, até pela dinâmica da Tabanca do Centro. E aqui tu e o Miguel têm a vantagem de "jogar em casa"... Mais a norte ou mais a sul, mais para o litoral ou mais para o interior, é sempre uma aposta arriscada...

O preço de inscrição é, cada vez mais, um factor condicionante da acessibilidade, para além dis custos de transporte/viagem... Mas aqui temos que saber ser inovadores. Podíamos ter dois preços, um para quem vem de manhã e regressa a meio da tarde, sem ficar para lanchar; e outro, completo, com lanche ajantarado, a pensar sobretudo nos que querem ficar todo o dia, ou ficar para o outro dia no hotel... O hotel pode criar um sistema de pulseiras, com duas cores diferentes... Como acontece todos os anos, há malta que regressa a casa mais cedo, a meio da tarde. À hora do lanche, há sempre muito menos gente.  Temos que pensar nesta hipótese, a qual, segundo o Carlos Vinhal, foi ensaiada em 2008, em Ortigosa, mas que não seria prática.

Este ano, o número total de participantes, com todas as desistências e inscrições de última hora foi de 134, segundo o Carlos Vinhal.  O ano passado andou pelos 190 (com um peso significativo da malta da Tabanca de Matosinhos: cerca de duas dezenas). Este ano houve vários camaradas que costumavam vir  (ou gostariam de vir, pela primeira vez) mas já tinham encontros marcados das suas companhias (em Caldas da Rainha e Fátima, por exemplo) este mês há outros a decorrer.

Por outro lado, e por razões técnicas, este ano não nos foi possível contactar, por email, toda a Tabanca Grande (são cerca de 6 centenas de endereços de email). A promoção do encontro foi feita exclusivamente pelo "boca a boca", e pelas notícias no nosso blogue e no Facebook.

De facto, este ano poderíamos ter tido mais gente, talvez mais uns 10, 20 ou 30, se tivéssemos sabido ou podido resolver o problema das comunicações por email... Enfim, houve malta que não soube nem da data nem do local do Encontro.

No Facebook da Tabanca Grande o Albano Costa (Guifões / Matosinhos) teve a gentileza de escrever "Os meus agradecimento pelo vosso trabalho, para o ano espero voltar".

Resposta da Tabanca Grande Luís Graça: "Albano, obrigado, é bom ouvir uma palavra de apreço para a comissão organizadora, de que destaco os nomes do Carlos Vinhal, Joaquim Mexia Alves e Miguel Pessoa!... Uma equipa vencedora, de há 10 dez anos a esta parte!"...

Um alfabravo do LG.
______________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 3 de maio de  2017 > Guiné 61/74 - P17311: XII Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 29 de Abril de 2017 (15): Nem só de pão vive o homem... mas também de livros

Vd. também 28 de abril de 2017 > Guiné 61/74 - P17294: XII Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 29 de Abril de 2017 (8): nº final de inscritos: 131, oriundos de Lisboa / Grande Lisboa (40%), Porto / Grande Porto (28%), Centro (22%) , Norte (7%), Sul e diáspora lusitana (3%)... Boa viagem pelas picadas fora até Monte Real... Tragam os crachás... Cuidado com as minas & armadilhas!

3 comentários:

armando pires disse...

Protestos?
Não há marisco?
Está tudo bêbado, ou quê?

Juvenal Amado disse...

Excluindo o deste ano fui a todos os almoços em Monte Real.
Fiquei sempre satisfeito com a qualidade e a quantidade do serviço, tanto é que com grande pena minha não fui este ano.

Mas agora pergunto eu ...Quem é que lá vai pelo o que come?
Eu sempre lá fui pelas amizades, pelo convívio, pelos reencontro o resto vem por acréscimo .

Um abraço aos organizadores extensivo aos participantes. Muito mal me há-de calhar que não marque a minha presença para o ano que vem.

Miguel disse...

Luís
As pessoas às vezes parece que querem que andem com elas ao colo... Compreendo que um mail pessoal possa incentivar alguém a ir ao Encontro, mas... que diabo! Para que é que serve o blogue? É para informar as pessoas, não? Então que o pessoal crie o hábito de "passar" pelo blogue e ver o que há de novo!
Abraço. Miguel Pessoa