segunda-feira, 1 de maio de 2017

Guiné 61/74 - P17298: XII Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 29 de Abril de 2017 (9): as primeiras fotos da nossa festa (Miguel Pessoa)


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > A nossa camarada Giselda Pessoa, que nesse dia fazia anos. O seu "postalinho de parabéns" teve mais de 670 visualizações (sem contar com a página do Facebook da Tabanca Grande)... Ela merece todos estes miminhos...
.

Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > A nossa camarada Giselda Pessoa, a homenageada do dia. O nosso editor Luís Graça declamou-lhe um "soneto de parabéns" em nome de toda a Tabanca Grande.


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > Giselda (Lisboa), JERO (Alcobaça) e Eduardo Magalhães Ribeiro, nosso coeditor (Porto).


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > Da esquerda para a direita, a Maria Arminda Santos (Setúbal), a Maria de Lurdes Canhão (Oeiras) e a Giselda.


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > Da esquerda para a direita, a Giselda, a Maria Arminda Santos (que veio pela primeira vez a um encontro nacional da Tabanca Grande)  e a Maria de Lurdes (de perfil)


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 >  Em primeiro plano, o David Guimarães (Espinho) e o Jorge Canhão (Oeiras). Em segundo plano, o J. Casimiro Carvalho (Maia) e Armando Pires (Algés / Oeiras)


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > Da direita para a esquerda, os nossos colaboradores permanentes Hélder Sousa (Setúbal) e Jorge Cabral (Lisboa), mais o Armando Pires e o Jorge Rosales, "dois meninos da Linha"...


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > A "valente" representação do Norte: da esquerda para direita, o Joaquim Peixoto e o Zé Manel Cancela, ambos de Penafiel, e o Zé Manel Lopes (Régia) (que desta vez veio sem o seu GLS, leia-se,  sem a sua Luísa: "alguém tem que ficar a trabalhar na Quinta  Senhora da Graça - Turismo e Vinhos, disse-nos ele com bom humor).


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 > Na mesa da "frota celestial": o António Martins de Matos (o único general de três estrelas que temos na Tabanca Grande!) e a "strelada" Giselda


Leiria, Monte Real > Palace Hotel Monte Real > XII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 29 de abril de 2017 >  Preparativos para a "foto de família" tirada na imponente escadaria  do hotel... Não é fácil pôr uma companhia em sentido....

Fotos: © MIguel Pessoa (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Depois de dadas as boas vindas aos cerca de 140 convivas, e já à mesa, em nome da comissão organizadora, e de todos os presentes, cantou-se "os parabéns a você" à nossa camarada Giselda, a única camarada no feminino que nos honrou, mais uma vez,  com a sua presença, a par da "periquita" Maria Arminda (uma das primeiras enfermeiras paraquedistas a ser mobilizada para a Guiné). 

Aqui fica, para memória futura, a letra do soneto que o Luís Graça declamou à nossa histórica camarada Giselda (casada com o Miguel Pessoa, autor destas fotos, que selecionámos)... De facto, e dada a coincidência de datas (o seu aniversário natalício e a nossa festa), a Giselda teve um merecido "xicoração especial":

Enfermeira paraquedista eu fui,
Na Guiné, nessa já esquecida guerra,
À medida que o tempo passa e flui,
Guardo as memórias boas dessa terra.

Fui, de todos, amiga e camarada,
Conheci o melhor e o pior,
Aterrei de emergência, fui “strelada”,
Enfim, sou “anjo do céu”, hoje sénior…

Dizem que dava um filme a minha história,
Minha e do Miguel, de guerra e amor,
Mas, vocês sabem, não sou de vanglória.

Só peço, p’ra todos nós, gratidão,
E p’ra mim, paz, saúde e bom humor,
Com direito, hoje, a... xicoração!

_____________

Sem comentários: